Curricularização da Extensão
A curricularização da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre do Acre - IFAC é regulamentada na Resolução CONSU/IFAC nº 29, de 20 de agosto de 2021. Esta Resolução tem por finalidade atender à meta 12.7 da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que estabelece “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. A Curricularização da Extensão deve seguir as diretrizes para a Extensão na Educação Superior estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos de Graduação, Cursos Técnicos e Cursos de Pós-graduação, indissociáveis do ensino eda pesquisa, com o objeti vo de transformação social e impacto na formação dos estudantes, por meio de ações de extensão desenvolvidas por estudantes orientados por docentes, junto à comunidade externaa os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), nas regiões onde atuam.
Os objetivos da Curricularização da Extensão são:
I – garantir o percentual mínimo de 10% (dez por cento) da carga horária dos cursos de graduação em atividades curriculares de extensão;
II – assegurar as atividades de extensão nos componentes curriculares dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs);
III – estimular o aumento de atividades curriculares de extensão nos demais cursos ofertados;
IV – favorecer a interação dialógica com a comunidade externa e arranjos produtivos, sociais e culturais locais;
V – promover a formação e atuação interdisciplinar e interprofissional;
VI – fomentar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
VII – desenvolver a formação e o protagonismo dos estudantes; e
VIII – ampliar o impacto social e acadêmico dos cursos.
As atividades extensionistas deverão ser desenvolvidas exclusivamente por meiodas modalidades de extensão programas e projetos que sejam interdisciplinares e que promovam a integração entre diferentes áreas do conhecimento e propiciem ao estudante uma formação integralvinculada ao perfil do curso.
Perguntas frequentes
1. O que caracteriza a extensão?
A Extensãoé a forma de articulação entre Ifac e sociedade por meio de diversas ações, ou seja, compartilhar o conhecimento educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a instituição e a comunidade. Conforme o Art. 4º do Regulamento da Curricularização da Extensão nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021, de 20 de agosto de 2021, são consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas ao Ifac e que estejam vinculadas à formação do estudante.
2. Por que Curricularizar a extensão?
A Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021 tem por finalidade atender à meta 12.7 da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que estabelece “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. Curricularização da Extensão tem o objetivo de transformação social e impacto na formação dos estudantes, por meio de ações de extensão desenvolvidas por estudantes orientados por docentes, junto à comunidade externa aos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), nas regiões onde atuam.
3. É obrigatória a Curricularização da Extensão nos Cursos Técnicos de Ensino Médio?
Não. Conforme a Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021: Art. 6º A Curricularização da Extensão se aplica, obrigatoriamente, a todos os cursos de graduação do Ifac (licenciaturas, bacharelados e tecnologias), em todos os campi. Art. 7º A Curricularização da Extensão poderá ser adotada nos cursos técnicos e nos cursos de pós-graduação, em todos os campi, conforme estabelecido nos seus Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e nesta Resolução.
4. Os 10% (dez por cento) de atividades de extensão devem ser calculados com base na carga horária total das disciplinas específicas ou na carga horária total do curso?
Com base na carga horária total do curso. Conforme Art. 8º da Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021, as atividades de extensão devem compor 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação.
5. A inclusão de atividades de extensão curriculares para os alunos implicará um aumento de carga horária total do curso?
Não. A carga horária total dos cursos deverá ser mantida.
6. Quais estratégias os colegiados poderão adotar para incorporar os 10% (dez por cento) de atividade de extensão ao currículo?
Conforme Art. 11º da Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021, para fins de Curricularização da Extensão, a Extensão deverá ser contemplada no PPC como: I – parte de componentes curriculares não específicos de extensão; e II – componentes curriculares específicos de extensão. § 2º Em um mesmo curso, poderão ser implantadas as opções previstas nos incisos I e II, concomitantemente.
7. Todas as disciplinas deverão dedicar 10% (dez por cento) da carga horária para atividades de extensão?
Não.
8. Todas as atividades práticas de uma disciplina devem ser creditadas como atividade de extensão?
Não. Considerando o artigo 17 da Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021, somente deverão ser creditadas como atividades de extensão aquelas direcionadas à execução de programas e projetos relacionados à Curricularização da Extensão, estabelecidas nos PPCs, devendo estar institucionalizadas na Pró-reitoria de Extensão do Ifac, em Edital específico.
9. As horas de estágio, aulas de campo, visitas técnicas, científicas ou culturais realizadas pelos estudantes podem ser creditadas para curricularização da extensão?
Não. Conforme artigo 16 da Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021, o estágio obrigatório, o trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares, mesmo quando relacionados às práticas de extensão, não serão consideradas como atividades de Curricularização da Extensão.
10. É possível aproveitamento de estudos de disciplinas que no PPC se reserva carga horária para curricularização da extensão?
Conforme a Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021, Art. 13. § 2º É permitido o aproveitamento de carga horária da participação em atividades de extensão, que podem substituir, mediante avaliação, a carga horária de componentes curriculares específicos de extensão “Atividades de extensão”, podendo dispensar o seu cumprimento. O processo e os critérios da avaliação para aproveitamento de atividades extracurriculares de extensão devem ser estabelecidos no PPC do curso.
11. As atividades previstas na curricularização da extensão podem ser aproveitadas como carga horária de atividades complementares?
Não. Segundo o Art. 16. da Resolução CONSU/IFAC nº 29/2021, o estágio obrigatório, o trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares, mesmo quando relacionados às práticas de extensão, não serão consideradas como atividades de Curricularização da Extensão. § 2º Os programas e projetos realizados para o cumprimento da Curricularização da Extensão no PPC, não poderão ser contabilizados para a carga horária do estágio obrigatório, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares.
Materiais para apoio
- Seminário de Curricularização da Extensão do Ifac: https://www.youtube.com/live/sOJSATY-jKg?feature=share
- Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal) - 2021:
SENCE - Cerimônia de abertura: https://youtu.be/UQYjVhhu_JA
SENCE - Painel Desenvolvimento Educacional e Social: https://youtu.be/2PCBdAwkC9E
SENCE - Painel Gestão e Negócios: https://youtu.be/yeVikpx8_Yk
SENCE - Painel Infraestrutura e Ambiente/Saúde: https://youtu.be/vc4VTsrBf18
SENCE - Painel Gestão e Negócios: https://youtu.be/5Yh3xuB32O4
SENCE - Painel Recursos Naturais / Produção Alimentícia: https://youtu.be/lGf4Nzsy-Ss
SENCE - Painel Informação e Comunicação: https://youtu.be/3HnMUPrU42k
SENCE - Cerimônia de Encerramento: https://youtu.be/hkHFc_M5_qk
- Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal) - 2023:
SENCE - Cerimônia de abertura e mesa redonda: https://www.youtube.com/live/DCWydgYSaxo?si=gh2-24rc_8AyvcOz
SENCE - Painel 1 - Administração, Economia e Negócios: https://www.youtube.com/live/TqTpCXGGkGg?si=QR5QWwC3oZ5lWjo_
SENCE - Painel 2 - Ciências Sociais e Saúde: https://www.youtube.com/live/NWKMmmiUFSg?si=Sb_6o95An24F4WIu
SENCE - Painel 3 – Comunicação e Mídia e Informação e Tecnologia: https://www.youtube.com/live/Ku__cgNfab0?si=Vb6wuUAGMSeTEH1o
SENCE - Painel 4- Design e Arte: https://www.youtube.com/live/OLgNH0cUdg8?si=HLOHMd85vGLbUroC
SENCE - Painel 5- Licenciaturas: https://www.youtube.com/live/puOYBvwiT9Y?si=mQJnlvAmyIk8d8Gw
SENCE - Painel 6- Engenharias: https://www.youtube.com/live/LQoImNaixus?si=USNscdq0VVOEOiPs
SENCE - Painel 7- Ciências Agrárias: https://www.youtube.com/live/khp-DHbLaeA?si=iRpbCZtZUNi9dzdZ
SENCE - Cerimônia de Encerramento: https://www.youtube.com/live/87cAiN0cGWA?si=2YaMT7r_wAoe6_kL
- DEUS, Sandra de. Extensão Universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020. 96 p. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/216079.
- Curricularização da extensão: experiência da articulação extensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2021/11/IMPERATORE-2019-Livro-Curricularizacao-da-Extensao-1.pdf
- Exemplos de PPC:
Licenciatura:
Licenciatura em Física - IFPA (Campus Belém): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=30587
Licenciatura em Física - IFPA (Campus Bragança): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=31133&idTipo=1
Licenciatura em Física - IFC (Campus Rio do Sul): https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=429
Licenciatura em Física - IFRO (Campus Porto Velho Calama): https://portal.ifro.edu.br/calama/cursos/4715-fisica
Licenciatura em Ciências Biológicas - IFPA (Campus Abaetetuba): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=85
Licenciatura em Ciências Biológicas - IFPA (Campus Bragança): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=1673132
Licenciatura em Ciências Biológicas - IFRO (Campus Colorado do Oeste): https://portal.ifro.edu.br/colorado/cursos/1931-ciencias-biologicas-licenciatura
Licenciatura em Matemática - IFPA (Campus Belém): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=30583
Licenciatura em Matemática - IFC (Campus Rio do Sul): https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=428
Licenciatura em Matemática - IFC (Campus Concórdia): https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=1501
Licenciatura em Química - IFRO (Campus Guajará- Mirim): https://portal.ifro.edu.br/guajara-mirim/cursos/9544-curso-superior-3
Licenciatura em Química - IFRO (Campus Guajará- Mirim): https://portal.ifro.edu.br/images/Campi/Guajara_Mirim/Documentos/Gradua%C3%A7%C3%A3o_-_PPC_Licenciatura_em_Qu%C3%ADmica.pdf
Tecnologia:
Tecnologia em Gestão do Agronegócio - IFSC (Campus Lages): https://curricularizacaodaextensao.ifsc.edu.br/exemplos/
Tecnologia em Sistemas para internet - IFTM (Campus Uberlândia Centro): https://iftm.edu.br/cursos/uberlandiacentro/tecnologo/sistemas-para-internet/?arq=152e7b4356a0e96452fa5498b93210ca
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação - IFSC (Campus Florianópolis):https://curricularizacaodaextensao.ifsc.edu.br/exemplos/
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFPA (Campus Belém): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=61837
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFC (Campus Fraiburgo): https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=2712068
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRO (Campus Vilhena): https://portal.ifro.edu.br/vilhena/cursos/1973-cst-em-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas-tecnologo
Tecnologia em Gestão Ambiental - IFPA (Campus Ananindeua): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=14054983
Tecnologia em Gestão Ambiental - IFNMG (Campus Arinos): https://www.ifnmg.edu.br/cursos-ari1/cursos-superiores/270-portal/arinos/arinos-cursos-superiores/tecnologia-em-gestao-ambiental/13093-tecnologia-em-gestao-ambiental
Tecnologia em Logística - IFTM (Campus Uberlândia Centro): https://iftm.edu.br/cursos/uberlandiacentro/tecnologo/logistica/?arq=5de78912034dba02e7bfe65f4f9d90ef
Tecnologia em Agroecologia - IFPA (Campus Marabá): https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=1738702
Tecnologia em Agroindústria - IFRN (Campus Pau do Ferros): https://portal.ifrn.edu.br/documents/737/PPC__Tecnologia_em_Agroind%C3%BAstria_2021.pdf
Bacharelado:
Bacharelado em Zootecnia - - IFC (Campus Santa Rosa do Sul): https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=22934813
Bacharelado em Zootecnia - - IFRO (Campus Cacoal): https://portal.ifro.edu.br/cacoal/cursos/5673-zootecnia
Bacharelado em Zootecnia - IFRO (Campus Colorado do Oeste): https://portal.ifro.edu.br/cepex-nav/resolucoes/2017/9111-resolucao-n-26-cepex-ifro-de-17-de-outubro-de-2017-1
Bacharelado em Administração -IFTM (Campus Uberaba): https://iftm.edu.br/cursos/uberaba/bacharelado/administracao/?arq=21cda7d0a5d4047200b5e8274a292afc