Resolução CONSU/IFAC nº 13/2015, 19 de março de 2015
|
Dispõe sobre a Aprovação do Plano de Cultura Institucional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC.
|
A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC), no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei n° 11.892/2008 e pela Portaria Ministerial nº 363, de 24.04.2014, publicada no Diário Oficial da União nº 78, Seção 2, de 25.04.2014, considerando a deliberação do Conselho Superior ocorrida durante a 3° reunião extraordinária em 19.03.2015 e o art. 20 e 21, da Resolução n° 191, de 08.08.2014, que aprova o Regimento Interno do Conselho Superior,
CONSIDERANDO o processo 23244.000857/2015-57
R E S O L V E:
Art. 1º - APROVAR o Plano de Cultura Institucional, conforme anexo único.
Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.
Rio Branco, AC 19 de Março de 2015
Rosana Cavalcante dos Santos
Presidente do Conselho Superior
RESOLUÇÃO Nº 013/2015 – CONSU/IFAC.
ANEXO I
PLANO DE CULTURA INSTITUCIONAL
RIO BRANCO
MARÇO DE 2015
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Dilma Vana Rousseff
MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Cid Gomes
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Marcelo Machado Feres
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
REITORA PRO TEMPORE
Rosana Cavalcante dos Santos
Pró-Reitor de Administração
Ubiracy da Silva Dantas
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas
Emanoel Amador Reis Neto
Pró-Reitora de Ensino
Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio
Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.
Luís Pedro de Melo Plese
Pró-Reitor de Extensão
Abib Alexandre de Araújo
Chefe de Gabinete Institucional
Cícera Daniely de Souza Lira
Diretora Sistêmica de Desenvolvimento Institucional
Gírlen Nunes dos Santos
Diretor Geral do Câmpus Cruzeiro do Sul
Marcondes de Lima Nicácio
Diretor Geral do Câmpus Rio Branco
Paulo Roberto de Souza
Diretor Geral do Câmpus Sena Madureira
Marcelo Helder Medeiros Santana
Diretor Geral do Câmpus Xapuri
Joel Bezerra de Lima
Diretora Sistêmica de Programas Especiais
Jailene Ribeiro Soares
Diretor Geral do Câmpus Tarauacá
Sérgio Guimarães da Costa Flórido
Diretor Geral do Câmpus Baixada do Sol
Dausterneya Maciel
EQUIPE DE ELABORAÇÃO
Abib Alexandre de Araújo – Pró-Reitor de Extensão
Kelen Gleysse Maia Andrade Dantas – Diretora de Extensão e Cultura
Douglas Marques Luiz – Coordenador de Projetos Culturais, Artísticos e Esportivos
Ueliton Santana – Docente de Artes
Hévea Monteiro Maciel – Diretora de Extensão Tecnológica
Irla de Oliveira Vidal - Coordenadora de Programas, Projetos, Registros e Certificação
Cristiane das Neves das Neves - Coordenadora do Centro de Idiomas e Intercâmbio
Jociane Silva do Nascimento – Estagiária e discente do Curso de Tecnologia em Processos Escolares do IFAC
PLANO DE CULTURA
1.1
INSTITUIÇÃO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE - IFAC |
1.2
EIXOS TEMÁTICOS: 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4( ) 5 ( X ) 6 ( ) 7( X ) |
1.3
COORDENADOR: |
Prof. Msc. Douglas Marques Luiz |
E-MAIL: |
douglas.luiz@ifac.edu.br |
TELEFONE PARA CONTATO |
FIXO: (68) 2106-6876 / CELULAR: (68)9969-2201 |
2. CARACTERIZAÇÃO DO PLANO DE CULTURA:
2.1 Identificação
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC |
Unidade Geral: Pró-Reitoria de Extensão - PROEX |
Unidade de Origem: Diretoria de Extensão e Cultura - DIEXC |
Início Previsto: _10/05/2015___ |
Término Previsto: _10/05/2017_____ |
Possui Recurso Financeiro: SIM |
Gestor da Instituição: Rosana Cavalcante dos Santos |
2.2 Características da Proposta:
Abrangência: |
Local e Regional |
Município Abrangido: |
Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá |
Período de Realização: |
10 de maio de 2015 a 10 de maio de 2016 11 de maio de 2016 a 09 de maio de 2017 |
Público-alvo: |
Comunidade Interna: alunos, docente e técnicos. Comunidade Externa: instituições parceiras e sociedade civil (fazedores de cultura, artistas, mestres da cultura popular, dentre outros) |
2.3 Discriminar Público-alvo:
Público Interno da Universidade/Instituto |
Alunos regulares dos cursos técnicos e superiores; Servidores do quadro permanente e provisório |
Instituições Governamentais Federais |
|
Instituições Governamentais Estaduais |
|
Instituições Governamentais Municipais |
|
Organizações de Iniciativa Privada |
|
Movimentos Sociais |
|
Organizações Não-Governamentais (ONGs/OSCIPSs) |
|
Organizações Sindicais |
|
Grupos Comunitários |
|
Outros |
Alunos da Educação a Distância - EaD, PRONATEC e Mulheres Mil |
2.4 Parcerias
Nome |
Coordenação do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Acre |
Sigla |
UFAC |
Parceria |
Apresentação em Eventos e Cursos de Formação |
Tipo de Instituição |
Instituição Pública Federal de Ensino Superior |
Histórico |
A universidade Federal do Acre, através do curso de Música Licenciatura Plena, vem desenvolvendo atividades culturais na área de música, destacando-se a formação do Coral da UFAC. |
Nome |
Fundação de Comunicação e Cultura Elias Mansour |
Sigla |
FEM |
Parceria |
Participação em Circuito Cultural; Apresentação de Projetos Aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Oferta de vagas para cursos de formação na área da cultura. |
Tipo de Instituição |
Instituição Pública Estadual |
Histórico |
A Fundação Elias Mansour é o órgão responsável, no estado do Acre, por fomentar a Cultura e desenvolver políticas culturais através de mecanismos de financiamento como o PRECULT – Programa Estadual de Cultura. Através do financiamentos da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo Estadual de Cultura, vários projetos culturais são desenvolvidos nos municípios do Acre. |
Nome |
Fundação de Cultura Garibaldi Brasil |
Sigla |
FGB |
Parceria |
Circuito Cultural; Apresentações de projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Rio Branco; Cursos e Oficinas Culturais. |
Tipo de Instituição |
Instituição Pública Municipal |
Histórico |
A Fundação de Cultura Garibaldi Brasil é o órgão responsável por fomentar a cultura, o respeito à diversidade e às manifestações culturais dos povos tradicionais e indígenas, no município de Rio Branco. Através da Lei de Incentivo à Cultura do município de Rio Branco e do Fundo Municipal de Cultura, é possível, todos os anos, um investimento de mais de 1 milhão de reais para financiamento de projetos culturais. |
Nome |
Associação dos Artistas Plásticos do Acre |
Sigla |
AAPA |
Parceria |
Exposição de obras artísticas; Cursos; Oficinas |
Tipo de Instituição |
Associação não governamental |
Histórico |
A AAPA é uma ONG que vem há anos incentivando as Artes Visuais e promovendo os artistas do Acre, por meio de divulgação de obras artísticas. |
2.5 Descrição do Plano de Cultura Ação:
Eixo(s) temático(s): Eixo 5 – Produção e Difusão das Artes e Linguagens Propostas das diferentes linguagens artísticas promovendo e fortalecendo a criação, circulação e difusão da produção artística para formação artística e cultural que compreendam todo tipo de manifestação das artes e linguagens como circo, teatro, dança, cinema, vídeo, TV, música, literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia, contação de histórias, artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite, performance, intervenções urbanas e instalações que promovam: a) fomento à criação e integração na comunidade artístico-acadêmica e artistas oriundos de comunidades tradicionais e populares; b) incentivo ao aperfeiçoamento do artista por meio de intercâmbios artísticos com pesquisadores nacionais e internacionais; c) residências artísticas interinstitucionais; d) corredores artísticos: criação de circuitos da produção artística interinstitucional que articulam a integração de regiões e a produção de conhecimento local; e) manutenção de grupos artísticos com circulação dos trabalhos para apresentação pública no grupo social; f) criação de grupos artísticos para pesquisa de inovação de linguagem; g) realização de festivais, mostras, seminários e oficinas de artes; h) encontros multidisciplinares das várias linguagens artísticas; e i) presença de mestres visitantes: mestres dos saberes e fazeres populares e tradicionais atuando e contribuindo com os componentes curriculares dos cursos de arte.
Eixo 7 – Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação Definir propostas que contemplem atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão que promovam o desenvolvimento social, cultural e tecnológico, a sustentabilidade, inclusão social e a inovação. Poderão ser apresentadas ações para: a) formação e inovação em Arte e Cultura, a fim de atender às demandas de desenvolvimento local e regional e fortalecimento territorial, visando à inclusão de agentes e instituições que integram as cadeias e setores criativos e produtivos da Arte e da Cultura; b) formação artística, cultural, cidadã e crítica que integram a educação superior e a educação profissional e tecnológica, nas dimensões simbólica, cidadã e econômica; c) descentralização e expansão de cursos e programas de qualificação profissional, cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão (presenciais e/ou a distância) nas áreas das linguagens artísticas, dos setores criativos e da formação de gestores públicos e empreendedores culturais; d) promoção de cursos, inclusive interdisciplinares e com novos desenhos curriculares no campo da arte e da cultura, em educação superior e educação profissional e tecnológica que priorizem metodologias inovadoras e proponham modelos que superem as formas tradicionais e valorizem as práticas; e) qualificação dos recursos humanos da instituição em arte e cultura; f) desenvolvimento de pesquisas, metodologias e práticas inovadoras para a implementação de políticas públicas no campo de arte e cultura, em consonância com as diretrizes do PNC; g) reconhecimento e promoção dos saberes tradicionais e populares, integrados às políticas de ensino, pesquisa e extensão, e que contribuam para a difusão, inovação, preservação, acessibilidade e circulação da produção acadêmica oriunda desses saberes e situadas no espaço da sociedade civil; h) criação de redes de cooperação entre processos e metodologias de ensino que são desenvolvidas na instituição e na sociedade, integrando conhecimento acadêmico com os conhecimentos populares; i) articulação entre a educação superior, a educação profissional e tecnológica, a educação básica e as áreas artísticas e culturais; j) promoção de intercâmbio e residências, em arte e cultura, entre instituições, cursos e programas de educação profissional, tecnológica e superior que ampliem a mobilidade de estudantes, professores e técnicos; e k) desenvolvimento de pesquisa aplicada, inovação e tecnologia, com ênfase na área artística e cultural, para melhoramento de laboratórios de criação, empreendedorismo e inovação.
|
Resumo da Proposta: Apoiar e acompanhar os projetos de extensão e os eventos culturais, em espaços de arte e cultura, de cada Campus do IFAC, que articulem a formação, inovação e difusão da cultura e das artes em suas diversas linguagens, equipando e reestruturando espaços e ambientes de ensino, pesquisa e extensão já existentes. Para tanto, as ações culturais já existentes e institucionalizadas serão fortalecidas por meio de repasse financeiro, levando em conta todo processo administrativo institucional e suas legalidades, para compra de equipamentos e pagamento de serviços, viabilizando o funcionamento das atividades e dos espaços culturais no IFAC. Partimos da concepção de cultura como um conceito construído a partir das vivências de cada povo, raça e etnia, para estabelecermos o estímulo à troca de saberes e conhecimentos, assim como instrumento de ampliação do senso crítico de nossos alunos e servidores sobre o papel do sujeito nos tempos atuais. Nesse sentido, serão apoiadas práticas educativas, desenvolvidas tanto no âmbito do ensino quanto da pesquisa e da extensão, como forma de construção e ampliação do “fazer artístico”, mas fundamentalmente enquanto práticas que ajudem na construção de uma comunidade e sociedades mais justas e igualitárias, que promovam o acesso à cidadania e a valorização dos saberes tradicionais de origem amazônica, manifestados por meio das diversas linguagens artísticas e do respeito à diversidade.
|
Justificativa: O Estado do Acre é um dos mais carentes do Brasil do ponto de vista econômico. Segundo o IBGE, encontra-se na 24ª posição do “ranking” de estados brasileiros do ponto de vista do Produto Interno Bruto e na 18ª posição do ponto de vista do PIB per capita (IBGE, 2010). O Acre se estende por 164.122,280 Km2 e conta com uma população de 732.793 habitantes, dos quais mais de 50% são domiciliados na capital. Sua produção está vinculada a serviços (mais de 65% do seu PIB), a pecuária (cerca de 15% do PIB) e a pequenas propriedades destinadas à agricultura familiar (cerca de 17% do PIB). Em relação aos projetos direcionados à Cultura, observa-se que estes ocupam um espaço circunscrito dentro das ações do Governo do Estado, mas, no campo das políticas federais, o Acre foi identificado pelo Ministério da Cultura como uns “lócus no qual as políticas públicas podem se integrar”. Para desenvolver políticas públicas integradas, estão em curso trabalhos de zoneamento ecológico-econômico, zoneamento agro econômico e zoneamento econômico cultural, para fazer uma “fotografia do território a fim de identificar qual é o melhor arranjo institucional para que as políticas possam se integrar”. A implantação do IFAC com diversos campus no Acre se insere no contexto de fortalecimento do setor educacional voltado à formação para o trabalho, com a proposta de constituir uma formação gratuita e de qualidade aos menos favorecidos, incluindo as questões direcionadas as Artes, donde deriva a presença das 04 (quatro) grandes áreas: Música, Artes Plásticas, Teatro e Dança na grade disciplinar do IFAC e projetos culturais desenvolvidos na modalidade de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Os Institutos Federais (IF) possuem um mesmo ideário, para ser aplicado em todo o território nacional, todavia, de fato, existem discrepâncias entre seus mais diversos campi. Há escolas técnicas centenárias como são os casos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e outras iniciantes como no caso do Acre. Esta diferença se evidencia a cada vez que se participa de um evento (Seminário, simpósio entre outros), pois, é claro a distinção, em relação ao aparelhamento, entre as Instituições mais antigas e a as Instituições embrionárias como o caso do IFAC. Portanto, fortalecer a Cultura dentro de um Instituto embrionário é minimizar as discrepâncias da rede. É notório que o modelo de ensino técnico inovador que se propõe hoje é oriundo das escolas de aprendizes e artífices do início do século XX, pois de fato, as instituições que formam hoje a rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica são originárias, em parte, das 19 escolas de aprendizes artífices instituídas por um decreto presidencial de 1909, assinado por Nilo Peçanha. Essas escolas no início eram subordinadas ao Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, passaram, em 1930, para a supervisão do recém criado Ministério da Educação e Saúde Pública. Após quase um século, em 2008, houve grande renovação das ideias acerca dos modelos de escolas técnicas no país. Depois de um período marcado pela tentativa de privatização, o ensino técnico ressurgiu devido à demanda crescente do país para a profissionalização técnica. Depois de uma série de debates foi criado em 29/12/2008 um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica. Os IF visam fortalecer as condições estruturais pertinentes para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Brasil, oportunizando o fortalecimento das ações das escolas técnicas federais já existentes e a criação de novos IF. Como a rede federal se constituiu como um dos programas prioritários do governo federal, foi necessário estabelecer sua atuação em todos os níveis e modalidades de educação profissional, não permitindo um distanciamento com a formação integral do trabalhador, e criando condições para que os saberes populares sejam reconhecidos junto ao científico, fazendo com que haja um estreitamento com a comunidade atendida pelos IF. O compartilhamento de saberes é, portanto, um pressuposto do trabalho dos IF. O início da concepção de construção do IFAC data de 2007, quando foram iniciados os estudos de implantação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas - CEFET/AM, conforme autorização das portarias nº1065 de 13/11/2007 e nº 1201 de 12/12/2007, mediante audiências públicas organizadas pelo Instituto Dom Moacyr, instituição vinculada ao Governo do Estado do Acre. Após este período de estudos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC foi criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Em 2009 foi nomeado o reitor pro tempore e foram realizados cinco concursos públicos, e autorizada a construção dos Campus de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. O início acadêmico do IFAC aconteceu em julho de 2010 com a oferta de nove cursos com ênfase em Recursos Naturais e Ambiente, Saúde e Segurança do trabalho contando com aproximadamente 350 alunos. Em 2010, foi nomeado o novo reitor pro tempore e o banco de docentes passou de 180 para 390 e o de técnicos de 77 para 211 profissionais. As obras que estavam sobre a tutela do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) passaram a ser diretamente supervisionadas pelo IFAC. E em agosto daquele ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de mais uma unidade do IFAC, o campus Tarauacá, que neste momento já se encontra em funcionamento. Em relação à estrutura dos modelos de educação profissional técnica e tecnológica é notório que os IF têm revolucionado o ensino no país, promovendo acesso aos menos favorecidos e fortalecendo a educação, principalmente em localidades mais remotas, como é o caso do Estado do Acre. Segundo o Relatório de Gestão IFAC/2011, 58,7% dos alunos se encontram na faixa de renda familiar per capita que vai até meio salário mínimo. Somando-se aqueles cujas famílias recebem até um salário mínimo per capita, o percentual no total de alunos ingressantes no IFAC era de 81,7%. No estatuto de fundação do IFAC, publicado no Diário Oficial da União em 1° de Setembro de 2009, podemos encontrar menções à justiça social, equidade, cidadania e ética, bem como a Arte para a formação integral dos alunos. Tendo em vista esta perspectiva, a proposta que elaboramos tem como objetivo incentivar e dar manutenção às ações direcionadas as atividades artísticas com o cunho educacional dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Hoje o Instituto Federal do Acre tem uma importância sem par na construção de uma verdadeira revolução através da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Acre oferecendo cursos técnicos, superiores, pós – graduação e ainda programas especiais como é o caso do PRONATEC e Mulheres Mil, atuando em todas as regiões do Estado, Alto e Baixo Acre, Purus, Tarauacá e Envira e Juruá. Sabendo que o Instituto conta com a instalação de diversos campus em todos as regionais do Estado do Acre e que cada campus possui um professor de Artes e um professor de Música, que por sua vez, tem em seu Plano Individual de trabalho a missão de realizar um projeto de extensão direcionado à sua prática educativa, observa-se que é possível vislumbrar um programa que contemple as demandas artísticas para o IFAC. Os projetos de extensão são resultado de experiências vivenciadas em sala de aula, proporcionando uma aplicação das tecnologias e o estímulo à pesquisa na área das artes. As atividades de extensão serão desenvolvidas nas mais diversas linguagens respeitando as quatro grandes áreas do CNPq, a saber, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, englobando também a Literatura. Com o intuito de fazer algo que representasse todos os campus de forma equivalente construímos um plano de cultura que foi discutido desde o mês de agosto de 2104, através de contatos com os Professores e Técnicos Administrativos que trabalham com Arte no IFAC, e a culminância ocorreu em um evento realizado nos dias 13 e 14 de Novembro de 2014, intitulado I Mostra de Artes: compartilhando produções, promovendo interação (conforme anexo em portfólio). Após explanações e debate, foram escolhidas subáreas que seriam contempladas nos editais de extensão na área da Cultura. Além disso, foram indicadas as proposta dos projetos constituintes do Plano de Cultura Institucional como uma ampliação do que já vem sendo feito em nível de ações culturais no IFAC em cada núcleo (campus). Objetivando dar continuidade a participação coletiva foi aberta um canal de comunicação entre a Pró – Reitoria de Extensão e os servidores do IFAC de todas as unidades, através do e-mail institucional: (proex@ifac.edu.br), destinado a receber as propostas de projetos de cada unidade, além disso, o site da Instituição foi alimentado constantemente com informações em relação ao edital mais cultura nas Universidades e das instruções para se criar um plano de cultura unificado. Desta forma os Projetos de Extensão Institucional já formam um importante recurso educacional para a instituição e fazem parte do plano de cultura, pois, dentro das ações do IFAC, a Arte ocupa seu espaço expandindo-se cada vez mais. Isto pode ser observado nas participações da Instituição em Congressos, Seminários e Fóruns onde os resultados dos cursos de Extensão ligados à Arte e a Cultura sempre se fazem presentes. Estas ações ocorrem por meio de uma abrangência direta e significativa, de um público alvo carente sendo inserido diretamente nas ações destes projetos (Discentes e comunidade externa, além da participação de servidores). Somando-se à necessidade de fortalecimento da cultura em todas as unidades do IFAC, e ainda, ao explícito crescimento das iniciativas, através das demandas de projetos de extensão na área da cultura (conforme quadro abaixo), está a necessidade de recurso financeiro oriundo do Edital Mais Cultura nas Universidade para a realização da II Mostra de Artes, prevista para acontecer no X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação –CONNEPI, que será sediado pelo IFAC em novembro de 2015. Nesse sentido, a aprovação desse Plano de Cultura Institucional possibilitará um crescimento no desenvolvimento dos processos artísticos e culturais, a estruturação necessária para o funcionamentos dos espaços de realização das atividades de cultura, e especialmente, contribuirá para o sucesso do CONNEPI CULTURAL, que faz parte de um dos eventos mais significativos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Fonte: PROEX/IFAC
|
Fundamentação Teórica: Se olharmos ao redor, é facilmente perceptível que vivemos rodeados de um sem fim de objetos, seja no ambiente de trabalho nas Universidades, Institutos, ou seja, nos mais distintos lugares possíveis. Assim sendo, se prestarmos um pouco mais de atenção a estes objetos que nos rodeiam é notório percebermos uma finalidade para cada um deles. Isto é perceptível em utensílios domésticos, ou de uma mesa no trabalho ou o formato do computador e etc. Há, portanto, inúmeras coisas que auxiliam a nossa vida nas mais diversas funções. Com o desenvolvimento do homem ao longo da história, a humanidade produziu de maneira prática e objetiva elementos para descomplicar a vida e também para superar suas limitações físicas. Um pé de cabra, por exemplo, utiliza da força de alavanca para permitir elevar algo com um mínimo de esforço. Desta forma, o ser humano, que seria facilmente vencido pelas intempéries da natureza, produziu uma infinidade de objetos que transformaram e dominaram, por assim dizer, o ambiente. Esta decisão humana de desenvolver os elementos e aperfeiçoá-los faz entendível o processo civilizatório que a humanidade começou a trilhar desde seus primórdios. De acordo com (PROENÇA, 2005), quando se aventura a reconstruir a organização social de um determinado grupo humano os antropólogos começam por observar os objetos que os indivíduos deixaram, pois, assim, estudando estes utensílios tais como: Urnas mortuárias, instrumentos para caçar ou pescar eles pressupõem como eram seus dias de maneira generalista. O fato é que muitos destes utensílios, vão além de sua utilidade prática, isto é, seu objetivo também foi desenvolvido com uma finalidade estética. É neste contexto que a Arte emerge, fazendo com que as reflexões a respeito dos objetos passam a ter um foco deferente do trivial, fazendo com que estes objetos sejam de alguma forma uma expressão do sentimento humano. Assim sendo, estes objetos remontam a história da humanidade ao longo de sua existência. Dentro dos Institutos Federais, a Arte também tem uma importância capital, pois, no intuito de preparar indivíduos capazes para o mercado de trabalho é necessário pensar no contexto contemporâneo, onde, quanto mais o ser é capaz de ser inovador, inventivo e flexível mais chances ele tem de ser inserido no mercado de trabalho e auxiliar a nação a se desenvolver. Concordamos com (BARBOSA, 2002) que entende que a Arte proporciona a capacidade de reflexão, resolução de problemas, inovação, criatividade e um sem número de outros benefícios comprovadamente eficazes. Portanto, dentro da proposta Ideológica do Institutos federais a Arte não é como pensam alguns uma disciplina sem importância, pois, atualmente, o tema é inovação e, sem dúvida, inovação é um dos pressupostos das linguagens artísticas. Tanto na disciplina de Artes no Ensino Médio, quanto na Extensão, evidencia-se o trabalho artístico dos Institutos Federais com mais ênfase no Ensino Médio. O intuito é trabalhar com esses alunos, de maneira aplicada, buscando sempre uma finalidade e um produto. Assim sendo, as atividades artísticas e culturais serão desenvolvidas, dentro da Instituição, em consonância com o processo de ensino-aprendizagem, para desenvolvermos um programa que contemple as necessidades dos nossos atendidos. Tendo em vista que são atividades muito distintas em relação ao procedimento teórico, de fato, ocorrerão especificidades pertencentes a cada área do conhecimento, entretanto, buscar-se-á com ações, manter um mesmo eixo no que se refere a proposta ideológica e institucional, atendendo o presente Plano de Cultura elaborado coletivamente e onde o eixo temático Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação, refletem bem o objetivo a ser alcançado no processo. A busca pela finalidade se desenvolve de acordo com cada subdivisão de ações, isto é, os projetos apoiados impreterivelmente terão que proporcionar uma contrapartida Institucional se apresentando e/ou demonstrando suas atividades para a comunidade interna e externa. Fazendo com que o cuidado com a coisa pública seja evidenciado em cada ação. Os projetos direcionados à Música, Teatro e Dança se apresentarão trimestralmente junto a entrega do relatório de acompanhamento da equipe gestora. Aqueles destinados a Artes Visuais realizarão exposições acompanhando também a entrega dos relatórios de atividades. Através destas atividades em módulo de oficina será criado 01 (um) circuito cultural entre os campus até dezembro de 2016 fazendo com que haja a circulação dos projetos de Extensão apoiados e devidamente institucionalizados. Além disso haverá o fortalecimento da Mostra de Artes (Evento anual de Extensão cultural) que tem como principais objetivos, apresentar o trabalho dos mais diversos Campus do IFAC, promovendo a interação entre o público e a produção do IFAC, além de valorizar e estimular a produção artística nos mais distintos projetos de extensão. Buscar-se-á também realizar um seminário sobre Cultura no IFAC, que terá o intuito de discutir a Arte e a Cultura em sua diversidade fazendo com que no calendário da Instituição a Arte tenha sempre um evento onde a questão das novas tecnologias e procedimentos educacionais inovadores em Arte estejam presentes. Através destas iniciativas acreditamos ser possível ampliar o número de projetos culturais institucionalizados e ofertar um curso de extensão em Elaboração de Projetos Culturais e Artísticos com apoio de instituições parceiras, fortalecendo ainda mais os laços entre as instituições agindo de forma independente porém simbionte. Como Arte e cultura sempre dialogam e não estabelecem fronteiras, para além disto, ambas simplesmente a desconhecem, ofertaremos também cursos de extensão Instrumental em Língua Inglesa, Francesa e Espanhola. Estes cursos motivaram o intercâmbio e a abertura para novos universos de leitura aos atendidos pela instituição direta e indiretamente. Em conjunto a estes cursos buscar-se-á estruturar e equipar 01 (um) Centro de Línguas (Idiomas). Para que as atividades de Música, Teatro e Artes Visuais tenham um melhor desenvolvimento estruturar-se-á e equipar-se-á laboratórios de música e de teatro nos campus. Por tudo isso, e por considerarmos a cultura como tema fundamental nas instituições de ensino, pesquisa e extensão, e ainda, pela necessidade de ampliação do acesso à cultura, através de programas e projetos culturais, acreditamos ser imprescindível para nossos alunos, servidores e comunidade assistidos pelo IFAC, o funcionamento de um Plano de Cultura Institucional e unificado. Nesse sentido, a aprovação desse conjunto de projetos e ações possibilitará a consolidação do que já vem sendo feito, mas fundamentalmente, proporcionará o apoio financeiro necessário para que as ações culturais aconteçam de forma eficaz, inclusiva e transformadora. |
2.6 Objetivos do Plano de Cultura:
Objetivo Geral: Apoiar e acompanhar os projetos de extensão e os eventos culturais, em espaços de arte e cultura, de cada Campus do IFAC, que articulem a formação, inovação e difusão da cultura e das artes em suas diversas linguagens, equipando e reestruturando espaços e ambientes de ensino, pesquisa e extensão já existentes.
|
Objetivos Específicos:
Fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, estimulando a participação dos docentes e técnicos, por meio de publicação de editais específicos na área da Cultura, incluindo a participação dos discentes, através da concessão de bolsas.
|
2.7 Metas do Plano de Cultura:
Metas Realização de 01 (um) CONNEPI CULTURAL/ II Mostra de Artes, em novembro de 2015; Criação de 01 (um) circuito cultural entre campus até dezembro de 2016; Fortalecimento de 01 (um) evento anual para a apresentação das ações culturais realizadas nos campus; Realização de 01 (um) Seminário sobre Cultura no IFAC, até novembro de 2016; Ampliação para 20 (vinte) o número de projetos culturais institucionalizados, até dezembro de 2016; Oferta de 01 (um) curso de extensão em Elaboração de Projetos Culturais e Artísticos com apoio de instituições parceiras, até julho de 2016; Oferta de 01 (um) curso de extensão Instrumental em Língua Inglesa, até agosto de 2017; Oferta de 01 (um) curso de extensão Instrumental em Língua Francesa, até agosto de 2017; Oferta de 01 (um) curso de extensão Instrumental em Língua Espanhola, até agosto de 2017; Estruturação e aparelhamento de 01(um) sala de música no campus de Cruzeiro do Sul até dezembro de 2015; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) laboratório de teatro no campus de Cruzeiro do Sul até dezembro de 2015; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) sala de música no campus Baixada do Sol até dezembro de 2015; Estruturação e aparelhamento de 01 (uma) sala de desenho no campus Baixada do Sol até abril de 2015; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) sala de música no campus Rio Branco até abril de 2015; Estruturação e aparelhamento de 01 (uma) sala de desenho no campus Rio Branco até abril de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01(um) sala de música no campus de Sena Madureira até maio de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) laboratório de teatro no campus de Sena Madureira até maio de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01(um) sala de música no campus de Tarauacá até julho de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) laboratório de teatro no campus de Tarauacá até julho de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01(um) sala de música no campus de Xapuri até julho de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) laboratório de teatro no campus de Xapuri até julho de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –NEABI, no campus Rio Branco, até dezembro de 2016; Estruturação e aparelhamento de 01 (um) Centro de Línguas (Idiomas), no campus Rio Branco, até dezembro de 2016; Promoção de 01 (um) Prêmio Literário Anual, com texto de alunos e servidores. Criação do Catálogo de Projetos de Extensão da PROEX, com a categoria Projetos Artísticos e Culturais, como forma de divulgação das ações, em parceria com a Editora IFAC.
|
2.8 Metodologia: A Pró-Reitoria de Extensão-PROEX, através da Diretoria de Extensão e Cultura (DIEXC) e da Coordenação de Projetos Culturais, Artísticos e Esportivos (COCAE), realizou as seguintes etapas para a construção da proposta de Plano de Cultura Unificado:
As ações culturais serão divididas em duas categorias: - Projetos de Extensão: atividades culturais previstas e orçadas em propostas de projetos culturais. O processo será feito por meio de Edital Interno, lançado anualmente. Serão disponibilizados materiais de consumo e diárias conforme as características das ações, fornecidos através de recursos previstos no orçamento do Plano de Cultura Institucional. Além disso, serão oferecidos até 20 (vinte) Auxílios Extensão no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para cada projeto classificado e institucionalizado, como contrapartida da instituição, até maio de 2017; - Eventos Culturais: ações previstas no cronograma de atividades do Plano de Cultura Institucional, que incluam todos os campus e instituições parceiras - mostras de artes, circuito cultural, seminários, dentre outros; No caso específico das ações culturais realizadas por meio de projetos de extensão, a PROEX disponibilizará aos coordenadores dos projetos, na área de Artes e Cultura, um formulário próprio para relatórios trimestrais, que deverá ser preenchido em 03 (três) vias) e assinados pelo Coordenador do Projeto, Coordenador de Extensão, Diretor de Ensino e Diretor Geral do campus de origem. Uma cópia será arquivada junto à Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus e as outras duas encaminhadas para a PROEX que arquivará uma cópia e encaminhará a outra no relatório geral de prestação de contas. Além do relatório trimestral, será disponibilizado um formulário para preenchimento do Relatório Semestral. Nesse relatório deverá conter um portfólio das ações desenvolvidas durante o semestre com: fotos, vídeos, produção escrita e texto descritivo, incluindo o relatório de atividades do bolsista. Esse relatório deverá ser encaminhado em 02 (duas) vias para a PROEX, 01 (uma) para arquivo e outra para prestação de contas junto ao MINC e MEC. Os eventos de extensão serão realizados pela PROEX, Campus e Instituições Parceiras, seguindo o planejamento que consta no cronograma físico e financeiro. Todos os eventos serão sediados pelo IFAC, em uma das 05 (cinco) unidades existentes. A execução do Plano de Cultura Institucional será acompanhada por um grupo de gestão composto pelo Coordenador, professor Douglas Marques Luiz e pelos colaboradores, representantes das Pró-Reitorias de: Extensão, Administração, Diretoria Sistêmica de Desenvolvimento Institucional e Assessoria de Comunicação, contando ainda com o apoio de toda a instituição. Os colaboradores serão indicados pelos gestores das unidades. O grupo de gestão utilizará como referência para o acompanhamento, o cronograma físico e financeiro de execução do Plano de Cultura Institucional, e terá como diretrizes legais a legislação em vigor que trata do processo de prestação de contas da administração pública. A participação das instituições parceiras estará prevista no cronograma de atividades e consiste em apresentações artísticas e culturais. Contudo, em caso de convites para cursos de formação, oficinas, seminários, simpósios, e demais atividades artísticas e culturais, o IFAC contribuirá com transporte, diárias e ajuda de custo para os estudantes. Uma parte importante a ser desempenhada no Plano de Cultura Institucional é a divulgação dos projetos e eventos de extensão na área da arte e da cultura. Nesse sentido, está previsto no orçamento gastos com folders, banners, filipetas, painéis, outdoors e imprensa televisa e impressa. Para complementar o processo de divulgação das ações estaremos elaborando e publicando o Catálogo de Projetos de Extensão da PREX/IFAC, onde constará a categoria de Projetos Artísticos e Culturais. Nesse catálogo haverá um texto descritivo e fotos das ações realizadas no período de agosto de 2015 a setembro de 2017, onde estará completo o período de 02 (dois) anos de funcionamento do Plano de Cultura Institucional. Em todo material de divulgação constará o patrocínio do Ministério da Educação, Ministério da Cultura e IFAC, e o apoio dos parceiros. Em entrevistas ou matérias para jornais e revistas também haverá a menção ao financiamento do MEC, MINC e IFAC, assim como também o nome das instituições parceiras.
RELATÓRIOS
|
2.9 Avaliação: A avaliação é uma das etapas mais importantes no processo de implementação da nossa política cultural, por entendê-la como um instrumento norteador que auxilia na tomada de decisões e mudanças de rumo. Por meio do estudo do processo avaliativo é possível criar as condições para que todos os envolvidos no planejamento e execução de ações culturais, façam melhor aquilo que já fazem bem; A avaliação ainda possibilita a visualização do processo e das estratégias necessárias para a superação das dificuldades. Além disso, o resultado auxiliará na tomada de decisões. Outro objetivo do processo avaliativo é obter dados para elaboração de relatórios; e principalmente, obter feedback para conhecermos com maior profundidade as realidades de professores, técnicos, estudantes e comunidade, de modo geral. Nesse sentido, optamos por dois tipos de avaliação:
Como resultado de todo o processo de avaliação, o grupo gestor do Plano de Cultura Institucional do IFAC elaborará um Relatório Geral, que constará todas as etapas executadas e acompanhadas, um portfólio com as memórias dos projetos e eventos culturais, relatórios e avaliação final com descrição das dificuldades enfrentadas, experiências vivenciadas durantes os dois anos de funcionamento do Plano de Cultura e das estratégias traçadas a partir desses resultados, para solucionar os problemas existentes. |
3. Cronograma Físico:
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO PARA 2 (DOIS) ANOS
ANO 2015 |
|||||||||||||
ATIVIDADES |
J |
F |
M |
A |
M |
J |
J |
A |
S |
O |
N |
D |
|
Projeto Canto Coral do IFAC: Compartilhando saberes e promovendo Saúde (Campus Baixada do Sol – Rio Branco Acre); |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Projeto: Curso Básico de Desenho (Campus Baixada do Sol e Xavier Maia – Rio Branco Acre); |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Coral Chico Mendes (Xapuri); |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Coral Popular (Cruzeiro do Sul); |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Criação Musical (Sena Madureira); |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Projeto: Orquestra de Violões (Campus Baixada do Sol – Rio Branco Acre); |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Capoeira (Campus Xavier Maia – Rio Branco Acre); |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Oficinas de Teatro (Xapuri). |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
Circuito Cultural; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CONNEPI CULTURAL/II Mostra de Artes; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
Seminário de Cultura IFAC; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Extensão em elaboração de projetos Culturais e Artísticos até Julho de 2016; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Inglês Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Francês Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Espanhol Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ampliação para 20 Projetos de Extensão até 2016; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Música Cruzeiro do Sul; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Teatro Cruzeiro do Sul; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Música Câmpus Baixada do Sol; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação Uma sala de Artes Visuais no Câmpus Baixada do Sol; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reestruturação o Laboratório de Música do Câmpus Rio Branco; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reestruturação da sala de Artes Visuais do Câmpus Rio Branco; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Reestruturação do Laboratório de Música de Sena Madureira; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação um laboratório de Teatro no Câmpus Sena Madureira; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturar e Equipar o Núcleo de estudos afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – Rio Branco; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturar o Centro de Línguas no Câmpus Rio Branco; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Teatro de um campus em Rio Branco |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
CONNEPI CULTURAL/I Concurso Literário |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
II Concurso Literário |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
ANO 2016 |
|||||||||||||
ATIVIDADES |
J |
F |
M |
A |
M |
J |
J |
A |
S |
O |
N |
D |
|
Curso de Capacitação em Elaboração de Projetos Artísticos e Culturais; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Projeto Canto Coral do IFAC: Compartilhando saberes e promovendo Saúde (Câmpus Baixada do Sol – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Projeto: Curso Básico de Desenho (Câmpus Baixada do Sol e Xavier Maia – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Coral Chico Mendes (Xapuri); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Coral Popular (Cruzeiro do Sul); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Criação Musical (Sena Madureira); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Projeto: Orquestra de Violões (Câmpus Baixada do Sol – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Capoeira (Campus Xavier Maia – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Oficinas de Teatro (Xapuri). |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
Circuito Cultural; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Mostra de Artes; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Seminário de Cultura IFAC; |
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
Curso de Extensão em elaboração de projetos Culturais e Artísticos até Julho de 2016; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Inglês Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Francês Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Espanhol Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ampliação para 20 Projetos de Extensão até 2016; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Música Cruzeiro do Sul; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Teatro Cruzeiro do Sul; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Música Câmpus Baixada do Sol; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturação Uma sala de Artes Visuais no Câmpus Baixada do Sol; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Reestruturação o Laboratório de Música do Câmpus Rio Branco; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Reestruturação da sala de Artes Visuais do Câmpus Rio Branco; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Reestruturação do Laboratório de Música de Sena Madureira; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturação um laboratório de Teatro no Câmpus Sena Madureira; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturar e Equipar o Núcleo de estudos afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – Rio Branco; |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturar o Centro de Línguas no Câmpus Rio Branco; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Teatro de um campus em Rio Branco |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
I Concurso Literário |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
II Concurso Literário |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
ANO 2017 |
|||||||||||||
ATIVIDADES |
J |
F |
M |
A |
M |
J |
J |
A |
S |
O |
N |
D |
|
Projeto Canto Coral do IFAC: Compartilhando saberes e promovendo Saúde (Câmpus Baixada do Sol – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Projeto: Curso Básico de Desenho (Campus Baixada do Sol e Xavier Maia – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Coral Chico Mendes (Xapuri); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Coral Popular (Cruzeiro do Sul); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Criação Musical (Sena Madureira); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Projeto: Orquestra de Violões (Câmpus Baixada do Sol – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Capoeira (Campus Xavier Maia – Rio Branco Acre); |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Oficinas de Teatro (Xapuri). |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Circuito Cultural; |
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
Mostra de Artes; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Seminário de Cultura IFAC; |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Extensão em elaboração de projetos Culturais e Artísticos até Julho de 2016; |
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Inglês Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Francês Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
Curso de Espanhol Instrumental (Agosto de 2016); |
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
Ampliação para 20 Projetos de Extensão até 2016; |
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Música Cruzeiro do Sul; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Teatro Cruzeiro do Sul; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Estruturação do Laboratório de Música Câmpus Baixada do Sol; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Estruturação Uma sala de Artes Visuais no Câmpus Baixada do Sol; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Reestruturação o Laboratório de Música do Câmpus Rio Branco; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Reestruturação da sala de Artes Visuais do Câmpus Rio Branco; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Reestruturação do Laboratório de Música de Sena Madureira; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Estruturação um laboratório de Teatro no Câmpus Sena Madureira; |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
Estruturar e Equipar o Núcleo de estudos afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – Rio Branco; |
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturar o Centro de Línguas no Câmpus Rio Branco; |
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
Estruturação do Teatro de um campus em Rio Branco |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
I Concurso Literário |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
II Concurso Literário |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
3.1 Cronograma Financeiro:
I T E M |
ESPECIFICAÇÕES |
QUANT. |
CUSTEIO |
CAPITAL |
VALOR UNIT. R$ |
VALOR TOTAL R$ |
01 |
Violão Clássico (Guitarra Clássica) |
60 |
|
X |
2.500,00 |
150.000,00 |
02 |
Pasta Catálogo com Colchetes Chies Ofício - Preto |
200 |
X |
|
14,44 |
2.888,00 |
03 |
Encordoamento para violão Nylon – Clássico |
90 |
X |
|
35,00 |
3.150,00 |
04 |
Estojo para Violão Clássico – Hard Case |
60 |
|
X |
265,00 |
15.900,00 |
05 |
Método de canto popular brasileiro 1 e 2 |
02 |
X |
|
66,00 |
132,00 |
06 |
Fone de Ouvido Porta Pro CL |
25 |
X |
|
333,20 |
8.330,00 |
07 |
Impressora Multifuncional Laser |
05 |
|
X |
813,56 |
4.067,80 |
08 |
Notebook i15-5547-A30 com Intel Core i7 16GB (2GB de Memória Dedicada) 1TB LED HD 15,6" Touchscreen Windows 8.1 |
05 |
|
X |
3.799,00 |
18.995,00 |
09 |
Suporte Instrumentos SG A 108 BK |
50 |
|
X |
74,00 |
3.700,00 |
10 |
Monitor de Studio HS 10 Cod. |
05 |
|
X |
2.471,00 |
12.355,00 |
11 |
Mesa de som Amplificada EMX212S |
05 |
|
X |
2.133,15 |
10.655,75 |
12 |
Microfone para Instrumentos acústicos – Phanton Power |
10 |
|
X |
941,00 |
9.410,00 |
11 |
VocalBox - Gravação vocal |
05 |
|
X |
814,91 |
4.074,55 |
12 |
Microfone C4000 B |
05 |
|
X |
2.339,00 |
11.695,00
|
13 |
Sala para ser utilizada como laboratório de criação musical, Teatro e Artes Plásticas. |
05 |
X |
|
20.000,00 |
100.000,00 |
14 |
Armário Para guardar Livros e Métodos |
05 |
|
X |
901,55 |
4.507,75 |
15 |
Armário Para guardar Instrumentos (Violões e estantes) |
05 |
|
X |
149,90 |
749,50 |
16 |
Estantes para partitura |
10 |
|
X |
169,90 |
1.699,00 |
17 |
Piano Elétrico |
01 |
|
X |
2.405,86 |
2.405,86 |
18 |
Cadeiras sem Braço |
10 |
|
X |
217,00 |
2.170,00 |
19 |
Espelho grande (A ser colocado em paredes 370 X 277) |
05 |
X |
|
1.000,00 |
5.000,00 |
20 |
Caixa de amplificação Ativa |
04 |
|
X |
1.599,00 |
6.396,00 |
21 |
Cabos P10 – Revestimento Têxtil |
10 |
X |
|
37,90 |
379,00 |
22 |
Cabos Microfone – Phanton Power |
10 |
X |
|
129,00 |
1.290,00 |
23 |
Violino |
07 |
|
X |
827,10 |
5.789,70 |
24 |
Viola (Clássica - Arco) |
04 |
|
X |
899,00 |
3.596,00 |
25 |
Violoncelo |
03 |
|
X |
2.449,00 |
7.347,00 |
26 |
Contrabaixo |
02 |
|
X |
3.553,00 |
7.106,00 |
27 |
Suporte para piano elétrico |
01 |
|
X |
229,00 |
229,00 |
28 |
Suporte de microfone |
10 |
|
X |
349,00 |
3.490,00 |
29 |
Pedal – Para Piano Elétrico |
01 |
|
X |
400,00 |
400,00 |
30 |
Estojo de fibra para o Piano |
01 |
|
X |
612,00 |
612,00 |
31 |
Caixa de Amplificação Passiva |
01 |
|
X |
605,00 |
605,00 |
32 |
Pedestais para caixa ativa |
04 |
|
X |
79,00 |
316,00 |
33 |
Cabo P2 x P10 |
10 |
X |
|
21,00 |
210,00 |
34 |
Figurino |
500 |
X |
|
100,00 |
50.000,00 |
35 |
Diárias/ servidores |
60 |
X |
|
224,00 |
13.440,00 |
36 |
Transporte |
32 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional. |
37 |
Ajudas de Custo |
60 |
X |
|
70,00 |
4.200,00 |
38 |
Espetáculos FEM |
04 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
39 |
Espetáculos UFAC |
04 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
40 |
Exposições AAPA |
02 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
41 |
Espetáculos FGB |
04 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
42 |
3ª Mostra de Artes |
02 |
X |
|
30.000,00 |
60.000,00 |
43 |
Viagem de Formação – Diárias e Passagens - (MINC/MEC). |
14 |
X |
|
224,00 |
3.136,00 |
44 |
Plataforma Pantográfica – Coral/orquestra |
05 |
X |
|
3.468,80 |
17.344,00 |
45 |
Folders |
2.000 |
X |
|
2,50 |
5.000,00 |
46 |
Filipetas |
5.000 |
X |
|
0,80 |
4.000,00 |
47 |
Banners 90 cm x1,20 cm. |
40 |
X |
|
200,00 |
8.000,00 |
48 |
Circuito Cultural |
01 |
X |
|
20.000,00 |
20.000,00 |
49 |
Seminário de Cultura – Evento de 03 dias |
01 |
X |
|
25.000,00 |
25.000,00 |
50 |
Curso de Extensão em elaboração de Projetos Culturais 1° e 2° módulos (FEM e FGB). |
01 |
X |
|
10.000,00 |
10.000,00 |
51 |
Curso de Inglês Instrumental |
01 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
52 |
Curso de Francês Instrumental |
01 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
53 |
Curso de Espanhol Instrumental |
01 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
54 |
Estruturação do NEABI |
01 |
X |
|
5.000,00 |
5.000,00 |
55 |
Estruturação do Centro de Idiomas |
01 |
X |
|
4.000,00 |
4.000,00 |
56 |
Tintas |
500 |
X |
|
10,00 |
5.000,00 |
57 |
Telas |
500 |
X |
|
48,00 |
24.000,00 |
58 |
Bastidores |
500 |
X |
|
100,00 |
50.000,00 |
59 |
Painel |
02 |
X |
|
4.000,00 |
8.000,00 |
60 |
Propaganda – Televisiva e Impressa |
50 |
X |
|
Contrapartida Institucional |
Contrapartida Institucional |
61 |
Pasta Catálogo com Colchetes Chies Ofício - Preto |
200 |
X |
|
14,44 |
2.888,00 |
62 |
Cavaletes para pintura |
40 |
|
|
100,00 |
4.000,00 |
63 |
Mesas digitalizadoras para desenho |
10 |
|
|
500,00 |
5.000,00 |
64 |
Papeis para desenhos bloco a3 400g |
30 |
|
|
200,00 |
6.000,00 |
65 |
Mesas para desenho estúdio |
20 |
|
|
400,00 |
8.000,00 |
66 |
Impressora Multifuncional Laser |
5 |
|
X |
813,56 |
4.067,80 |
67 |
Notebook i15-5547-A30 com Intel Core i7 16GB (2GB de Memória Dedicada) 1TB LED HD 15,6" Touchscreen Windows 8.1 |
03 |
|
X |
3.799,00 |
22.794,00 |
68 |
Compra de Equipamentos para ateliê, e sala de aula com pias, lavatórios e balcões. |
1 |
|
|
40.000,00 |
40.000,00 |
69 |
Pranchetas móveis para desenho |
30 |
|
|
50,00 |
1.500,00 |
70 |
Armário Para guardar Livros e papéis e pastas. |
5 |
|
X |
901,55 |
4.507,75 |
71 |
Borrachas para desenho |
100 |
X |
|
3,00 |
300,00 |
72 |
Lápis para desenho 6b caixa com 12 unid. |
20 |
X |
|
15,00 |
300,00 |
73 |
Esfuminho número 03 |
100 |
X |
|
3,00 |
300,00 |
74 |
Cartolina branca para desenho |
300 |
X |
|
2,00 |
600,00 |
75 |
Papel a4 resma branco |
10 |
X |
|
20,00 |
200,00 |
76 |
Pincéis número 12 de pelo para pintura. |
40 |
X |
|
15,00 |
600,00 |
77 |
Pincéis número 12 de pelo para pintura. |
40 |
X |
|
15,00 |
600,00 |
78 |
Pincéis número 20 de pelo para pintura |
40 |
X |
|
20,00 |
800,00 |
79 |
Pincéis número 06 de pelo para pintura |
40 |
X |
|
10,00 |
400,00 |
80 |
Pincéis número 0 de pelo para pintura |
40 |
X |
|
7,00 |
280,00 |
81 |
Pincéis número 000 de pelo para pintura |
40 |
X |
|
8,00 |
320,00 |
82 |
Pincéis de cerda número 22 |
40 |
X |
|
15,00 |
600,00 |
83 |
Pincéis de cerda número 08. |
40 |
X |
|
9,00 |
360,00 |
84 |
Papeis para aquarela bloco A2 300 gramas |
30 |
X |
|
200,00 |
6.000,00 |
85 |
Tinta galão 18 litros semi brilho, branco |
05 |
X |
|
300,00 |
1.500,00 |
86 |
Tinta acrílica tubo 20ml azul cerúleo |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
87 |
Tinta acrílica tubo 20ml amarelo de cadmio |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
88 |
Tinta acrílica tubo 20ml vermelho francês |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
89 |
Tinta acrílica tubo 20ml Branco de titanio |
80 |
X |
|
4,00 |
320,00 |
90 |
Tinta acrílica tubo 20ml preto |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
91 |
Tinta acrílica tubo 20ml violeta permanente |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
92 |
Tinta acrílica tubo 20ml azul turquesa |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
93 |
Tinta acrílica tubo 20ml laca rosa |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
94 |
Tinta acrílica tubo 20ml verde musgo |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
95 |
Tinta acrílica tubo 20ml verde inglês |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
96 |
Tinta acrílica tubo 20ml verde vessiê |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
97 |
Tinta acrílica tubo 20ml amarelo Nápoles |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
98 |
Tinta acrílica tubo 20ml amarelo Nápoles rosado |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
99 |
Tinta acrílica tubo 20ml laranja de cádmio |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
100 |
Tinta acrílica tubo 20ml verde esmeralda |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
101 |
Tinta acrílica tubo 20ml sombra natural |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
102 |
Tinta acrílica tubo 20ml sépia |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
103 |
Tinta acrílica tubo 20ml amarelo ocre |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
104 |
Tinta acrílica tubo 20ml terra de Siena natural |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
105 |
Tinta acrílica tubo 20ml terra de Siena queimada |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
106 |
Azul celeste |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
107 |
Azul ftalocianina |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
108 |
Azul real |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
109 |
Rosa orquídea |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
110 |
Vermelho da china |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
111 |
Laranja de cádmio claro |
50 |
X |
|
4,00 |
200,00 |
112 |
Lápis de cor super. Macio caixa com 24 cores carandache |
20 |
X |
|
120,00 |
2.400,00 |
113 |
Tinta aquarela caixa com 24 cores |
20 |
X |
|
70,00 |
1.400,00 |
114 |
Rolo de borracha para xilogravura 15 cm |
05 |
X |
|
80,00 |
400,00 |
115 |
Rolo de borracha para xilogravuragravura 10cm |
05 |
X |
|
60,00 |
300,00 |
116 |
Rolo de borracha para xilogravura 5cm |
05 |
X |
|
50,00 |
250,00 |
117 |
Jogo de goivas com seis unidades para xilogravura |
50 |
X |
|
70,00 |
3.500,00 |
118 |
Espelho de 2 x 2 |
01 |
X |
|
500,00 |
500,00 |
119 |
Cabine de Som (Para o Teatro) |
01 |
|
X |
20.000,00 |
20.000,00 |
120 |
Mesa de som com 32 (trinta e dois) canais Soundcraft (Para o Teatro) |
01 |
|
X |
8.299,49 |
8.299,49 |
121 |
Potencias JBL, Crossover BSS 4 vias (Para o Teatro)
|
02 |
|
X |
2.000,00 |
4.000,00 |
122 |
01 (um) equalizador Rane Stéreo 31 bandas (Para o Teatro) |
01 |
|
X |
2.000,00 |
2.000,00 |
123 |
PA Caixa Ativa 2x15`` (Para o Teatro) |
01 |
|
X |
8.620,00 |
8.620,00 |
124 |
Cabine de Iluminação (Para o Teatro) |
01 |
|
X |
20.000,00 |
20.000,00 |
125 |
01 (uma) mesa de iluminação cênica de 48 canais marca Strand MX 48. (Para o Teatro) |
01 |
|
X |
5.500,00 |
5.500,00 |
126 |
Refletor 1000W (Para o Teatro) |
40 |
|
X |
300,00 |
12.000,00 |
127 |
Refletores elipsoidais (Para o Teatro) |
15 |
|
X |
1.350,00 |
20.250,00 |
128 |
Refletores Frenéis 2000w (Para o Teatro) |
03 |
|
X |
218,50 |
655,50 |
129 |
Refletores Frenéis 1000w (Para o Teatro) |
03 |
|
X |
200,00 |
600,00 |
130 |
Set Lights(Para o Teatro)
|
18 |
|
X |
123,40 |
2.221,20 |
131 |
Lâmpadas Palco (Para o Teatro) |
86 |
|
X |
108,00 |
9.288,00 |
132 |
Produção e Impressão de Catálogo de Extensão em Cultura e Artes. |
2.000 |
X |
|
40,00 |
80.000,00 |
133 |
Rack Módulo Dimmer Bl 12 (Para o Teatro) |
04 |
|
X |
2.000,00 |
8.000,00 |
134 |
Chave geral 400 âmperes. (Para o Teatro) |
01 |
|
X |
100,00 |
100,00 |
135 |
Camarim para 12 pessoas, com sanitário e chuveiro. |
01 |
|
X |
40.000,00 |
40.000,00 |
136 |
Coffee Break para 200 pessoas |
02 |
X |
|
8.000,00 |
16.000,00 |
137 |
Troféu em Acrílico 18x14 cm. |
50 |
X |
|
50,00 |
2.500,00 |
138 |
Produção editorial |
02 |
X |
|
4.000,00 |
8.000,00 |
139 |
Impressão de Livro |
4.000 |
X |
|
40,00 |
160.000,00 |
140 |
Equipamentos de Iluminação e Sonorização para 01 Teatro com Capacidade para 200 pessoas (Rio Branco). |
01 |
|
X |
194.710,2 |
194.710,2 |
Valor Total |
1.500,000,00 |
3.2 Envolvimento da comunidade na qual a Instituição está inserida:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre está presente em 05 (cinco) municípios do Acre, são eles: Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Uma quantidade considerável de alunos oriundos da rede pública municipal e estadual migram para o instituto com o intuito de terem acesso às políticas de ensino, pesquisa e extensão. Tanto alunos quanto a comunidade de modo geral, têm acesso às atividades e eventos culturais, através de seus parentes, estudantes do Ensino Médio Técnico e Superior. Os projetos de extensão desenvolvidos na área das artes e da cultura beneficiam tanto a comunidade interna quanto a externa. Destacam-se nesse processo os corais, os cursos de desenhos, e todas as atividades na área de música. |
3.3 Envolvimento do Plano de Cultura com a população em situação de vulnerabilidade social:
Grande parte dos alunos do Instituto Federal do Acre se encontra em situação de vulnerabilidade social, levando em consideração o conjunto de fatores sociais, culturais, econômicos, demográficos e socioambientais dos quais fazem parte. Atualmente o IFAC tem cada vez mais, se preocupado em utilizar a cultura como instrumento de inclusão social e acesso à saberes populares e tradicionais, para tornar nosso aluno mais preparado para o mercado de trabalho, mas fundamentalmente, um cidadão consciente, sensível e multiplicador do respeito à diversidade. O Plano de Cultura Institucional do IFAC tem o objetivo de atender tanto a comunidade interna quanto a externa, por meio de um programa que compõe: projetos de extensão e eventos culturais. É importante salientar que o estado do Acre, em comparação com outros estados brasileiros, possui uma grande quantidade de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e pelos mais diversos fatores. No caso do Acre, além da situação econômica, destacam-se também a situação demográfica, socioambiental e cultural. O programa Bolsa Família é um retrato da situação social de uma grande quantidade de famílias no Acre. Só em 2015, no mês de janeiro, 78.537 famílias receberam o benefício. Somente em Rio Branco, são 23.780 famílias que dependem do benefício que, juntas, somam o valor de R$ 4.282.780,00 (quatro milhões duzentos e oitenta e dois mil e setecentos e oitenta reais). Santa Rosa do Purus, uma das cidades com o menor número de habitantes do Acre, 641 famílias recebem o benefício. Fonte: (http://www.ac24horas.com/2015/01/20/mais-de-r-18-milhoes-sao-pagos-aos-beneficiarios-do-bolsa-familia-no-ac/). Além da situação econômica, soma-se a questão demográfica e a socioambiental. Uma grande quantidade da população é de ribeirinhos, seringueiros, colonos e na parte urbana das cidades, a população enfrenta, todos os anos, as enchentes, que deixam muitas famílias desabrigadas. Os alunos do IFAC, em sua grande maioria, vivenciam essa realidade direta ou indiretamente. No sentido de incluir essas pessoas em situação de vulnerabilidade social, foram pensadas ações na área da arte e da cultura como instrumentos de inclusão social nos municípios atendidos pelo o instituto. Em Rio Branco temos, 02 (dois) campus, localizados em bairros pobres, que atendem alunos e pessoas da comunidade, dentro do que está estabelecido pelo Decreto nº 7.234/2010, que estabelece em seu Art. 5º que: “Serão atendidos no âmbito do PNAES prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitos fixados pelas instituições federais de ensino superior”. Além disso, o acesso à cultura no nosso estado é algo ainda incipiente. Passamos por um processo de afirmação de identidades culturais que incluam os saberes dos povos que aqui vivem e suas manifestações culturais. Com relação à economia criativa, faz-se necessário maior incentivo e oportunidades de formação nessa área e de participação dos nossos alunos em atividades artísticas e culturais. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, juntamente com os professores e artes, música, história e letras, têm feito um esforço conjunto para tornar as ações que até então eram realizadas de formas pontuais, para torná-las em práticas conjuntas, que conversem entre si e proporcionem às comunidades interna e externa, o acesso às atividades culturais como agentes ativos. Para tanto, nosso Plano de Cultura estabelece a modalidade de projetos de extensão, onde serão disponibilizadas bolsas para auxílio à extensão pagas com verba oriunda da Assistência Estudantil. Essas bolsas ajudarão no processo de inclusão social, e a participação desses alunos como bolsistas em projetos de extensão, possibilitará a incorporação de novos conhecimentos e aprendizado no processo de construção das ações culturais. Com relação à comunidade externa, já há uma prática de inserção de alunos do PRONATEC, e MULHERES MIL em atividades de extensão. Iremos manter essa prática com relação às ações culturais. Dessa maneira, estaremos utilizando um público que é rotativo, mas que precisa ser inserido no processo de inclusão social, no estado do Acre. |
3.4 Envolvimento do Plano de Cultura com a diversidade cultural brasileira:
Uma de nossas metas é dar o suporte necessário para a estruturação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –NEABI, no campus Rio Branco. Esse núcleo servirá de referência para a implantação de uma política voltada para a formação e inclusão de negros e indígenas. Um dos objetivos do NEABI é fortalecer e fomentar a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 também no que diz respeito à extensão. Nesse sentido, cursos, oficinas, seminários, dentre outras atividades estão previstas para acontecer no IFAC, durante o período de execução do Plano de Cultura Institucional. |
4. Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, Ana Paula e SILVA, Maria Júlia Paes. Gregorian chant: reducing anxiety of mothers with hospitalized children. São Paulo: Acta Paulista de Enfermagem, n° 1: pág.36-42. 2012.
AMATO, Rita Fucci. O canto coral como prática sociocultural e educativo-música. Opus, Goiânia: v. 13, n. 1, p. 75-96, 2007.
ARAÚJO- JORGE, Tania C.(Org.). Ciência e Arte: encontros e sintonias – Rio de Janeiro: Editora Senac, 2004.
BARBOSA, Ana Mãe. (ORG.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo, Cortez, 2002.
BENNETT, Roy. Uma Breve história da música. Edição em português. – Cambridge: Editora Zahar, 1986.
CAMPOLINA, Alessandro Gonçalves, BORTOLUZZO, Adriana Bruscato, FERRAZ, Marcos Bosi e CICONELLI Rozana Mesquita. Validação da versão brasileira do questionário genérico de qualidade de vida short-form 6 dimensions (SF-6D Brasil). Rio de Janeiro: Ciência e Saúde coletiva vol.16 n°7 July 2011.
CLIFT SM, HANCOX G, Morrison I, Hess B, Stewart D. Choral singing and psychological wellbeing: Quantitative and qualitative findings from English choirs in a cross-national survey. Journal of Applied Arts and Health 1:19–34, 2010.
COSTA, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes; SANTOS, Maíra Mendes; FRANCO, Kelly Silva e BRITO, Afonso de Oliveira. Música e Transformação no Contexto da Medida Socioeducativa de Internação. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2011, 31 (4), 840-855.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – Seção 1. Nº 171, terça-feira, 8 de setembro de 2009. ISSN 1677-7042. Disponível em <www.ifac.edu.br>: Acesso em: 13 ago. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. 35ª edição. – São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.
GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História da Música ocidental. 2ª Edição. – Lisboa: Gradativa, 2001.
HOLST, Imogen. ABC da Música. Tradução de Mariana CZERTOK. 2ª Edição. – São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004.
IBGE. Contas Regionais do Brasil - 2010: Tabela 1 - Produto Interno Bruto - PIB e participação das Grandes Regiões e Unidades da Federação - 2010. Acessado em 23 de novembro de 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010: Disponível em <www.censo2010.ibge.gov.br>: Acesso em: 13 ago. 2013.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC). Prestação de Contas Ordinária Anual: Relatório de Gestão do Exercício 2011. Rio Branco: IFAC, 2011. Disponível em <www.ifac.edu.br>: Acesso em: 12 mai. 2013.
PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2005.
Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço Ano V - nº 18 - 20/03/2015.