Profissionais do Ifac visitam Incubadora de Cooperativas em Roraima

publicado: 20/05/2016 00h00, última modificação: 03/12/2021 18h48
Servidores participaram do III Encontro dos Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial da Regional Norte e conheceram o trabalho das Incubadoras da Universidade Federal de Roraima
incubadora-nedts1.jpg

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 09h37

Profissionais do Instituto Federal do Acre – IFAC que integram os Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial das regionais do Baixo Acre e Tarauacá-Envira – NEDTs – parceria promotora do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, aproveitaram a estadia em Boa Vista – RR para participar do III Encontro dos Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial da Regional Norte e conheceram e trocaram experiências sobre o trabalho realizado por meio das Incubadoras de Cooperativas da Universidade Federal de Roraima. O encontro aconteceu no dia 09 de maio.

Na oportunidade, a equipe de professores da UFRR responsável pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (ITCPES/UFRR), representados pelos professores Emerson Arantes, Inara Nascimento e Herundino Nascimento, explicaram que a ITCPES/UFRR nasceu em 2006 e que integra um conjunto de ações nacionais voltadas à geração de trabalho e renda para população de baixo poder aquisitivo no âmbito da Economia Solidária.

A ITCPES/UFRR é um programa de extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da UFRR, que tem por finalidade a incubagem, formação, assessoramento e acompanhamento dos núcleos de economia solidária, tendo por objetivo transferir tecnologia social e como missão construir tecnologia social com os empreendimentos econômicos e solidários, visando a transformação da sociedade justa e solidária.

Já a Incubadora do IFAC, INCUBAC, além de atuar junto aos empreendimentos da Economia dos Setores Populares e Tradicional do Acre também atua na incubação de Empreendimentos de Base Tecnológica. A INCUBAC é fruto do projeto “Criação e Implantação da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicional do Acre - INCUBAC” do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFAC – NIT/IFAC, aprovado pelo CNPq, através da Chamada Nº 89/2013 – MCTI-SECIS/TEM-SENA ES/CNPq - Linha B- Apoio à Formação e Institucionalização de Novas Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária.

A equipe de professores e alunos que atuam no ITCPES/UFRR, apresentaram os empreendimentos incubados e a perspectiva de institucionalização da incubadora que no momento funciona apenas como projeto de extensão. Enquanto que, a incubadora do IFAC (INCUBAC), faz parte do organograma do Instituto, com coordenação específica.

incubadora-nedts3.jpg

A troca de experiências entre as equipes IFAC e UFRR se deu por meio de uma roda de conversa onde os presentes puderam expor suas vivências e conhecimentos adquiridos na atuação junto aos empreendimentos incubados, os processos e produtos gerados a partir do trabalho realizado. Finalizando a roda de conversa com o compromisso de manter contato para continuidade na partilha de conhecimentos, visando fortalecer os laços acadêmicos entre as instituições no tocante a projetos de pesquisa e extensão.

(Informações: NEDET/IFAC)