Espaço Maker

O movimento Cultura Maker teve sua origem no movimento “Faça você mesmo” (“Do it yourself - DIY” em inglês).

O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.

Os espaços Makers são um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia. O Espaço Maker, no caso da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica Laboratórios IFMaker, tem ganhado cada vez mais destaque pois possibilita uma maior interação com empresas, startups, instituições de ensino e a comunidade externa. Esse ambiente permite que qualquer pessoa possa criar, experimentar e compartilhar soluções, mesmo sem conhecimento prévio. Para isso o espaço maker oferece ferramentas digitais e tecnológicas, ou mesmo recursos mais tradicionais, como os de marcenaria.

Os laboratórios IFMaker vão para  além do espaço físico, sua aplicação será voltada também a iniciativas pedagógicas. No contexto escolar, os espaços Maker`s oferecem um ambiente para que as ideias saiam do papel e sejam prototipadas e testadas. Isso possibilita a experimentação e a validação da ideia, o acertar e o errar, e assim, desperta nos alunos o espírito inventivo e atitude para colocar a mão na massa.

No Instituto Federal do Acre, a criação e implantação dos laboratórios IFMaker’s se apresenta com o potencial de reinventar o contexto acadêmico e ser um difusor da Cultura de Inovação para o IFAC como um todo. Nos espaços que pleiteamos implementar, trabalharemos vislumbrando a adaptação dos currículos escolares de forma a introduzir metodologias ágeis para fomentar a cultura do empreendedorismo e Inovação. Neles, discentes e docentes serão incentivados a desenvolverem projetos interdisciplinares, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para assim desenvolver competências para o século XXI.

Em Maio de 2020, a SETEC lançou a Chamada Pública Nº 35/2020 de Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Nesse sentido o Instituto Federal do Acre, através da PROINP lançou o Edital IFMaker nº 03/2020 para seleção interna de propostas que pudessem concorrer nacionalmente na chamada SETEC. O edital interno oportunizou que todos os campi apresentassem projetos, dentre os quais foram selecionados (03) três os quais também foram aprovados na chamada nacional; a saber os campi Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.