RESOLUÇÃO Nº 213/2014 – CONSU/IFAC.

 

A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC), no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei n° 11.892/2008 e pela Portaria Ministerial nº 363, de 24.04.2014, publicada no Diário da União nº 78, Seção 2, de 25.04.2014.

CONSIDERANDO a deliberação do Conselho Superior ocorrida durante a 02° reunião extraordinária em 18.11.2014 e o art. 20 e 21, da Resolução n° 191, de 08 de agosto de 2014, que aprova do Regimento Interno do Conselho Superior,

 

 

CONSIDERANDO o processo 23244.001392/2014-71;

CONSIDERANDO Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990;

CONSIDERANDO Decreto n° 7.003, de 09 de novembro de 2009;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º. APROVAR o Plano Anual de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor 2014, conforme anexo único.

Art. 4º. Esta Resolução tem efeito retroativo a 05 de maio de 2014.

 

Rio Branco - AC, 18 de Novembro de 2014. 

 

 

ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS

Presidente do Conselho Superior

 

ANEXO ÚNICO - RESOLUÇÃO Nº 213, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2014.

                                                                                                  

 

 Plano anual de aTENÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR PASQV/2014 

  

Rio Branco/AC

Abril de 2014

 

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Dilma Vana Rousseff

 

MINISTRO DA EDUCAÇÃO

José Henrique Paim

 

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Marco Antônio de Oliveira

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE

REITORA PRO TEMPORE

Rosana Cavalcante dos Santos

 

Pró-Reitor de Administração

Marcelo Coelho Garcia

 

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas

Cláudia Ferreira de Almeida

 

Pró-Reitor de Ensino

Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio

 

Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Luís Pedro de Melo Plese

 

Chefe de Gabinete Institucional

Carla Mioto Niciani

 

Chefe de Gabinete de Planejamento e Gestão

Paula de Lacerda Santos Ribeiro

 

Diretor Geral do Câmpus Cruzeiro do Sul

Marcondes de Lima Nicácio

 

Diretora Geral do Câmpus Rio Branco

Márcio Bonfim Santiago

 

Diretor Geral do Câmpus Sena Madureira

Diones Assis Sallas

 

Diretor Geral do Câmpus Avançado de Xapuri

Joel Bezerra de Lima

 

Diretor Geral do Câmpus Tarauacá

Sérgio Guimarães da Costa Flórido

 

Gestores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

 

Cláudia Ferreira de Almeida

Pró-Reitora

 

Paula Daniele Batista

Diretora de Desenvolvimento de Pessoas

 

Denise Guimarães Lopes

Diretora de Gestão de Pessoas

 

Equipe:

Elainy da Silva Camilo Loiola

Coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor

Idelbrando da Rocha Menezes Júnior

Médico

Daniel Faria Esteves

Coordenador de Folha de Pagamento e Controle de Funções

Maria Cecília Pereira Ugalde

Coordenadora de Ingresso e Movimentação

Maria da Conceição Vale Queiroz

Coordenadora de Avaliação de Técnicos

Rafaela de Sousa Roque

Coordenadora de Avaliação de Docentes

Rejane Eiko Moribe

Apoio Administrativo

Silvania da Silva Souza

Coordenação de Registros Funcionais e Acompanhamento de Cargos e Contratos

Simone Silveira de Freitas Pedrosa

Odontóloga

 

 SUMÁRIO

1................................................................................................................. INTRODUÇÃO.. 5

2.................................................................................... IDENTIDADE INSTITUCIONAL.. 7

3..................................................................................................................... OBJETIVOS. 9

4...................................................................................................................... PREMISSAS. 10

5........................................................................................ TEMAS PARA ABORDAGEM... 10

6.............................................................................................................. PÚBLICO ALVO.. 11

7............................................................................................... METAS ESTRATÉGICAS. 11

8........................................................................................................ AÇÕES PREVISTAS. 11

9...................................................................................................................... RECURSOS. 15

10............................................................................................................ CRONOGRAMA.. 16

11......................................................................................... RESULTADOS ESPERADOS. 17

12............................................................................. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 17

 

INTRODUÇÃO

A qualidade de vida é um tema estudado por diversas áreas profissionais. Desta forma, é um termo usado em duas vertentes: a primeira, na linguagem cotidiana, por profissionais em geral. E por último, no contexto da pesquisa científica, também em diferentes campos do saber1.

Neste sentido, a Qualidade de Vida (QV), compreendida no contexto da saúde tem sido proposta como aspectos subjetivos de bem-estar que estão relacionados às vivências em diferentes ambientes onde o indivíduo se faz presente, entre eles, o ambiente de trabalho.

O interesse pelo conceito QV na área da saúde é recente e provém dos novos padrões que têm influenciado as políticas e as práticas nas últimas décadas1. Na área organizacional, percebe-se mudanças pragmáticas no modelo de atuação, no sentido de conhecer e realizar ações abrangentes preocupando-se com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Consoante essa mudança de paradigma, a melhoria da QV passou a ser um dos resultados esperados, tanto das práticas assistenciais quanto das políticas públicas para o setor nos campos da promoção da saúde, prevenção de doenças, mesmo no ambiente de trabalho.

Destarte, a qualidade de vida, enquanto conceito e prática, adentrou os ambientes organizacionais, caracterizando qualidade de vida no trabalho (QVT), sendo este último o interesse do presente plano.

A saúde no trabalho tem estreita relação com o conceito de qualidade de vida. Ambas precisam andar juntas para o seu entendimento global, já que sem saúde seria improvável apresentar qualidade de vida, mesmo no ambiente de trabalho.

As transformações sofridas nas organizações, a partir da Revolução Industrial, exigiram do trabalhador alto desempenho e o cumprimento rigoroso de uma carga horária, muitas vezes excessiva, trazendo à tona a expressão da inteligência humana no desejo de melhorar as condições da existência material. Tal mudança também provocou insegurança no trabalhador, refletindo diretamente na sua saúde física e mental².

 

A fim de minimizar os reflexos na saúde do trabalhador, advindos dessa transformação, é necessário desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças ocasionadas pelo trabalho.

 

No âmbito do serviço público federal, a promoção a saúde e a qualidade de vida do servidor constituem-se diretrizes da Secretaria de Gestão Pública (SEGEP), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cabendo aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), viabilizarem os meios e os recursos necessários para garantir a implantação de tais ações, consoante o disposto no Art. 18, da Portaria Normativa n° 03, de 25 de Março de 2013, utilizada como parâmetro para a elaboração das ações previstas neste plano.

 

É importante ressaltar que, no Instituto Federal do Acre (IFAC), a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGP), atuou durante todo o exercício de 2013 dando continuidade às parcerias existentes junto a instituições educacionais, bem como de lazer e desportivas, no intuito de proporcionar aos servidores opções de cultura, educação, lazer e atividade física.

 

No curso de 2013, foram realizadas ainda campanhas de prevenção a saúde (vacinação, aferição de pressão arterial, controle da glicose, testes rápidos de HIV, Hepatite e agendamentos de preventivo), registros de atestados médicos, bem como o agendamento e realização de perícias e juntas médicas e odontológicas dos servidores e seus dependentes, em cumprimento às disposições do Poder Executivo contidas na Lei n° 8.112/1990 e no Decreto n° 7.003/2009. 

 

 

 

Para 2014, a Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (COSVI), da DIRDP, trabalhará com a perspectiva de ampliação das ações de atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores, acompanhando a tendência de crescimento do quadro funcional do IFAC durante o exercício, em face do concursos públicos em andamento.  

 

Nesse sentido, constituem-se ações estratégicas, dentre outras: a licitação e aquisição de materiais de consumo e equipamentos médico-odontológicos; a contratação de mais profissionais de saúde, formando uma equipe multidisciplinar; a criação de um espaço apropriado para atendimento aos servidores; e a diversificação das parcerias institucionais.

 

Ante a necessidade de alavancar o desenvolvimento das atividades já existentes e também de inovar, objetiva-se a realização das ações descritas no Plano Anual de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor – PASQV/2014. 

  1. IDENTIDADE INSTITUCIONAL 

A identidade do Instituto Federal do Acre compreende a missão, a visão e os valores a seguir demonstrados:

2.1 Missão:

Educar, inovar e interagir com a sociedade, promovendo inclusão, emancipação, cidadania e desenvolvimento sustentável.

 

2.2 Visão:

Ser responsável pela nova revolução do Acre através da Educação, Ciência e Tecnologia.

 

2.3 Valores:

 

  1. OBJETIVOS

 

3.1 Objetivo Geral:

           

Em consonância com os objetivos prescritos na Seção II, Art. 6º, inciso I, da Portaria Normativa Nº 3/2013: de estimular à oferta de ações de educação em saúde e promoção da saúde, em diferentes níveis de prevenção, direcionadas ao bem-estar, à qualidade de vida e à redução da vulnerabilidade a riscos relacionados à saúde, aos determinantes e condicionantes; bem como no inciso V do referido artigo: contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores; o presente documento tem como objetivo geral implementar ações de assistência, vigilância e promoção à saúde e  à qualidade de vida do servidor, extensivas aos seus dependentes, no que couber.

 

3.2 Objetivos Específicos:

 

Nessa perspectiva, exsurgem os seguintes objetivos específicos:  

 

  • Parametrizar ações voltadas a atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores do IFAC;
  • Organizar, de forma multiprofissional, as ações de prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores do IFAC;
  • Desenvolver ações específicas destinadas à promoção da saúde, assim como à prevenção de riscos de doenças, tendo como áreas prioritárias:  saúde da mulher e saúde do homem, respeitadas as nuances de cada gênero, as variáveis de faixa etária e as condições de saúde; saúde bucal; saúde ocupacional; e saúde da pessoa com deficiência, no que couber;
  • Implementar a cultura de exames periódicos; 
  • Realizar diagnósticos e estudo técnicos voltados à formulação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA – NR 9) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO – NR 7);
  1. PREMISSAS:

 

Para o desenvolvimento das ações observar-se-á as premissas descritas no Art. 7º, da Portaria Normativa N º 3/2013:

 

  • Compreensão da saúde como fenômeno biopsicossocial;
  • Atuação na perspectiva biopsicossocial do indivíduo, isto é, a equipe multiprofissional deverá realizar ações interdisciplinares, considerando os múltiplos fatores que influenciam a condição de saúde dos servidores em suas relações com o trabalho;
  • Realizar programas de promoção da saúde, contemplando conhecimentos técnicos interdisciplinares;
  • Buscar a gestão participativa no desenvolvimento das ações, assegurando o direito de participação dos servidores nas etapas do processo de atenção à saúde;
    • Assegurar ambientes de trabalho saudáveis;
    • Relação entre atenção à saúde e gestão de pessoas, no reconhecimento como estratégia das políticas de gestão de pessoas;
      • Humanização na atenção à saúde.

 

  1. TEMAS PARA ABORDAGEM: 

 

Priorizam-se os seguintes temas de interesse:

 

  • Saúde bucal;
  • Saúde do homem;
  • Saúde da mulher;
  • Saúde mental;
  • Saúde ocupacional.

 

 

  1. PÚBLICO ALVO:

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, extensivo aos dependentes, no que couber.

 

  1. METAS ESTRATÉGICAS:

 

  • Colaborar na implantação da Unidade de Atenção à saúde do Servidor, nas instalações da Reitoria ou do Câmpus Rio Branco;
  • Contribuir na estruturação do espaço físico necessário ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da saúde;
  • Participar da implantação do Módulo “Assistência ao Servidor” – SIGRH;
  • Realizar 08 (oito) oficinas “Dia de Atenção ao Servidor”, abrangendo todas as unidades do IFAC, com ênfase para uma ação conjunta a ser realizada no mês de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público;
  • Demandar a realização de certames licitatórios com as seguintes finalidades: aquisição de materiais e equipamentos médicos e odontológicos; contratação de pessoa jurídica para serviços de exames periódicos;
  • Demandar a realização de diagnóstico e estudo técnico para formulação do PPRA e PCMSO.

 

AÇÕES PREVISTAS:

 

8.1 Saúde do Servidor – Área Médica

 

  • Realização, em parceria com SIASS - Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor/Ministério da Saúde/AC, de perícia oficial em saúde no tocante ao disposto na Lei nº 8.112/1990. De acordo com o Decreto nº 7.003/2009, a perícia oficial em saúde compreende duas modalidades: Junta Oficial em Saúde e Perícia Oficial Singular em Saúde;

 

  • Promover a implementação, estruturação e funcionamento do consultório e ambulatório Médico do Instituto Federal do Acre. Uma vez não possuindo um espaço físico estruturado para realização de consultas médicas e ambulatoriais, constitui-se meta primordial a sua estruturação e início de suas atividades em 2014;

 

  • Realizar exames para investidura em cargo público (exames admissionais, Art. 14 da Lei nº 8.112/1990);

 

  • Coordenar a implementação dos exames periódicos (Lei n° 8.112/90), priorizando as exigências legais como cumprimento do Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009, para o acompanhamento da saúde dos servidores, tendo como objetivo básico a prevenção dos agravos instalados e a promoção da saúde. O exame permite avaliar a condição de saúde dos servidores e detectar precocemente doenças relacionadas ou não ao trabalho, através dos exames clínicos (físico e mental), avaliações laboratoriais gerais e específicas com base nos riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos, psicossociais, entre outros) a que estão expostos os servidores nas diversas atividades exercidas;

 

  • Realizar campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças para servidores do Instituto Federal do Acre, orientando-os sobre temas na área de saúde; estimular a participação do indivíduo no cuidado com a saúde, sobretudo a prevenção;

 

  • Ministrar palestras informativas sobre diversos temas na área de saúde, com enfoque em prevenção de doenças, hábitos de vida saudáveis, uso e abuso de drogas, sexualidade e doenças ocupacionais;

 

  • Colaborar na criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, que terá como atribuições, dentre outras:
  • Realizar inspeções nos ambientes de trabalho, estudar as situações de trabalho potencialmente nocivas à saúde e ao bem-estar dos servidores, estabelecer medidas preventivas ou corretivas para eliminar ou neutralizar os riscos existentes;
  • Investigar as causas e consequências dos acidentes e das doenças associadas ao trabalho e acompanhar a execução das medidas corretivas até a sua finalização;
  • Promover a divulgação das normas de segurança e medicina do trabalho zelando pela sua observância.
  • Promover campanha de promoção em saúde em uma ação conjunta onde serão oferecidos à comunidade do IFAC durante o evento:
  • Verificação da presença de alguns fatores de risco para doenças consideradas problema de saúde pública, como:

 

- Diabetes: realização testes rápidos de índice glicêmico;

- Hipertensão: aferição de pressão arterial sistêmica;

- Obesidade: calculo o IMC, orientação sobre dieta, exercícios - físicos e hábitos de vida saudáveis.

  • Orientação sobre contágio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis através da distribuição de folders, preservativos, bem como a oportunidade de realizar testes rápidos tais como:

- Sífilis;

- HIV;

- Hepatite B e C.

  • Conscientização sobre a importância da doação de sangue, incluindo a presença da Unidade Móvel do HEMOACRE, facilitando o acesso do servidor e otimizando assim o seu tempo.

 

8.2 Saúde do Servidor – Área Odontológica

 

  • Realizar perícia oficial em saúde, singular e/ou junta, no tocante ao disposto na Lei nº 8.112/1990, em parceria com o SIASS/Ministério da Saúde/AC e de acordo com o Decreto nº 7.003/2009;
  • Promover a implementação, estruturação e funcionamento do consultório odontológico do Instituto Federal do Acre. Uma vez não possuindo um espaço físico estruturado para realização dos atendimentos odontológicos, constitui-se meta primordial a sua estruturação e início de suas atividades em 2014.
  • Realizar exames preventivos para detecção precoce do câncer bucal e demais afecções da mucosa oral;
  • Garantir assistência odontológica em nível primário de atenção;
  • Promover palestras educativas sobre noções de higiene dental e causas e consequências das doenças bucais;
  • Viabilizar o acesso à escova e ao dentifrício fluoretado e a conscientização da importância do seu uso constante aplicando corretamente as técnicas de escovação;
  • Por meio do SIASS, obter o levantamento de dados para diagnóstico situacional, visando monitorar e avaliar fatores de risco à saúde bucal;
  • Integrar, juntamente com a área médica, a campanha de promoção em saúde, mencionada anteriormente, fornecendo informações sobre saúde bucal, técnicas monitoradas de escovação dental, aplicação tópica de flúor e fornecimento de kits de higiene oral. 

8.3 Saúde do servidor - Psicologia:

 

  • Realizar diagnósticos de qualidade de vida e saúde mental no trabalho para auxiliar no planejamento das ações.
  • Buscar estratégias para estabelecer melhorias das relações no ambiente de trabalho

 

  • Mediar ações a partir do termo de cooperação com o Sistema Integrado à Saúde do Servidor (SIASS/MS/AC)
  • Buscar parcerias com unidades de saúde para realização de campanhas de prevenção à saúde do servidor (vacinação, aferição de pressão arterial, controle da glicose, agendamento de preventivo, etc.);
  • Promover campanhas, palestras e eventos relacionados com temas: saúde mental, relacionamento interpessoal, estresse no ambiente de trabalho, entre outros;
  • Viabilizar a celebração de convênios e parcerias com instituições que prestam serviços que contribuem para a melhoria da qualidade de vida do servidor, tais como: academias, clínicas estéticas, escolas de idiomas, associações desportivas, etc.

 

Considerando a probabilidade de admissão de 01 (um) Fisioterapeuta, 01 (um) Nutricionista e 01 (um) Enfermeiro do Trabalho, por meio do Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação, regido pelo Edital n° 02/2014, outras ações de natureza específica poderão ser incorporadas à execução deste plano durante o exercício de 2014.

 

  1. RECURSOS

 

Para consecução dos objetivos e metas previstas neste plano, há necessidade de recursos humanos, recursos orçamentários e recursos materiais, como demonstrado a seguir:

9.1 Recursos Humanos:

Médicos, Odontólogos, Psicólogos, Enfermeiros, Fisioterapeutas e Nutricionistas, considerando os profissionais existentes no quadro do IFAC, bem como os disponibilizados por instituições parceiras.

9.2 Recursos Orçamentários:

Recursos previstos no orçamento do IFAC para o exercício de 2014: Material de Consumo; Equipamentos e Material Permanente; Contratação de Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica; e Diárias e Passagens.

Também poderão ser utilizados recursos oriundos de convênios e parcerias firmadas entre o Instituto Federal do Acre e demais órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal. 

9.3 Recursos Materiais:

  • Equipamentos multimídia e recursos didáticos, para realização de oficinas e palestras;
  • Impressos, tais como: cartilhas, panfletos e banners;
  • Materiais de consumo e equipamentos diversos;
  • Livros didáticos das áreas específicas contidas no presente documento e Manuais Técnicos necessários à execução das ações.

 

CRONOGRAMA

ATIVIDADES

MÊS

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Encaminhamento de novo Termo de Referência para aquisição de materiais e equipamentos médicos-odontológicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de 08 (oito) oficinas “Dia de Atenção ao Servidor”, abrangendo todas as unidades do IFAC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de Ação Conjunta, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10/2014).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estruturação da unidade para desempenho das atividades dos profissionais da saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de Diagnóstico e Estudo Técnico para subsidiar a contração de exames periódicos e a elaboração do PPRA e PCMSO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Licitação para contratação de serviços de exames médicos, objetivando a implementação dos exames periódicos dos servidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração do PPRA e PCMSO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. RESULTADOS ESPERADOS

 

Entre as consequências podem estar presentes: melhoria da produtividade e eficácia na execução do trabalho; melhoria da situação geral de saúde e bem-estar do servidor.

 

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

  • BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. – Brasília, 2004.

 

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 156 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

 

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. – Brasília, 2004.

 

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

 

  • BRASIL. Ministério Do Planejamento Orçamento E Gestão. Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal - Brasília 2010.

 

  • BRASIL. Ministério da saúde Brasília. Política nacional de promoção da saúde. Brasília- 2012.

 

  • BRASIL. Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Publicada no D.O.U de 12.12.1990. Republicada no D.O.U de 18.03.1998.

 

  • BRASIL. Decreto n° 7.003, de 09 de novembro de 2009. Publicado no D.O.U de 10.11.2009. 

 

  • Coordenação da atenção básica área técnica de saúde bucal diretrizes para a atenção em saúde bucal. Secretaria Municipal da Saúde- São Paulo 2009.

 

  • Coordenação da atenção básica área técnica de saúde bucal diretrizes para a atenção em saúde bucal. Secretaria Municipal da Saúde- São Paulo 2009.

 

  • LOIOLA, E. S. C., HOKAMA, E., MARTINS, M. C. F. Relação Entre Resiliência e Autoeficácia em Trabalhadores. Anais – VI Mostra de Psicologia da Saúde, nov. 2013, ISBN 978-85-7814-270-4. (2)

 

  • Programa de atenção à saúde bucal - Instituto federal de educação do espírito santo, coordenação geral de assistência ao educando, departamento odontológico campus itapina plano de trabalho – Colatina 2011.

 

  • Programa de atenção à saúde bucal -Instituto federal de educação do espírito santo coordenação geral de assistência ao educando departamento odontológico campus Itapina plano de trabalho –  Jenniffer  Syreetta  de Oliveira Spelta - Colatina 2011.

 

  • Programa Institucional de Assistência à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor. Instituto federal do norte de Minas Gerais. Diretoria de gestão de pessoas, Montes Claros - 2103.

 

  • Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Portaria Normativa nº 3, de 25 de março de 2013, publicada no D.O.U 27/03/2013.

 

  • SEIDL, E. M. F.; Zannon, C. M. L. C. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 (2): 580-588, 2004. (1)

 

  • SPELTA, J. S. O. A importância da educação em saúde bucal para escolares de nível médio/técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Itapina, 2013.

 

  

Rio Branco, AC, 18 de Novembro de 2014.

 

 ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS

Reitora pro tempore

 

 

Este texto não substitui o publicado no site no dia 04/04/2015.