Resolução nº 05, de 27 de fevereiro de 2012
Revogada pela Resolução CONSU/IFAC nº 21/2021, de 23 de junho de 2021
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DISPÕE SOBRE O PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE – IFAC. |
O CONSELHO SUPERIOR (CS) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC), no uso de suas atribuições legais, com base no §1º, do art. 10, e no caput do art. 11, da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, do inciso I, do art. 8º, e dos incisos I, IV e XI, do art. 9º do Estatuto do IFAC, e do parecer nº 001/2012 da Câmara de Desenvolvimento Institucional e Integração Instituição-Sociedade,
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, em anexo, nos termos do Estatuto do IFAC.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço e no Portal do IFAC.
MARCELO MINGHELLI
Presidente do Conselho Superior
ANEXO - RESOLUÇÃO Nº. 05, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2012
INTRODUÇÃO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) é uma Instituição ligada ao Ministério da Educação “cuja finalidade é ofertar educação humanística, profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.” (PDI IFAC – junho 2009).
O IFAC, além de possuir sua Reitoria como órgão administrativo máximo, possui atualmente, quatro campi (Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri), havendo possibilidade de crescimento para novos campi até 2014 (Campus Baixada do Sol – Rio Branco). Além de oferecer cursos presenciais de graduação, cursos técnicos subseqüentes e integrados ao ensino médio e cursos de pós-graduação, desenvolve também diversas atividades de pesquisa e extensão, além do Ensino a Distância (EAD).
As Tecnologias de Informação (TI) servem de suporte às atividades acadêmicas e administrativas. No contexto acadêmico, servem como instrumentos de pesquisa, coleta e armazenamento de dados, meio de acesso e de difusão da informação. No contexto administrativo, servem como instrumentos de automação e racionalização de processos administrativos e no contexto de gestão, dão suporte ao planejamento, acompanhamento, avaliação e controle.
Este Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) tem como objetivo orientar as ações institucionais no período 2012, no sentido de melhor atender às necessidades do IFAC na área de Tecnologia da Informação (TI).
1.1. Termos e abreviações
Os conceitos envolvidos em termos técnicos importantes, convenções, abreviações e siglas, que serão mencionados no decorrer deste documento, são apresentados na Tabela 1 – Termos e abreviações.
Termo |
Descrição |
IFAC |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre |
PDI |
Plano de Desenvolvimento Institucional |
PDTI |
Plano Diretor de Tecnologia da Informação |
TI |
Tecnologia da Informação |
DRTI |
Diretoria de Tecnologia da Informação |
MPOG |
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão |
SLTI |
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação |
IN |
Instrução Normativa |
MEC |
Ministério da Educação |
SETEC |
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica |
EqPDTI |
Equipe de elaboração do PDTI |
DR |
Documentos de Referência |
GSI |
Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República |
DSIC |
Departamento de Segurança da Informação e Comunicações |
PD |
Princípios e diretrizes |
COBIT |
Control Objectives for Information and related Technology |
LAN |
Local Area Network – Rede local |
SISP |
Sistema de administração de recursos de informação e informática |
CGTI |
Comitê Gestor de Tecnologia da Informação |
ASCRI |
Assessoria de Comunicação de Relações Institucionais |
Tabela 1 – Termos e abreviações
- Contexto
2.1. Planejamento
É a mais fundamental das funções administrativas. As demais funções dependem do planejamento. O Planejamento é dever do administrador público.
2.1.1. Níveis de Planejamento
- · Planejamento Estratégico Institucional;
- · Planejamento Diretor de TI (IN/SLTI 04/2008, art. 2º, X e art. 4º, §único, III);
- · Planejamento da Contratação (IN/SLTI 04/2008, art. 8º).
2.1.2. Plano Diretor de Tecnologia da Informação
É instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (...) de um órgão ou entidade para um determinado período (IN/SLTI 04/2008, art. 2º, X).
2.1.3. Planejamento de TI
É o processo gerencial, administrativo, de identificação e organização de pessoal, aplicações e ferramentas baseadas em tecnologias da informática (recursos de TI), necessários para apoiar a Instituição na execução de seu plano de negócios e no alcance dos objetivos organizacionais.
2.1.4. Para que serve Planejamento de TI?
- · Complementar o planejamento estratégico da organização;
- · Declarar objetivos e iniciativas estratégicas da área de TI;
- · Alinhar as soluções de tecnologia da informação com as metas dos negócios da organização;
- · Identificar oportunidades de soluções de tecnologia da informação para aprimorar os negócios da organização;
- · Definir planos de ação de TI de curto, médio e longo prazo;
- · Identificar as arquiteturas de dados e de infraestrutura que melhor atendam a organização;
- · Determinar com qualidade, o quê, para quê, quanto se precisa adquirir e executar;
- · Permitir a obtenção de propostas mais vantajosas para a administração, eliminando desperdício, evitando fraude e reduzindo gastos para a instituição.
- · Documento escrito, publicado e divulgado no âmbito da organização;
- · Abranger ambiente interno e externo, relativamente à área de TI;
- · Elaborado com participação das diversas áreas de TI;
- · Estabelece indicadores de desempenho, em conformidade com os objetivos estratégicos da área de TI;
- · Elaborado, preferencialmente, usando-se métodos e técnicas conhecidos do mercado;
- · Abranger orçamento e estratégias de aquisição e de terceirização, relativa a TI;
- · Acompanhado e avaliado periodicamente;
- · Definir, com base nos objetivos da organização, ou seja, no seu plano estratégico, que recursos serão necessários contratar (plano de investimentos).
2.1.5. Como deve ser o Planejamento de TI?
O suporte técnico aos processos de planejamento de Tecnologia da Informação poderá ser objeto de contratação, desde que sob supervisão exclusiva de servidores do órgão ou entidade (IN/SLTI 04/2008 art. 5º, §1º).
2.1.6. Benefícios da Implantação do PDTI
A implantação de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação, alinhado ao planejamento estratégico do IFAC, com o apoio da Alta Administração e o comprometimento das áreas de negócio na gestão eficiente da informação, proporcionará a minimização de riscos e a geração de inúmeros benefícios como:
- · Alinhamento da TI com a missão do IFAC;
- · Segurança, integridade, confiabilidade e disponibilidade dos dados e das informações do IFAC;
- · Tomada de decisão com base em informações seguras;
- · Maior transparência dos recursos, atividades e investimentos de TI;
- · Maior economicidade nas aquisições e investimentos de TI;
- · Uso adequado e responsável dos recursos;
- · Maior desempenho dos recursos tecnológicos;
- · Conformidade legal e metodológica com as determinações dos órgãos federais de controle para a TI;
- · Melhor comunicação na implantação de soluções;
- · Maior satisfação dos usuários.
2.2. Perfil Institucional do IFAC
(Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAC, Junho 2009)
2.2.1. Missão do IFAC
Educar, inovar e interagir com a sociedade promovendo inclusão, emancipação, cidadania e desenvolvimento sustentável.
2.2.2. Visão do IFAC
Ser responsável pela nova revolução do Acre através da Educação, Ciência e Tecnologia.
2.2.3. Valores do IFAC
- · Ética;
- · Compromisso;
- · Respeito;
- · Equidade;
- · Responsabilidade sócio-ambiental.
2.2.4. Princípios, finalidades e objetivos do IFAC
O IFAC, em sua atuação, observa os seguintes princípios norteadores:
- · Compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática;
- · Verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão;
- · Eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais;
- · Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências específicas; e
- · Natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União.
O IFAC tem as seguintes finalidades e características:
- · ofertar educação humanística, profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;
- · desenvolver a educação humanística, profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;
- · promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;
- · orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;
- · constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
- · qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;
- · desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;
- · realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico; e
- · promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.
O IFAC tem os seguintes objetivos:
- · ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;
- · ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica;
- · realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;
- · desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;
- · estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; e
- · ministrar em nível de educação superior os seguintes cursos:
- · superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;
- · de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;
- · de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;
- · de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e
- · de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.
PREPARAÇÃO
3.1. Abrangência do PDTI
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), com estrutura multi- campi, tendo a Reitoria como órgão gestor administrativo da instituição e, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, responsável por gerir a área de TI do IFAC como um todo. O Plano Diretor de Tecnologia da Informação tem como abrangência todo o IFAC contemplando sua Reitoria, campi e campi avançados.
3.2. Período do PDTI
A abrangência do Plano Diretor de Tecnologia da Informação é de um ano, compreendendo o ano de 2012, passível de revisões, quando necessário, de modo a atualizar diretrizes, planos e, principalmente, consolidar a proposta orçamentária de TI para o exercício seguinte.
3.3. Equipe de elaboração do PDTI
Como o IFAC encontra-se em fase de implantação, este documento é desenvolvido pela DRTI do IFAC, com colaboração dos servidores da área de TI dos campi e Comitê Gestor de Tecnologia da Informação - CGTI.
3.4. Metodologia de elaboração do PDTI
A metodologia utilizada para desenvolvimento deste PDTI é o Modelo de Referência de PDTI proposto pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MPOG (Portaria nº 11, de 30 de dezembro de 2008/MPOG).
3.5. Alinhamento estratégico
O alinhamento do PDTI ao planejamento estratégico ou demais instrumentos de planejamento consiste em compatibilizá-los de forma a prevenir incoerências, gastos desnecessários e obter ganhos em eficiência.
3.5.1. Documentos de referência
Item |
Documento |
Mandamento Legal |
DR01 |
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 |
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: IV – águas, energia, informática, telecomunicações e radiofusão; |
DR02 |
Instrução Normativa SLTI/MP nº 04 de 12 de novembro de 2010 |
Dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) do Poder Executivo Federal. |
DR03 |
Decreto-lei nº 200/1967 |
Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. |
DR04 |
Decreto nº 2271/1997 |
Dispõe sobre a contratação de serviços pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. |
DR05 |
Decreto 3505, de 13 de junho de 2000 |
Institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. |
DR06 |
Instrução Normativa GSI Nº 1, de 13 de junho de 2008 |
Disciplina a Gestão de Segurança da Informação e Comunicações na Administração Pública Federal, direta e indireta, e dá outras providências. |
DR07 |
Decreto nº 1048, de 21 de janeiro de 1994 |
Dispõe sobre o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática, da Administração Pública Federal, e dá outras providências. |
DR08 |
Decreto nº 7174, de 12 de maio de 2010 |
Regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União. |
DR09 |
Resolução nº 46 do IFAC, de 31 de outubro de 2011 |
Política de Segurança da Informação do IFAC |
DR10 |
COBIT 4.1 |
Guia de boas práticas apresentado como modelo, dirigido para a gestão de tecnologia de informação. |
DR11 |
Acórdão 2094/2004- TCU Plenário |
Firmou entendimento que: 9.1.1. todas as aquisições devem ser realizadas em harmonia com o planejamento estratégico da instituição e com seu plano diretor de informática, quando houver, devendo o projeto básico guardar compatibilidade com essas duas peças, situação que deve estar demonstrada nos autos referentes às aquisições. |
DR12 |
Acórdão 1.521/2003- TCU Plenário |
“Inconcebível que se inicie processo de informatização sem se proceder ao levantamento prévio de necessidades, que seja realizado em harmonia com o planejamento estratégico da instituição e seu plano diretor de informática". |
DR13 |
PDI do IFAC |
Resolução IFAC – de junho de 2009 |
DR14 |
Portaria nº 11, de 30 de dezembro de 2008/MPOG |
Modelo de Referência de PDTI proposto pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MPOG |
DR15 |
Acórdão 2471/2008 - |
Fiscalização de orientação centralizada. Tema de maior |
|
Plenário Nota Técnica SEFTI/TCU nº 2 |
significância "terceirização na administração pública federal”. Subtema "terceirização em TI”. |
DR16 |
Instrução Normativa Nº 01 de 19 de janeiro de 2010 SLTI/MPOG |
Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. |
Tabela 2 – Documentos de referência (DR)
3.5.2. Princípios e diretrizes
Item |
Princípio e diretrizes |
Origem |
PD01 |
Deve-se maximizar a terceirização de tarefas executivas, para dedicar o quadro permanente à gestão e governança da TI organizacional, limitado à maturidade do mercado, interesse público e segurança institucional/nacional. |
Decreto-lei nº 200/1967, art. 10, § 7º e 8º Decreto nº 2.271/1997 |
PD02 |
Toda contratação de serviços deve visar ao atendimento de objetivos de negócio, o que será avaliado por meio de mensuração e avaliação de resultados. |
Decreto nº 2.271/1997 Instrução Normativa SLTI/MP nº 04/2008 |
PD03 |
O pagamento de serviços contratados deve, sempre que possível, ser definido em função de resultados objetivamente mensurados. |
Decreto nº 2.271/1997 Instrução Normativa SLTI/MP nº 04/2008 |
PD04 |
A maioria dos bens e serviços de TI atende a padrões de desempenho e qualidade que podem ser objetivamente definidos por meio de especificações que são usuais no mercado, cabendo obrigatoriamente a licitação por pregão. |
Acórdão 2471/2008 - Plenário Nota Técnica SEFTI/TCU nº 2 |
PD05 |
Todos os serviços e processos de TI críticos para a organização devem ser monitorados (planejados, organizados, documentados, implementados, medidos, acompanhados, avaliados e melhorados) |
COBIT Acórdão 1603/2008 – Plenário |
Tabela 3 – Princípios e diretrizes (PD)
DIAGNÓSTICO
4.1. Avaliação dos resultados do PDTI anterior
O PDTI 2012 é o primeiro Plano Diretor de TI do IFAC que será aprovado. Não havendo referencial histórico deste plano no IFAC, não será disposta esta avaliação, mas deverá ser apresentada nas próximas revisões.
4.2. Referencial estratégico da DRTI
4.2.1. Negócio
A Diretoria de Tecnologia da Informação é o órgão ligado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFAC que é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de desenvolvimento e a articulação entre as Pró-Reitorias e os Campi. A DRTI tem como finalidade promover assessoria à Reitoria orientando, coordenando, administrando, acompanhando, suportando e mantendo os processos tecnológicos acadêmicos e administrativos eficientes para toda a comunidade direta ou indiretamente relacionada ao IFAC.
4.2.2. Missão
Promover excelência nas soluções em tecnologia da informação com qualidade e eficiência, garantindo segurança e sucesso na realização dos objetivos do IFAC, construindo, mantendo e atualizando sua infraestrutura, interligando todas as áreas da instituição.
4.2.3. Visão
Consolidar-se como uma organização eficiente, reconhecida tanto interna quanto externamente pela qualidade e excelência das soluções e infraestrutura de TI.
4.2.4. Valores
· Ética;
- · Compromisso;
- · Respeito;
- · Equidade;
- · Responsabilidade sócio-ambiental;
- · Eficiência;
- · Eficácia;
- · Inovação.
4.2.5. Objetivos
Coordenar e integrar as ações institucionais na área de tecnologia da informação e telecomunicações avaliando e propondo soluções adequadas com foco nos objetivos estratégicos do IFAC, através da implantação de sistemas e serviços integrados à gestão, incentivo e divulgação do uso da TI.
4.3. Situação atual – campi e Reitoria
Com a criação do Instituto Federal do Acre no estado, de todos os campi e campi avançados, alguns prédios foram recebidos do Governo Municipal e/ou Estadual ou locados, em situações diversas quanto à estruturação arquitetônica, de rede elétrica e alguns até sem qualquer estruturação de rede lógica local (LAN). Todos os campi estão com suas respectivas sedes em construção, com planejamento e projetos. Como alguns dos campi estão localizados em zonas rurais, há também dificuldade quanto ao atendimento adequado pelas operadoras de serviços de telecomunicações no estado do Acre para suprir as necessidades do IFAC.
No contexto administrativo o IFAC tem a necessidade de aumentar os recursos de TI com vistas à automação e racionalização de processos administrativos. Para tal, é necessário equipar todo o IFAC com estrutura tecnológica capaz de sustentar a demanda necessária. Dessa forma, o uso de TI como ferramenta de administração e gestão ainda é incipiente.
O IFAC, por estar em implantação, apresenta carência de recursos humanos treinados para suporte e operação quanto a TI. Entretanto, as demandas crescem rapidamente e desproporcionalmente à quantidade de profissionais da área de TI concursados. Há também carência de treinamentos para os usuários docentes e administrativos para a utilização adequada das ferramentas de TI.
O IFAC possui uma Política de Segurança da Informação que aborda a utilização de recursos de tecnologia da informação que deve ser revisada anualmente e encaminhada para aprovação pelo Conselho Superior do IFAC.
Em decorrência do rápido crescimento do IFAC, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DRTI) encontra-se em formação quanto à pessoal e, com isso possui um quadro crítico em relação ao seu pessoal técnico. Insuficiente para criar, manter e aprimorar a estrutura atual administrando, desenvolvendo e prestando suporte à estrutura multi-campi do IFAC. Soma-se a isso o insuficiente número de servidores para atender as necessidades da área de TI em todos os campi.
4.3.1. Área de Infraestrutura
Em decorrência da estruturação do IFAC, nenhum campus, campus avançado ou mesmo a Reitoria possui rede estruturada integrada entre dados, telefonia e/ou demais serviços como controle de acesso e monitoramento. Uma rede estruturada e padronizada permitirá integração dos serviços utilizados, ampliando, assim, a flexibilidade às mudanças, diminuindo, assim, a necessidade de reestruturação.
Com a popularização do uso de notebooks e acesso às redes sem fios, este tipo de acesso é disponibilizado em todos os campi e na Reitoria, que é de acesso permitido aos servidores, alunos, estagiários, visitantes e empresas terceirizadas contratadas pelo Instituto. O IFAC possui equipamentos de rede sem fios operando individualmente; uma estrutura apropriada deve operar interligada a um equipamento controlador de forma a centralizar, controlar, monitorar e padronizar os acessos às redes sem fios do IFAC, maximizando a segurança às informações institucionais.
4.3.2. Segurança da informação
De forma a permitir que acessos a sistemas e demais serviços de rede sejam feitos por todos os campi, foi necessário, também, permitir o acesso de qualquer outro local, tendo em vista que nem todos os campi possuem uma estrutura mínima adequada para permitir interligação entre os campi e o data Center do IFAC. Dessa forma, a segurança da rede do IFAC é mediana, sendo necessárias alterações com o objetivo de aumentar o nível de segurança dos dados trafegados na rede.
O acesso de cada campus do IFAC aos computadores servidores e serviços providos pela rede do datacenter do IFAC ainda é realizado sem qualquer canal fechado de comunicação (através da Internet) devido à falta de equipamentos necessário nos campi. É previsto que toda comunicação seja realizada através de VPN (rede virtual privada), um canal fechado exclusivo do IFAC.
Como o IFAC tende a possuir uma estrutura de comunicação integrada entre todos os campi e Reitoria, o desenvolvimento de uma política de segurança da informação claramente divulgada e descrida dotará o IFAC de “instrumentos jurídicos, normativos e organizacionais que os capacitem científica, tecnológica e administrativamente a assegurar a confidencialidade, a integridade, a autenticidade, o não-repúdio e a disponibilidade dos dados e das informações tratadas, classificadas e sensíveis;” (Decreto 3505, de 13 de junho de 2000) além de garantir maior transparência quanto aos cuidados com as informações institucionais, além de prever como devem ser feitas cópias de segurança, manutenção de serviços, uso de recursos da instituição em nível de IFAC como um todo.
4.3.3. Área de Sistemas
Existe uma tendência no IFAC para o desenvolvimento dos sistemas solicitados pelas áreas usuárias, devido à especificidade das necessidades internas. Um sistema normalmente fica em operação por muito tempo, passa por adição e atualização de funcionalidades e demanda uma infraestrutura mínima para sua instalação e disponibilização. Para mantê-lo, é necessário que haja atendimento quanto às demandas de suporte, tais como: esclarecimento de dúvidas na operação, correções de funcionalidades, implementações de novos recursos e, também, desenvolvimento de novos sistemas.
Um sistema deve possuir documentação (On-line ou Escrita) para auxiliar os usuários no esclarecimento de dúvidas operacionais. Esta documentação permite a implementação de uma política de treinamento das novas funcionalidades e para novos servidores.
Atualmente, o IFAC se encontra em fase de implantação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica (SIGA-EPCT) nas suas versões de gestão administrativa e acadêmica.
“O SIGA-EPCT é um sistema integrado de gestão acadêmica desenvolvido com tecnologias livres e de forma colaborativa por várias instituições federais do Brasil. Esse projeto tem o apoio do Ministério da Educação do Brasil - MEC, através da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica - SETEC.
O SIGA-EPCT automatiza a gestão dos processos institucionais acadêmicos através do SIGA- EDU (Ensino, Pesquisa e Extensão) e administrativos (Protocolo, Recursos Humanos, Almoxarifado, Compras, Patrimônio etc.) através do SIGA-ADM. A Identificação do Projeto está relacionada a Implantação, Projeto de Desenvolvimento e Suporte do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica – SIGA-EPCT.
O Objetivo Geral é planejar, desenvolver, implantar e dar suporte ao Sistema Integrado Gestão Acadêmica – SIGA-EPCT, envolvendo os principais processos relacionados às atividades-fim e atividades-meio das unidades de EPT, como módulo do Sistema de Informações da Educação Profissional – SIEP – com código aberto, utilizando tecnologias de software livre, para prover as unidades acadêmicas supervisionadas pela SETEC/MEC de instrumentos e ferramentas que contribuam para sua gestão efetiva, tanto acadêmica quanto administrativa, possibilitando a integração das bases de dados locais com a SETEC/MEC.” (RENAPI – www.renapi.gov.br)
Considerando que o projeto SIGA-EPCT é uma ferramenta modular que está em continuo desenvolvimento, nem todas as funcionalidades estão concluídas, porém a vinculação a RENAPI representa uma política pública do governo federal que tem como premissa a produção colaborativa em código aberto. A DRTI/IFAC tem acompanhado todas as atualizações do SIGA, participando no desenvolvimento para o seu contínuo aperfeiçoamento. Entretanto, o SIGA-EPCT, neste momento, não atende a todas as expectativas acadêmicas e administrativas, por isso o IFAC estuda a possibilidade de aquisição de software proprietário que atenda às demandas institucionais, mantendo em paralelo o acompanhamento já existente ao projeto.
A DRTI desenvolve sistemas internos como Intranet, sistema de gestão de seleção e eventos (processos seletivos ou concursos públicos, palestras, etc.), automatização e padronização de formulários, dentre outros. Tais sistemas terão como objetivo gerar relatórios para o usuário final, a fim de assessorar a gestão administrativa do IFAC.
4.3.4. Hardware
O hardware de TI do IFAC pode ser dividido, de forma simplificada, em (i) equipamentos de borda de rede dos campi e reitoria, (ii) equipamentos do data center dos campi, e (iii) equipamentos do data center do IFAC.
4.3.4.1. Equipamentos de borda de rede dos campi e da Reitoria
A Rede IFAC conta com, aproximadamente, 340 computadores, sendo parte deles já obsoletos e somente em alguns campi todos estão interconectados via rede de dados.
Os computadores, impressoras e demais equipamentos usados pelos servidores nos Campi e Reitoria do IFAC, em sua grande maioria são novos, ou seja, tem menos de três anos de uso. Parte desses equipamentos ainda apresenta garantia do fabricante, havendo a necessidade da revisão da garantia dos equipamentos não cobertos.
Uma estrutura com todos os computadores interconectados via rede permite que os usuários possam utilizar recursos disponibilizados em rede como compartilhamento de arquivos e cópia de segurança dos mesmos. Para ambientes em que há dificuldade para implantar rede de dados, pode-se utilizar rede sem fios para garantir o acesso aos recursos de rede.
O IFAC possui cursos na área de Tecnologia da Informação que necessitam de equipamentos específicos para execução das atividades relacionadas às disciplinas da grade, bem como setores que necessitam de recursos tecnológicos diferenciados.
4.3.4.2. Equipamentos dos datacenters dos campi
A infraestrutura composta pelo datacenter dos campi do IFAC em um âmbito geral se encontra em fase de aquisição para atender as demandas de capacidade e desempenho. Um datacenter, além dos equipamentos, deve possuir também infraestrutura de rede para permitir interconexão entre os equipamentos.
É traçado o seguinte panorama da situação dos campi:
Campus |
Infraestrutura |
Equipamentos de rede (switches e roteadores) |
Computadores Servidores |
Rio Branco |
Prédio em construção. Infraestrutura a ser cons- truída. |
Não existente. Necessita aquisição. |
Adequado. Aguardando infraestrutura para implan- tação. |
Cruzeiro do Sul |
Prédio em construção. Infraestrutura a ser cons- truída. |
Não existente. Necessita aquisição |
Adequado. Aguardando infraestrutura para implan- tação. |
Sena Madureira |
Prédio em construção. Infraestrutura a ser cons- truída. |
Não existente. Necessita aquisição |
Adequado. Aguardando infraestrutura para implan- tação. |
Xapuri |
Adequada. Previsão de ampliação. |
Não existente. Necessita aquisição |
Características insuficien- tes para sua demanda de capacidade e desempenho. |
Tabela 4 – Equipamentos de rede e data centers dos campi
Os equipamentos de rede e computadores servidores do IFAC são adquiridos prevendo-se longa vida útil (cerca de 8 anos) e com garantia usual de 03 anos minimizando, assim, a necessidade de aquisições periódicas.
A estrutura de datacenter formada nos campi permitirá que todos funcionem interligados e, dessa forma, recursos de segurança da informação, políticas de acessos sejam padronizadas em todo o IFAC.
4.3.4.3. Equipamentos do data center do IFAC
O datacenter do IFAC compõe-se de equipamentos que atendem as demandas e são utilizados tanto pela Reitoria quanto pelos Campi. A DRTI concentra os equipamentos centrais corporativos do IFAC no prédio do Campus Rio Branco, mas, com a mudança para o prédio definitivo, parte destes equipamentos será deslocado.
Parte da estrutura de computadores servidores e equipamentos de rede do data center do IFAC encontra-se compartilhado, com o campus Rio Branco e deverá ser separado assim que a Reitoria se mudar para seu prédio definitivo.
Os computadores servidores do data center possuem nível adequado para prover os diversos serviços corporativos: acesso aos sistemas (sistema de gestão acadêmica e administrativo - biblioteca, patrimônio, almoxarifado, gestão de pessoas, protocolos e outros), banco de dados, sítios para a Internet e Intranet, servidor de aplicações, controladores de domínio (diretório de usuários e computadores), VPN e Firewall. Os equipamentos do data center do IFAC são organizados em armário específico para servidores de rede. Tal solução demanda espaço físico para acomodação e também para fluxo de ar para refrigeração deles. Todos os computadores servidores possuem redundância de fonte de alimentação elétrica, com isso demanda também redundância de no-breaks para garantir maior segurança e disponibilidade dos serviços de rede nestes equipamentos.
Com o crescimento constante do IFAC e o Ensino à Distância, haverá a necessidade de ampliação da estrutura de equipamentos. Uma solução de virtualização completa (servidores, unidade de armazenamento e software de virtualização, unidade de backup e sistema de backup) permitirá maior elasticidade quanto à ampliação de serviços de rede sem que haja necessariamente a aquisição de novos equipamentos completos para isso. Tal solução reduz consumo de espaço físico e de energia elétrica.
Local |
Infraestrutura |
Equipamentos de rede (switches e roteadores) |
Computadores Servidores |
Reitoria |
Espaço para construção em negociação. Infraestrutura a ser construída. |
Existentes mas necessário aquisição para ampliação. |
Existentes mas necessário aquisição para ampliação. |
Tabela 5 – Equipamentos de rede e data centers do IFAC
4.3.5. Aplicativos, sistemas operacionais e sistemas de informação
Atualmente, os softwares em uso no IFAC são basicamente em plataforma Windows e parte com licença de software livre. Os computadores servidores utilizam como sistema operacional, na sua maioria, o Linux (distribuição Ubuntu Server). Os demais utilizam como sistema operacional Windows Server (2003 ou 2008). Para os desktops, na sua totalidade, utilizam sistemas operacionais Windows nas versões Vista e Seven. Tanto os sistemas operacionais quanto os softwares aplicativos em uso em todo o IFAC são, em sua maioria, devidamente licenciados, porém não existe um sistema institucional de controle de licenças e de atualização de software.
Para apoiar as atividades pedagógicas e administrativas, a DRTI desenvolve e administra sistemas corporativos. Todos são desenvolvidos para plataforma de acesso via Internet e com linguagem de programação com licença livre. Todos os sistemas utilizam banco de dados centralizado também com licença livre.
Por possuir cursos na área de Tecnologia da Informação e setores que necessitam de recursos tecnológicos diferenciados (Coordenação de Infraestrutura, Assessoria de Comunicação e Diretoria de Tecnologia da Informação), é necessária a aquisição de softwares específicos, como:
- · desenvolvimento de projetos (estruturais, hidráulicos, elétricos, etc.);
- · gerenciamento de obras;
- · design gráfico (animações, edição de imagens e vídeos);
- · gerenciamento de recursos de TI (Bancos de dados, datacenters, etc.).
O IFAC utiliza como correio eletrônico um serviço gratuito da Google (Google Apps). Tal serviço atende muito bem as demandas de correio eletrônico no IFAC; entretanto, todas as mensagens de e-mail se encontram nos equipamentos da Google, sob seu domínio. Com o serviço de e-mail hospedado fora do IFAC, não há domínio total a estes documentos, com isso um serviço de e-mail deverá ser implantado para o IFAC e o serviço da Google descontinuado.
4.3.6. Serviços de telecomunicações
Atualmente, todos os campi possuem link de acesso à Internet, sendo que apenas o Campus Rio Branco possui velocidade adequada às demandas de uso. Há ainda a necessidade da segmentação desse acesso em Administrativo, educacional e multimídia (Vídeo Conferências); atualmente, este acesso à internet é compartilhado com a Reitoria. Os campi Cruzeiro do Sul, Xapuri e Sena Madureira utilizam um serviço precário de acesso à Internet que não comporta todas as atividades realizadas. Todos os campi e a Reitoria possuem contrato de telefonia convencional que atende precariamente às demandas de comunicação via telefone no IFAC.
Atualmente, não há nenhum serviço de voz sobre IP (VoIP) no IFAC para redução de custos com telefonia.
É necessária, ainda, a contratação de serviço adequado de telefonia fixa para os campi e Reitoria do IFAC, bem como a aquisição da central telefônica para cada localidade. Estas aquisições proporcionarão melhor comunicação para o IFAC de modo que, a aquisição de centrais telefônicas padronizadas, além de alinhar a tecnologia utilizada, permitirá integração entre as mesmas. Dessa forma, será possível implantar serviços (como voz sobre IP) que permitirão a redução de custos com ligações telefônicas.
4.3.7. Recursos Humanos
A DRTI está estruturando sua equipe de profissionais tendo em vista a estrutura do IFAC como um todo. O mesmo está ocorrendo com as coordenações de tecnologia da informação dos campi. Devido à implantação do IFAC no estado, a quantidade de servidores com qualificação e experiência necessárias para apoiar as atividades de tecnologia da informação é insuficiente; dessa forma, o atendimento aos usuários e às novas demandas de projetos que vêm surgindo com o crescimento do IFAC é prejudicado.
Os servidores que atuam na área de TI possuem formações específicas e diversas. A tecnologia da informação no IFAC atua em diversas áreas e nenhum profissional possui conhecimento amplo suficiente para desenvolver todas as atividades. O alinhamento do conhecimento entre os servidores, além de promover a eficiência do profissional do ambiente de trabalho, permitirá que todos interajam e desenvolvam soluções homogêneas para todo o IFAC.
O IFAC está contemplado no plano de metas do MEC quanto à capacitação pela Escola Superior de Redes da RNP. Os profissionais da área de TI do IFAC fazem cursos na área de redes, gestão e multimídia. Por ser do plano de metas do MEC, o IFAC não arca com custeio de inscrição dos servidores no curso.
Atualmente, a equipe da DRTI é composta pelo Diretor, por quatro analistas e um técnico que atuam nas áreas de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura e redes, suporte ao usuário, suporte aos campi, desenvolvimento de projetos e manutenção. Para promover a segregação de funções e garantir uma estrutura mínima inicial para desenvolvimento das atividades da DRTI, é necessário ampliar o quadro de servidores efetivos de TI.
Nos campi e na Reitoria, há o seguinte cenário:
Local |
Cargo |
Quantidade atual |
Quantidade inicial para atividades previstas neste PDTI |
Campus Rio Branco |
Analista de TI |
0 |
1 |
Técnico de TI |
2 |
1 |
|
Campus Baixada do Sol (Rio Branco) |
Analista de TI |
0 |
1 |
Técnico de TI |
0 |
1 |
|
Campus Cruzeiro do Sul |
Analista de TI |
0 |
1 |
Técnico de TI |
0 |
1 |
|
Campus Xapuri |
Analista de TI |
0 |
1 |
Técnico de TI |
1 |
1 |
|
Campus Sena Madureira |
Analista de TI |
0 |
1 |
Técnico de TI |
0 |
1 |
|
Reitoria |
Analista de TI |
4 |
8 |
Técnico de TI |
2 |
3 |
Tabela 6 – Recursos humanos para tecnologia da informação nos campi
As atividades relacionadas à TI envolvem a implantação de sistemas, serviços e novas tecnologias, suporte e atendimento a usuários, manutenção de serviços de rede e sistemas, padronização de tecnologias, desenvolvimento de especificações e termos de referências, apoio aos serviços e sistemas e EAD, entre outras. Um quadro de funcionários amplo e especializado (seja com contrato temporário ou com quadro de servidores permanentes) garantirá a eficiência no desenvolvimento das atividades.
4.4. Inventário de necessidades
É importante ressaltar que a DRTI deve ser considerada como uma área prestadora de serviços para todas as demais áreas do IFAC e que, para prestar um serviço de qualidade, é fundamental a integração com as áreas usuárias e o envolvimento nas definições de novos projetos, pois a maioria dos projetos depende, ou tem relações, com sistemas e/ou equipamento de TI. Hoje, as operações da instituição são ligadas a TI, fazendo com que a disponibilidade dos serviços se torne extremamente crítica; muitas operações da instituição serão impactadas caso haja indisponibilidade. Os sistemas e serviços relacionados a TI contribuem para a produtividade das atividades do IFAC.
A DRTI levantou necessidades através de entrevistas e questionários com os responsáveis pelos diversos setores do IFAC e também através de análise de solicitações e realizadas pelos mesmos (Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos, Diretores Gerais de Campus e Coordenadores de Curso). As necessidades foram agrupadas de acordo com as áreas de TI envolvidas.
INFRAESTRUTURA |
|||
Item |
Necessidade |
Indicadores |
Criticidade |
1 |
Planejamento e execução de projeto de cabeamento estruturado |
Os campi e Reitoria estão sendo reformados ou construídos. Não há padrão de cabeamento para permitir interconexão de serviços de rede, telefonia e telecomunicações. |
Alta |
2 |
Planejamento e execução de projeto de rede sem fios |
Os campi e Reitoria não possuem padrão de equipamentos para permitir acesso à rede sem fios com qualidade e com abrangência de sinal. Acesso à Internet para alunos ou visitantes é permitido em poucas localidades. |
Média |
3 |
Planejamento e execução de projeto de sistema de controle de acesso e monitoramento (integrados ao cabeamento estruturado) |
Os campi e Reitoria estão sendo reformados ou construídos. Não há padrão de cabeamento para permitir interconexão dos serviços de monitoramento e controle de acessos integrados ao cabeamento estruturado. Somente a Reitoria possui sistema de monitoramento em fase de teste. |
Alta |
4 |
Estruturação da sala dos datacenters dos campi (rede de dados, elétrica e climatização) |
Nem todos os campi possuem estrutura de datacenter para atender as demandas. |
Alta |
5 |
Contratação de link de acesso à Internet para os campi de Xapuri, Cruzeiro do Sul, Baixada do Sol (RB) e Sena Madureira. |
Link utilizado atualmente é de baixa qualidade ou inexistente. |
Alta |
6 |
Contratação de link de acesso à Internet para o Reitoria |
Link utilizado atualmente é compartilhado com o Campus Rio Branco. |
Alta |
7 |
Acompanhar os processos para implantação de links da RNP em todos os campi |
O IFAC será contemplado com links da RNP nos prédios definitivos de Reitoria e Campi. |
Média |
8 |
Contratação de serviço de telefonia fixa (E1) padronizados. |
Atualmente a telefonia fixa utilizada não atende as demandas do IFAC. |
Alta |
9 |
Interconectar todos os computadores em rede |
Devido a falta de infraestrutura de rede, nem todos os computadores estão interconectados. |
Alta |
10 |
Implantação de domínio de rede único para rede local no IFAC (integração) |
Domínio único implantado apenas na Reitoria e campus Rio Branco por compartilharem os recursos de datacenter. |
Média |
11 |
Criação de subdomínio de rede externa para os campi |
Somente existe o domínio ifac.edu.br. Os campi utilizam atualmente endereços IP para aplicar serviços para Internet. |
Média |
12 |
Implantar VPN entre Reitoria e campi |
Atualmente não existe VPN no IFAC. Todo acesso a sistemas e serviços de rede internos são feitos em rede pública. |
Média |
13 |
Estruturar e aumentar a capacidade de armazenamento de dados na rede nos campi e Reitoria |
Somente a Reitoria e o campus Rio Branco possuem armazenamento de dados em rede. Os demais não utilizam este recurso. |
Média |
Porcentagem de espaço disponível não é suficiente para atender as demandas. |
|||
14 |
Viabilizar infraestrutura para videoconferência na Reitoria e campi |
Melhorar estrutura para gerenciamento e Comunicação entre Reitoria/Campi. |
Média |
SISTEMAS E SOFTWARES APLICATIVOS |
|||
Item |
Necessidade |
Indicadores |
Criticidade |
15 |
Implantação e manutenção de todos os módulos do SIGA-Adm |
Atualmente só está em funcionamento o módulo protocolo do sistema. Necessário sistema para apoio a administração e à gestão (almoxarifado, compras, licitações, biblioteca, patrimônio, gestão de pessoas, controle de veículos, solicitações eletrônicas de material e veículos, etc.). |
Alta |
16 |
Implantação e manutenção de todos os módulos do SIGA-Edu |
Atualmente o sistema só possui os dados iniciais referentes à instituição. Necessário sistema para apoio a gestão, automatização de tarefas (controle acadêmico, cadastro de alunos e professores, emissão de boletins, certificados, projetos de pesquisa e de |
Alta |
|
|
extensão, etc.) |
|
17 |
Desenvolvimento e implan- tação da Intranet |
Inexistente. |
Alta |
18 |
Implantar e homologar novo site do IFAC |
O Site atual não atende às demandas da ASCRI. |
Média |
19 |
Implantação de ponto eletrônico |
O ponto eletrônico é regulamentado no Governo Federal e no IFAC não é utilizado. |
Alta |
20 |
Equipar o IFAC com softwares aplicativos para atendimento a demandas administrativas e acadêmicas |
Alguns setores administrativos e cursos dependem de laboratórios com softwares específicos como Photoshop, Corel, etc. |
Alta |
21 |
Equipar o IFAC com sistema de virtualização corporativo completo |
Demanda de crescimento do datacenter do IFAC. Solução de virtualização a ser implantada |
Média |
EQUIPAMENTOS DE BORDA |
|||
22 |
Equipar Reitoria e campi com equipamentos especí- ficos como plotter, compu- tadores mais potentes, equipamentos para labora- tórios, etc. |
Alguns campi possuem cursos específicos que demandam equipa- mentos que não os utilizados normalmente. A mesma situação se aplica a setores dos campi e Reitoria devido ao desenvolvimento das atividades. |
Média |
23 |
Aquisição de computadores e impressoras (ou serviço de impressão) para atender ao crescimento do IFAC |
O IFAC está em crescimento e não há computadores e impressoras suficien- tes para atender a todos os servidores, laboratórios e salas de aula. |
Alta |
24 |
Aquisição de central telefô- nica |
Atualmente nenhum campus possui central telefônica. |
Alta |
GOVERNANÇA DE TI |
25 |
Melhorar o acompanha- mento das aquisições de bens e serviços relacionados à TI |
Demanda crescente de aquisição de bens e serviços de TI no IFAC. |
Alta |
26 |
Desenvolver portfólio de atividades da DRTI |
Mapear o que a DRTI produz e o que pode fazer mais. |
Baixa |
27 |
Aumentar nível de maturidade quanto à Governança de TI no IFAC |
Segundo o modelo COBIT, atualmente o IFAC possui nível de maturidade 0 (zero). |
Média |
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO |
|||
Item |
Necessidade |
Indicadores |
Criticidade |
28 |
Revisar a Política de Segurança da Informação |
A política de segurança da informação precisa ser revista para entrar em conformidade com as demandas do IFAC. |
Média |
29 |
Divulgar política de segu- rança da informação |
A política de segurança da informação deve ser conhecida por todos os profissionais que trabalham no IFAC (servidores ou terceirizados). |
Média |
RECURSOS HUMANOS |
|||
Item |
Necessidade |
Indicadores |
Criticidade |
30 |
Capacitação dos profis- sionais de TI |
Atualmente os profissionais de TI do IFAC fazem cursos na Escola Superior de Redes da RNP e outras instituições conveniadas e demais instituições com cursos pagos para qualificação na área afim. |
Média |
31 |
Capacitação dos servidores quanto à utilização de sistemas e recursos de TI |
Implantação de novos sistemas e funcionalidades no IFAC. |
Média |
32 |
Contratação de pessoal especializado nas áreas de web design, desenvol- vimento de sistemas web, redes Linux e Windows |
O concurso exige formação de pessoal com qualquer tipo de curso na área de informática, sendo que a área de TI envolve necessidades específicas. |
Alta |
33 |
Contratação de pessoal especializado em atendi- mento à usuário e manu- tenção para trabalhos rotineiros. |
A equipe atual trabalha atendendo todas as áreas de atuação da TI, não havendo definição das atividades a serem desenvolvidas. |
Alta |
SUPORTE |
Item |
Necessidade |
Indicadores |
Criticidade |
34 |
Melhorar o tempo e a qualidade do atendimento aos usuários |
Com o aumento da quantidade de pessoas trabalhando no IFAC, aumenta linearmente a necessidade de atendimento a usuários. |
Alta |
35 |
Desenvolver e publicar tutoriais de resolução de problemas simples |
Não há documentação com “passo-a- passo” de resolução de problemas que o próprio usuário pode resolver. |
Baixa |
OUTROS |
|||
Item |
Necessidade |
Indicadores |
Criticidade |
36 |
Separação do datacenter do IFAC do campus Rio Branco |
O datacenter do IFAC está sendo compartilhado com o campus Rio Branco. É necessário a aquisição de equipamentos para o data center do Campus. |
Alta |
37 |
Deslocamento dos equipa- mentos para o prédio definitivo da Reitoria |
Os equipamentos estão no campus Rio Branco e quando for feita a mudança os mesmos deverão ser remanejados para o outro prédio. |
Alta |
38 |
Projeto de Inclusão Digital |
O IFAC pretende disponibilizar um tablet ou netbook para cada aluno da instituição, afim de permitir a inclusão digital. |
Alta |
Tabela 7 – Inventário de necessidades
4.5. Fatores críticos de sucesso
“Existem diversos fatores para o sucesso da TI em uma organização. Apesar das diferenças que existem entre as diversas organizações, alguns fatores são essenciais para que a área de TI de qualquer organização tenha sucesso em sua atuação.
Uma vez que um fator seja considerado como crítico deve passar a receber atenção e investimento, a fim de que se garanta seu bom desempenho e, consequentemente, o sucesso das estratégias da organização. Fatores críticos devem receber atenção e investimento, tais como serem acompanhados de informações que permitam seu controle e ações corretivas e de melhoria que se façam necessárias.”(LAGUNA, 2010).
São fatores levantados como críticos para sucesso da TI no IFAC:
- · Alinhamento entre a área de TI e os setores do IFAC (negócio);
- · Profissionais capacitados e motivados;
- · Infraestrutura adequada para as necessidades do IFAC;
- · Planejamento de TI visando resultados a curto, médio e longo prazo;
- · Servidores de TI engajados em prover serviços eficientes;
- · Contratações de serviços e produtos de TI fundamentadas em análise e em parecer da área de tecnologia da informação, seguindo a legislação vigente.
4.6. Análise SWOT da TI organizacional
“A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças externas para a mesma.” (CORRÊA, Kenneth. Análise S.W.O.T. Em: < http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/analise-swot/>. Acesso em: 27 setembro 2011)
Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos à organização. Forças são fatores de criação de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores, enquanto as fraquezas são fatores de destruição de valor.
Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação e destruição de valor, respectivamente. São situações às quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais. Esta análise deve levar em conta não somente as tendências que afetam a organização, mas também a probabilidade destas tendências tornarem-se eventos reais. Desnecessário dizer que se deve dar maior atenção às tendências com maior probabilidade de acontecer, para assim evitar as ameaças reais e explorar as oportunidades da melhor maneira possível. As organizações que perceberem as oportunidades e ameaças e tiverem agilidade para se adaptar serão aquelas que melhor proveito tirarão das oportunidades e menor dano das ameaças.
FORÇAS (Strenghts) |
OPORTUNIDADES (Opportunities) |
|
|
FRAQUEZAS (Weakness) |
AMEAÇAS (Threats) |
|
seletivos, cursos de capacitação, etc.). |
superior;
|
Tabela 8 – Análise SWOT
PLANEJAMENTO
5.1. Diretrizes de priorização e orçamento
Os orçamentos das ações relacionadas à tecnologia da informação priorizarão, pela ordem:
- A manutenção dos serviços já existentes, desde que considerados ainda relevantes, e a infraestrutura necessária para mantê-los;
- Projetos novos com alto impacto de negócio.
5.2. Metas e ações
As iniciativas de TI serão priorizadas pelo critério de gravidade (impacto), urgência e tendência e pelo critério de risco. Dessa forma, o planejamento permite direcionar os esforços e recursos para onde os benefícios são maiores ou para onde há uma maior necessidade.
Para cada uma das necessidades de Tecnologia da Informação e comunicação listadas, seguindo a metodologia indicada pelo SLTI/MPOG, foi feito um planejamento detalhado das ações que devem ser realizadas para o atendimento das necessidades apresentadas por cada uma das áreas.
INFRAESTRUTURA |
||||||
Meta |
Descrição da meta |
Valor |
Prazo |
Ação |
Descrição da ação |
Responsável |
M01 |
Aprovar projeto de cabeamento estruturado para o IFAC (Reitoria e campi) |
100% |
jul/12 |
A01 |
Elaborar termo de referência para realização dos projetos de cabeamento estruturado. |
PRDI/DRTI/PRAD |
A02 |
Contratar empresa para desenvolvimento dos projetos. |
PRAD |
||||
A03 |
Acompanhar o desenvolvimento dos projetos junto à empresa. |
DRTI/PRAD |
||||
A04 |
Aprovar os projetos junto à PRAD. |
DRTI/PRAD |
||||
A05 |
Acompanhar execução do projeto de cabeamento estruturado |
DRTI/PRAD/CTI Campus |
||||
M02 |
Aprovar projeto de rede sem fios para o IFAC (Reitoria e campi) |
100% |
ago/12 |
A01 |
Elaborar termo de referência para realização dos projetos de rede sem fios. |
PRDI/DRTI/PRAD |
A02 |
Contratar empresa para desenvolvimento dos projetos. |
PRAD |
||||
A03 |
Acompanhar o desenvolvimento dos projetos junto à empresa. |
DRTI |
||||
A04 |
Aprovar os projetos junto à PRAD. |
DRTI/PRAD |
||||
A05 |
Acompanhar execução do projeto de redes sem fios |
DRTI/PRAD/CTI Campus |
||||
M03 |
Aprovar projeto de sistema de monitoramento e controle de acesso integrado para o |
100% |
out/12 |
A01 |
Elaborar termo de referência para realização dos projetos de monitoramento e |
PRDI/DRTI/PRAD/Campi |
|
IFAC (Reitoria e campi) |
|
|
A02 |
controle de acesso integrado. |
PRAD |
Contratar empresa para desenvolvimento dos projetos. |
||||||
A03 |
Acompanhar o desenvolvimento dos projetos junto à empresa. |
DRTI/CTI campus |
||||
A04 |
Aprovar os projetos junto à PRAD. |
DRTI/PRAD |
||||
A05 |
Acompanhar execução do projeto de monitoramento e controle de acesso |
DRTI/PRAD/CTI Campus |
||||
M04 |
Estruturar sala dos datacenters da Reitoria e dos campi (rede de dados, elétrica, climatização e segurança física) |
100% |
nov/12 |
A01 |
Definir junto à PRAD padrão de sala de datacenter da Reitoria e dos campi |
DRTI/PRAD/Campi |
M05 |
Contratar de link de acesso à Internet para os campi |
100% |
abr/12 |
A01 |
Elaborar termo de referência para contratação de link de acesso à Internet para os campi |
PRDI/DRTI |
A02 |
Contratar empresa para instalação e disponibilização de link de acesso à Internet |
PRAD |
||||
A03 |
Acompanhar e aprovar a instalação do link |
DRTI |
||||
A04 |
Monitorar a qualidade do link |
DRTI |
||||
M06 |
Contratar de link de acesso à Internet para a Reitoria |
100% |
abr/12 |
A01 |
Elaborar termo de referência para contratação de link de acesso à Internet para Reitoria |
PRDI/DRTI |
A02 |
Contratar empresa para instalação e disponibilização de |
PRAD |
|
|
|
|
|
link de acesso à Internet |
|
A03 |
Acompanhar e aprovar a instalação do link |
DRTI |
||||
A04 |
Monitorar a qualidade do link |
DRTI |
||||
M07 |
Implantar de links da RNP em todos os campi |
100% |
dez/12 |
A01 |
Informar dados necessários para implantação dos links à RNP |
DRTI |
A02 |
Receber equipamentos da RNP |
DRTI/CTI campus |
||||
A03 |
Capacitar servidores para implantação e manutenção dos links da RNP no IFAC |
RNP |
||||
A04 |
Acompanhar e homologar a implantação dos links da RNP |
DRTI/CTI campus |
||||
A05 |
Solicitar cancelamento do contrato de acesso à Internet com o fornecedor atual |
DRTI/CTI campus |
||||
M08 |
Contratar de servi- ço de telefonia fixa para o IFAC |
100% |
jun/11 |
A01 |
Elaborar termo de referência para contratação de serviço de telefonia fixa (link E1) padrão para o IFAC |
PRDI/DRTI/PRAD |
A02 |
Contratar empresa para instalação e disponibilização de serviço de telefonia fixa |
PRAD |
||||
A03 |
Acompanhar e aprovar a instalação dos serviços |
DRTI/CTI campus |
||||
A04 |
Monitorar a qualidade do link |
DRTI/CTI campus |
||||
A05 |
Divulgar para todos os novos números de telefones e |
Reitoria/campus |
|
|
|
|
|
capacitar quanto ao uso |
|
M09 |
Interconectar to- dos os computa- dores em rede |
100% |
dez/12 |
A01 |
Conectar todos os computadores de todos os campi e Reitoria à rede de dados institucional |
DRTI/CTI campus |
A02 |
Configurar todos os computadores para utilizar os recursos de rede do IFAC |
DRTI/CTI campus |
||||
M10 |
Implantar domínio de rede único para rede local no IFAC (integração) |
100% |
jul/12 |
A01 |
Configurar equipamentos no datacenter do IFAC para receber e enviar informações para todos os equipamentos de todos os campi referente ao domínio único |
DRTI |
A02 |
Configurar equipamentos nos datacenter dos campi para enviar e receber informações dos equipamentos do data center do IFAC |
DRTI/CTI campus |
||||
A03 |
Definir estrutura organizacional de rede dos equipamentos |
DRTI |
||||
A04 |
Configurar redundância de servidores de rede no datacenter do IFAC e dos campi |
DRTI/CTI campus |
||||
A05 |
Definir e aplicar políticas de grupo para todo o IFAC |
DRTI |
||||
A06 |
Cadastrar todos os usuários de rede do IFAC nos servidores |
DRTI/CTI campus |
||||
M11 |
Criar de subdomínio de rede externa para |
100% |
abr/12 |
A01 |
Definir nomenclatura a ser utilizada nos |
DRTI/CTI campus |
|
os campi |
|
|
|
subdomínios dos campi |
|
A02 |
Definir servidor DNS primário para subdomínios para os campi |
DRTI |
||||
A03 |
Configurar servidor DNS para responder subdomínios |
DRTI |
||||
A04 |
Instruir servidores de TI como utilizarem o serviço de subdomínio |
DRTI |
||||
M12 |
Implantar VPN entre Reitoria e campi |
100% |
mai/12 |
A01 |
Configurar equipamentos na Reitoria para VPN |
CSR |
A02 |
Configurar equipamentos nos campi |
CSR/CTI campus |
||||
A03 |
Implantar sistema de VPN |
CSRI/CTI campus |
||||
M13 |
Estruturar e au- mentar a capaci- dade de armaze- namento de dados na rede nos campi e Reitoria |
100% |
jun/12 |
A01 |
Especificar termo de referência para aquisição de solução de armazenamento |
DRTI |
A02 |
Adquirir solução de armazenamento |
PRDI/PRAD |
||||
A03 |
Configurar equipamentos |
DRTI |
||||
A04 |
Capacitar usuários o utilizar a solução |
DRTI |
||||
M14 |
Disponibilizar infraestrutura para videoconferência na Reitoria e campi |
100% |
mai/12 |
A01 |
Configurar equipamentos para receber estrutura de videoconferência nos campi definitivos |
DRTI/CTI campus |
SISTEMAS E SOFTWARES APLICATIVOS |
||||||
M15 |
Implantar todos os módulos do SIGA-EPCT homologados |
100% |
dez/12 |
A01 |
Configurar computadores servidores |
DRTI |
A02 |
Disponibilizar todos os módulos homologados para os usuários |
DRTI |
||||
A03 |
Treinar os usuários quanto ao uso dos |
DRTI |
|
|
|
|
|
respectivos módulos |
|
A04 |
Retirar dúvidas e encaminhar para RENAPI demandas de novas funcionalidades |
DRTI |
||||
A05 |
Monitorar a utilização do sistema e mantê-lo em funcionamento |
DRTI |
||||
M16 |
Desenvolver e implantar a Intranet do IFAC |
50% |
jun/12 |
A01 |
Identificar funcionalidades a serem disponibilizadas na Intranet do IFAC |
DRTI |
A02 |
Fazer projeto de desenvolvimento da Intranet |
DRTI |
||||
A03 |
Desenvolver e disponibilizar a Intranet |
DRTI |
||||
A04 |
Treinar usuários a utilizar a Intranet |
DRTI |
||||
M17 |
Implantar e homologar novo site do IFAC |
70% |
jun/12 |
A01 |
Elaborar projeto para novo site do IFAC |
DRTI/ASCRI |
A02 |
Desenvolver ou contratar empresa para executar o projeto do novo site |
DRTI/ASCRI |
||||
A03 |
Acompanhar e testar funcionalidades do novo site |
DRTI/ASCRI |
||||
M18 |
Sistema de ponto eletrônico padro- nizado para o IFAC |
100% |
abr/12 |
A01 |
Definir junto à Diretoria de Gestão de Pessoas que tipo de sistema utilizar |
DRTI/DGSP |
A02 |
Avaliar possibilidade e necessidades para implantação no IFAC |
DRTI/DSGP |
||||
A03 |
Testar o sistema em todo o IFAC |
DRTI/CTI campus |
||||
A04 |
Treinar usuários a trabalhar com o |
DRTI/CTI campus |
|
|
|
|
|
ponto eletrônico |
|
M19 |
Adquirir softwares para uso acadêmico e administrativo |
100% |
mar/12 |
A01 |
Identificar demandas de softwares necessários no IFAC |
DRTI/CGTI |
A02 |
Elaborar termo de referência para todos os softwares necessários |
PRDI/DRTI |
||||
A03 |
Adquirir os softwares |
PRAD |
||||
A04 |
Implantar e testar a utilização dos softwares |
DRTI/CTI campus |
||||
M20 |
Adquirir sistema de virtualização e backup corporativo completo para o data center do IFAC |
100% |
ago/12 |
A01 |
Elaborar termo de referência para todos os softwares necessários para virtualização |
PRDI/DRTI |
A02 |
Adquirir os softwares |
PRAD |
||||
A03 |
Disponibilizar os softwares para utilização no data center do IFAC |
DRTI |
||||
EQUIPAMENTOS DE BORDA |
||||||
M21 |
Equipar Reitoria e campi com equipamentos específicos, solicitados em 2011 |
100% |
mar/12 |
A01 |
Levantar necessidade em cada campus e Reitoria para equipamentos específicos |
DRTI/CTI campus/CGTI |
A02 |
Elaborar termo de referência para todos os equipamentos necessários |
PRDI/DRTI |
||||
A03 |
Adquirir os equipamentos |
PRAD |
||||
A04 |
Disponibilizar os equipamentos para utilização |
DRTI/CTI campus |
||||
M22 |
Aquisição de computadores e impressoras e/ou serviço de impressão para atender ao |
100% |
mar/12 |
A01 |
Levantar necessidade em cada campus e Reitoria |
DRTI/CTI campus/CGTI |
A02 |
Elaborar termo de referência para todos os equipamentos |
PRDI/DRTI |
|
crescimento do IFAC |
|
|
|
necessários e/ou serviço de impressão |
|
A03 |
Adquirir os equipamentos e/ou serviços |
PRAD |
||||
A04 |
Disponibilizar os equipamentos e/ou serviços para utilização |
DRTI |
||||
M23 |
Adquirir de central telefônica para todos os campi e Reitoria |
100% |
jul/12 |
A01 |
Elaborar termo de referência para a central telefônica |
PRDI/DRTI |
A02 |
Adquirir a central |
PRAD |
||||
A03 |
Disponibilizar os equipamentos para utilização |
DRTI |
||||
GOVERNANÇA DE TI |
||||||
M24 |
Melhorar o acompanhamento das aquisições de bens e serviços relacionados a TI |
- |
Contínuo |
A01 |
Identificar todas as necessidades de aquisições |
CGTI |
A02 |
Avaliar termo de referência de equipamentos |
CGTI |
||||
A03 |
Planejar todas as aquisições com antecedência junto ao PDTI |
CGTI |
||||
M25 |
Aumentar em pelo menos um grau o nível de maturidade da Gestão de TI do IFAC |
100% |
ago/12 |
A01 |
Levantar todas as necessidades do IFAC quando à gestão. |
CGTI |
A02 |
Desenvolver documentação necessária |
CGTI |
||||
A03 |
Aprovar todos os documentos necessários para elevação de grau de maturidade |
CGTI |
||||
M26 |
Criar portfólio de atividades da DRTI |
50% |
fev/12 |
A01 |
Levantar todas as atividades relacionadas a TI desenvolvidas pelas DRTI |
DRTI |
A02 |
Definir ferramenta para divulgação das |
DRTI |
|
|
|
|
|
atividades e detalhá- las |
|
A03 |
Aprovar portfólio e mante-lo atualizado |
DRTI |
||||
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO |
||||||
M27 |
Revisar política de segurança da informação do IFAC |
100% |
dez/11 |
A01 |
Levantar as informações da ISO 27001 pertinentes ao IFAC |
CGSI |
A02 |
Propor revisão anual da política |
CGSI |
||||
M28 |
Divulgar política de segurança da informação |
100% |
fev/12 |
A01 |
Divulgar amplamente a política de segurança da informação |
CGSI |
RECURSOS HUMANOS |
||||||
M29 |
Promover equivalência de conhecimento entre os profissionais de TI |
- |
Contínuo |
A01 |
Adequar plano de capacitação para os recursos internos de TI do IFAC para os servidores que trabalham com TI em conjunto com DSGP |
DRTI/DSGP |
A02 |
Propor calendário de capacitação |
DRTI |
||||
A03 |
Levantar demandas de cursos específicos necessários |
DRTI/CTI campus |
||||
M30 |
Ampliar o quadro de pessoal de TI nos campi e Reitoria |
90% |
jun/12 |
A01 |
Realizar concurso ou contratar terceirizado para compor a equipe da DRTI e das CTIs dos campi |
DSGP/DRTI |
A02 |
Padronização de pelo menos 1 analista e 1 técnico de TI nos campi |
DSGP/DRTI |
||||
A03 |
Aumento da equipe da DRTI com pelo menos mais 4 analistas (01x especializado em redes Windows e |
DSGP/DRTI |
|
|
|
|
|
Linux, 02x especializado em desenvolvimento de sistemas e 01x especializado em Suporte ao usuário) e mais 02x técnicos de TI para exercerem as atividades de manutenção de equipamentos de TI e suporte ao usuário. |
|
M31 |
Capacitar todos os servidores quanto à utilização de sistemas e recursos de TI |
- |
Contínuo |
A01 |
Desenvolver plano de capacitação para os recursos internos de TI do IFAC para os servidores |
DRTI |
A02 |
Propor calendário de capacitação |
DRTI |
||||
A03 |
Levantar demandas de cursos específicos necessários |
DRTI/CTI campus |
||||
A04 |
Realizar as capacitações |
DRTI/CTI campus |
||||
SUPORTE AO USUÁRIO |
||||||
M32 |
Atender com eficiência e qualidade os usuários |
- |
Contínuo |
A01 |
Registrar todos os atendimentos em sistema de gestão de suporte |
DRTI |
A02 |
Manter equipe específica para atendimento a suporte e manutenção |
DRTI |
||||
A03 |
Monitorar o tempo da resolução de problemas e a reincidência do mesmo |
DRTI |
||||
A04 |
Treinar o profissionais de suporte para melhoria |
DRTI |
||||
M33 |
Elaborar e publicar tutoriais |
- |
Contínuo |
A01 |
Levantar todas as atividades que o |
DRTI |
|
de atividades rotineiras |
|
|
|
usuário possa realizar sem a presença de um técnico |
|
A02 |
Desenvolver tutoriais e passo-a- passos com a realizações de tais tarefas |
DRTI |
||||
A03 |
Publicar os tutoriais numa página específica da DRTI |
DRTI |
||||
OUTROS |
||||||
M34 |
Separar do datacenter do IFAC do campus Rio Branco |
100% |
jun/12 |
A01 |
Adquirir equipamentos para o campus Rio Branco |
PRDI/PRAD |
A02 |
Instalar e configurar todos os equipamentos |
CTI campus |
||||
A03 |
Separar os recursos que o campus utiliza no data center do IFAC |
DRTI/CTI campus |
||||
M35 |
Estruturação do datacenter do IFAC no prédio definitivo da Reitoria |
100% |
jul/12 |
A01 |
Planejar mudança da TI antes da chegada de qualquer setor no prédio definitivo |
DRTI |
A02 |
Instalar serviços prioritários no prédio definitivo como Internet, DNS, firewall, etc. |
DRTI |
||||
A03 |
Migrar os serviços para o disponibilizado no prédio definitivo |
DRTI |
||||
A04 |
Mover parte dos equipamentos para o prédio definitivo |
DRTI |
||||
A05 |
Levar os demais setores para o prédio definitivo |
DRTI |
||||
M36 |
Auxiliar na elaboração Projeto de Inclusão Digital, para disponibilizar um |
80% |
abr/12 |
A01 |
Identificar equipamento mais adequado para o projeto (Tablet ou Netbook) |
CGTI |
|
equipamento (Tablet ou Netbook) por aluno do IFAC. |
|
|
A02 |
Elaborar termo de referência para todos os equipamentos necessários |
DRTI |
A03 |
Auxiliar na elaboração de projeto pedagógico- acadêmico e quantificar demanda de aquisição |
PREN/PREX/PRDI |
||||
A04 |
Adquirir e distribuir equipamentos de acordo com o projeto elaborado |
PREN/PREX/PRDI/PRAD |
||||
A05 |
Acompanhar e analisar o impacto deste projeto sobre o IFAC |
PREN/PREX/PRDI |
Tabela 9 – Metas e ações
PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES
6.1. Política de aquisição e substituição de Equipamentos
Em conformidade com o que o estabelece a Instrução Normativa Nº 01 de 19 de janeiro de 2010 da Secretaria de Logística e , parágrafo 2º do artigo 7º, os bens de informática e automação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre que forem considerados ociosos obedecerão à política de inclusão digital do Governo Federal.
6.2. Tabela com Proposta Orçamentária
Item |
Descrição |
Quantidade (unidade de licença ou de equipamento) |
Valor unitário |
Valor Global |
Meta(s) envolvida(s) |
||||||
Reitoria |
Rio Branco |
Cruzeiro do Sul |
Xapuri |
Sena Madureira |
Baixada do Sol* |
TOTAL |
|||||
|
|||||||||||
GESTÃO |
|||||||||||
1 |
Diárias civis para viagens entre os campi e Reitoria do IFAC (visitas e/ou reuniões nas instituições) |
54 |
0 |
16 |
16 |
16 |
0 |
102 |
211,50 |
21.573,00 |
01;02;03; 04;09;10;11; 14;15;31;36 |
2 |
Passagens aéreas e/ou terrestres para viagens entre os campi e Reitoria do IFAC (visitas e/ou reuniões nas instituições) |
18 |
0 |
16 |
0 |
0 |
0 |
34 |
A definir |
0,00 |
01;02;03; 04;09;10;11; 14;15;31;36 |
3 |
Diárias civis para viagens fora da instituição (reuniões e/ou cursos) |
18 |
6 |
4 |
4 |
4 |
0 |
36 |
267,90 |
9.644,40 |
01;02;03; 04;09;10;11; 14;15;31;36 |
4 |
Passagens aéreas e/ou terrestres visitas, reuniões, eventos em geral em outras localidades |
18 |
6 |
4 |
4 |
4 |
0 |
36 |
A definir |
0,00 |
01;02;03; 04;09;10;11; 14;15;31;36 |
SOFTWARES |
|||||||||||
5 |
Suite Education Adobe Premium |
5 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
5 |
2.160,00 |
10.800,00 |
16;17;19;33 |
6 |
Suite Education Adobe Master |
3 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
3 |
3.690,00 |
11.070,00 |
16;17;19;33 |
7 |
Corel Draw X5 |
5 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
6 |
385,00 |
2.310,00 |
16;17;19;33 |
8 |
EMS SQL Management Studio para MySQL (Business - Com 3 anos de manutenção) |
5 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
5 |
2.500,00 |
12.500,00 |
16;17;19;33 |
9 |
EMS SQL Management Studio para PostgreSQL (Business - Com 3 anos de manutenção) |
5 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
5 |
2.700,00 |
13.500,00 |
16;17;19;33 |
10 |
VOLARE – Pini |
3 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
3 |
4.200,00 |
12.600,00 |
16;17;19;33 |
11 |
TCPO - Tabela de composição de Preços de Obras |
3 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
3 |
330,00 |
990,00 |
16;17;19;33 |
12 |
AutoCAD 2012 |
3 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
3 |
10.000,00 |
30.000,00 |
16;17;19;33 |
13 |
Acronis Backup & Recovery 11 Advanced Workstation |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
0 |
10 |
400,00 |
4.000,00 |
16;17;19;33 |
14 |
LanSchool v7.6 |
0 |
170 |
90 |
60 |
120 |
0 |
440 |
55,00 |
24.200,00 |
16;17;19;33 |
15 |
Deep Freeze Enterprise (Educacional) |
0 |
170 |
90 |
60 |
120 |
0 |
440 |
70,00 |
30.800,00 |
16;17;19;33 |
16 |
Microsoft Office 2010 Standard |
196 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
196 |
180,00 |
35.280,00 |
16;17;19;33 |
17 |
Sistema de virtualização corporativo |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
0 |
5 |
17.000,00 |
85.000,00 |
16;17;19;20;33 |
18 |
Sistema de gerenciamento de ambiente de virtualização |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
22.000,00 |
22.000,00 |
16;17;19;20;33 |
19 |
Sistema de backup corporativo |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
23.000,00 |
23.000,00 |
16;17;19;20;33 |
20 |
Sistema de anti vírus corporativo para servidores de rede |
10 |
4 |
4 |
4 |
4 |
0 |
26 |
250,00 |
6.500,00 |
16;17;19;33 |
21 |
Super Professor Web (3 anos) |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
1 |
1.000,00 |
1.000,00 |
16;17;19;33 |
22 |
Chem3D Ultra - Windows |
0 |
0 |
0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
1.300,00 |
78.000,00 |
16;17;19;33 |
23 |
Sound Forge PRO |
5 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
5 |
800,00 |
4.000,00 |
16;17;19;33 |
24 |
Sony Vegas PRO |
5 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
5 |
1.300,00 |
6.500,00 |
16;17;19;33 |
25 |
Adobe Captivate |
2 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
2 |
1.000,00 |
2.000,00 |
16;17;19;33 |
26 |
Windows Server 2008 R2 Standard |
6 |
2 |
2 |
2 |
2 |
0 |
14 |
2.000,00 |
28.000,00 |
16;17;19;33 |
EQUIPAMENTOS |
|||||||||||
27 |
Impressora tipo plotter |
2 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
3 |
45.000,00 |
135.000,00 |
21;22 |
28 |
Impressora Laser Colorida A3 |
2 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
2 |
6.000,00 |
12.000,00 |
21;22 |
29 |
Multifuncional Laser Monocromática |
15 |
19 |
11 |
15 |
10 |
0 |
70 |
3.300,00 |
231.000,00 |
21;22 |
30 |
Impressora Laser Monocromática |
14 |
4 |
4 |
4 |
4 |
0 |
30 |
1.200,00 |
36.000,00 |
21;22 |
31 |
Impressora Laser Colorida |
7 |
3 |
3 |
3 |
3 |
0 |
19 |
5.000,00 |
95.000,00 |
21;22 |
32 |
Nobreak online para datacenter |
2 |
1 |
1 |
1 |
1 |
0 |
6 |
10.000,00 |
60.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
33 |
Banco de baterias para nobreak |
2 |
1 |
1 |
1 |
1 |
0 |
6 |
9.000,00 |
48.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
34 |
Unidade storage (completa) |
2 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
2 |
116.000,00 |
232.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
35 |
Gaveta para unidade storage |
4 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
4 |
8.000,00 |
32.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
36 |
Discos SAS para unidade storage |
24 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
24 |
3.500,00 |
84.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
37 |
Discos SATA para unidade storage |
24 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
24 |
3.500,00 |
84.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
38 |
Unidade backup |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
45.000,00 |
45.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
39 |
Computador desktop tipo 1 (laboratórios) |
0 |
170 |
90 |
60 |
120 |
0 |
440 |
2.900,00 |
1.276.000,00 |
09;15;19;21;22 |
40 |
Computador desktop tipo 2 (administrativo) |
120 |
95 |
50 |
50 |
30 |
0 |
345 |
3.100,00 |
1.069.500,00 |
09;15;19;21;22 |
41 |
No-break para computadores desktop |
120 |
265 |
150 |
110 |
150 |
0 |
795 |
300,00 |
238.500,00 |
09;15;19;21;22 |
42 |
Televisor LCD 52 polegadas com suporte |
22 |
0 |
2 |
2 |
2 |
0 |
28 |
4.000,00 |
112.000,00 |
01;02;09;15; 21;22 |
43 |
Computador desktop tipo 3 (engenharia, asses- soria de comunicação e DRTI) |
15 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
15 |
8.000,00 |
120.000,00 |
09;15;16;17; 18;19;21;22;33 |
44 |
Acces Point 802.n POE |
20 |
20 |
20 |
20 |
20 |
0 |
100 |
1.600,00 |
160.000,00 |
01;02;09 |
45 |
Controlador de rede sem fios para Aps |
0 |
1 |
1 |
1 |
1 |
0 |
4 |
35.000,00 |
140.000,00 |
01;02;09 |
46 |
Kit Estação Rádio Base (Integração |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
60.000,00 |
60.000,00 |
01;02;09 |
|
Reitoria – Campus Rio Branco) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
47 |
Central telefônica |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
0 |
5 |
12.000,00 |
60.000,00 |
08 |
48 |
Ferramentas de trabalho diversas (chaves de fenda, philips, parafusa- deira elétrica sem fio com torque, scanner de rede, etiquetadora em fita térmica, rádio co- municador, alicates de crimpar, de inser- ção, decapador uni- versal, de corte e de bico, cabos, conec- tores, etc) |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
0 |
5 |
5.000,00 |
25.000,00 |
09;21;32 |
49 |
HD externo USB |
4 |
2 |
2 |
2 |
2 |
0 |
12 |
350,00 |
4.200,00 |
09;21;32 |
50 |
Conversor de fibra óptica gigabit (Transceiver SFP) |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
0 |
25 |
2.600,00 |
65.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
51 |
Switch de rede Gigabit (borda) |
10 |
20 |
16 |
12 |
12 |
0 |
60 |
4.000,00 |
240.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
52 |
Switch de rede Gigabit (core) |
0 |
2 |
2 |
2 |
2 |
0 |
10 |
18.000,00 |
180.000,00 |
01;02;03;04;09; 10;12;13;14;21; 34;35 |
53 |
Leitor de código de barras |
15 |
3 |
3 |
3 |
3 |
0 |
30 |
200,00 |
6.000,00 |
09;15;16;17; 18;19;21;22;33 |
54 |
Notebook tipo 1 (13") |
20 |
3 |
3 |
3 |
3 |
0 |
32 |
3.200,00 |
102.400,00 |
09;15;19;21;22 |
55 |
Notebook tipo 2 (14") |
20 |
10 |
10 |
10 |
10 |
0 |
60 |
3.200,00 |
192.000,00 |
09;15;19;21;22 |
56 |
Tablet (10” - Administrativo) |
20 |
3 |
3 |
3 |
3 |
0 |
32 |
2.000,00 |
64.000,00 |
09;15;19;21;22 |
57 |
Tablet (7” – Projeto de Inclusão) |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
3600 |
1.200,00 |
4.320.000,00 |
36 |
58 |
Projetor Multimídia tipo 1 e Tela de Projeção |
15 |
35 |
15 |
24 |
15 |
0 |
104 |
6.000,00 |
624.000,00 |
09;15;19;21;22 |
59 |
Kit para laboratório de TI (Manutenção e rede: kit de |
0 |
24 |
0 |
1 |
20 |
0 |
45 |
700,00 |
31.500,00 |
09;15;19;21;22 |
|
ferramentas, multímetro, estação de solda, testador de cabos, pulseiras anti-estática, etc.) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
60 |
Impressora térmica tipo 1 |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
0 |
10 |
1.500,00 |
15.000,00 |
09;15;16;17; 18;19;21;22;33 |
61 |
Câmera Digital Profissional |
12 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
12 |
2.000,00 |
24.000,00 |
09;15;19;21;22 |
62 |
Filmadora Digital Profissional |
12 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
12 |
2.000,00 |
24.000,00 |
09;15;19;21;22 |
TOTAL GERAL |
R$ 10.722.367,40 |
Tabela 11 – Proposta orçamentária
* a partir de 2013.
REFERÊNCIAS
Guia Prático de Elaboração de PDTI – MPOG/2010
Tecnologia da Informação – Legislação Brasileira, Secretaria de Política e Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia
Sítio: www.sisp.gov.br – Acesso em 06 de setembro de 2011 Plano Diretor de Tecnologia da Informação do IFES
Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Anatel Plano Diretor de Tecnologia da Informação do IFB Plano Diretor de Tecnologia da Informação do IFRO.
Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço nº 08, de 20/03/2012.