Resolução CONSU/IFAC nº 40/2018, de 20 de agosto de 2018

 

 

A Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei n° 11.892/2008 e pelo Decreto Presidencial de 13 de abril de 2016, publicado no DOU, nº 71, seção 2, página 1, de 14/04/2016, considerando o deliberado na 23ª Reunião Ordinária do Conselho Superior, no dia 27/07/2018; o que consta no inciso III, do artigo 9º e no artigo 39, da Resolução CONSU/IFAC n° 045, de 12/08/2016, que aprova o Regimento Interno do Conselho Superior; e o Processo nº 23244.010860/2018-21, resolve:

 

Art. 1º APROVAR, o Projeto de Avaliação Institucional/ Triênio 2018-2020 da Comissão Própria de Auto Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. (ANEXO ÚNICO)

Art. 2º Esta Resolução deve ser publicada no Boletim de Serviço e no portal do IFAC.

Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua assinatura.

 

Rio Branco/AC, 20 de agosto de 2018.

 

ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS

Presidente do Conselho Superior

 

ANEXO ÚNICO

 

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL/ TRIÊNIO 2018-2020

 

RIO BRANCO/ACRE AGOSTO DE 2018

 

 

    IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

     

    NOME: IFAC- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

    1.1   Instituição MANTENEDORA

    15014 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

    1.2   Instituição MANTIDA

    15507 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

    CARACTERIZAÇÃO

    Instituição Pública: X

    Instituição Privada:

    Municipal

    Com fins lucrativos

    Estadual

    Sem fins lucrativos X

    Federal X

    Comunitária

     

    Confessional

    ESTADO

    MUNICÍPIO

    ACRE

    RIO BRANCO

     

    1.3  Área de Conhecimento

    Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

     

    1.4  Unidades Educacionais

    12030937 - Campus Cruzeiro do Sul

    12030961 - Campus Rio Branco – Campus Avançado Baixada do Sol 12030945 - Campus Sena Madureira

    12032441- Campus Tarauacá 12030953 - Campus Xapuri

     

    1.5   Comissão de Elaboração do Projeto de Auto Avaliação Institucional

    Keila da Conceição Souza – Representante Docente (Titular) de Cruzeiro do Sul

    Ana Claudia de Souza Garcia – Representante Docente (Suplente) de Cruzeiro do Sul

    Max da Silva Teodoro- Representante TAE (Titular) de Cruzeiro do Sul

    Liliana Lima Rodrigues- Representante TAE (Suplente) de Cruzeiro do Sul

    Elessandro Santiago Oliveira- Representante Docente (Titular) de Rio Branco

    Pedro Hercílio Oliveira Cavalcante Representante Docente (Suplente) de Rio Branco

    Marisa Fontana - Representante TAE (Titular) de Rio Branco

    Enyo Douglas Soares de Souza- Representante TAE (Suplente) de Rio Branco

    Jardeson Kennedy Moraes de Souza– Representante Discente (Titular) de Rio Branco

    José Diego Santos – Representante Discente (Suplente) de Rio Branco

    Jânio Carlos Ramos Teixeira- Representante Docente (Titular) de Sena Madureira

    Bruno Ferreira de Araújo- Representante Docente (Suplente) de Sena Madureira

    Eddie José Moreira da Silva - Representante TAE (Titular) de Sena Madureira

    Kelly Cristina Alves da Silva– Representante TAE (Suplente) de Sena Madureira

    Francisco Jardel Barbosa – Representante Discente (Titular) de Sena Madureira

    Faiene Silva Juviniano– Representante Discente (Suplente) de Sena Madureira

    Roberto Pereira Veras – Representante Docente (Titular) de Tarauacá

    Davair Lopes Teixeira Júnior- Representante Docente (Suplente) de Tarauacá

    Ítalo Asfury Silva- Representante TAE (Titular) de Tarauacá

    Janaina Bezerra de Freitas- Representante TAE (Suplente) de Tarauacá

    Alessandra Bezerra de Souza- Representante Discente (Titular) de Tarauacá

    Maria Jannayna de Barros Torquato- Representante Discente (Suplente) de Tarauacá

    Dyego da Costa Santos- Representante Docente (Titular) de Xapuri

    Emerson Zambrano Lara- Representante Docente (Suplente) de Xapuri

    Sandra Maria Amorim da Rocha- Representante TAE (Titular) de Xapuri

    Ronete Pavão de Oliveira Calixto Silva -Representante TAE (Suplente) de Xapuri

    Eliete da Silva Batista-Representante Discente (Titular) de Xapuri

    Midian Félix de Souza Representante Discente (Suplente) de Xapuri

     

    1.6  Comissão Própria de Auto avaliação 2018-2020

     

    CPA- COMPOSIÇÃO PARA O TRIÊNIO 2018-2020

    Coordenação Geral: Marisa Fontana

    Vice Coordenação: Jânio Carlos Ramos Teixeira

    Secretária: Luciene de Almeida Barros Pinheiro

    REPRESENTANTE DO

    SEGMENTO

    NOME

     

    DOCENTES

    Keila da Conceição Souza –Titular de Cruzeiro do Sul

    Ana Claudia de Souza Garcia –Suplente de Cruzeiro do Sul

    Elessandro Santiago Oliveira -Titular de Rio Branco

    Pedro Hercílio Oliveira Cavalcante - Docente Suplente de Rio Branco

    Jânio Carlos Ramos Teixeira - Titular de Sena Madureira Bruno Ferreira de Araújo - Suplente de Sena Madureira Roberto Pereira Veras -Titular de Tarauacá

    Davair Lopes Teixeira Júnior - Suplente de Tarauacá

    Dyego da Costa Santos - Titular de Xapuri

    Emerson Zambrano Lara -Suplente de Xapuri

     

    TÉCNICOS

    Max da Silva Teodoro - Titular de Cruzeiro do Sul Liliana Lima Rodrigues - Suplente de Cruzeiro do Sul Marisa Fontana -Titular de Rio Branco

    Enyo Douglas Soares de Souza - Suplente de Rio Branco Eddie José Moreira da Silva - Titular de Sena Madureira Kelly Cristina Alves da Silva - Suplente de Sena Madureira

    Ítalo Asfury Silva -Titular de Tarauacá

     

    Janaina Bezerra de Freitas - Suplente de Tarauacá

    Sandra Maria Amorim da Rocha - Titular de Xapuri

    Ronete Pavão de Oliveira Calixto Silva - Suplente de Xapuri

     

    DISCENTES

    Jardeson Kennedy Moraes de Souza Titular de Rio Branco

    José Diego Santos – Suplente de Rio Branco Francisco Jardel Barbosa Titular de Sena Madureira Faiene Silva Juviniano Suplente de Sena Madureira Alessandra Bezerra de Souza - Titular de Tarauacá

    Maria Jannayna de Barros Torquato - Suplente de Tarauacá

    Eliete da Silva Batista - Titular de Xapuri

    Midian Félix de Souza Suplente de Xapuri

     

    COMUNIDADE EXTERNA

    Daniscleia Mendonça Nogueira Titular de Xapuri

    João Ribeiro de Freitas – Suplente de Xapuri

    Os demais representantes ainda não foram escolhidos.

     

    2.  APRESENTAÇÃO

    2.1.  A Missão Institucional

     

     

    MISSÃO: Educar, inovar e interagir com a sociedade, promovendo a inclusão, emancipação, cidadania e desenvolvimento sustentável.

    VISÃO: Ser responsável pela nova revolução do Acre através da Educação, Ciência e Tecnologia.

    VALORES: Ética, Compromisso, Respeito, Equidade, Responsabilidade socioambiental.

     

    2.2.  Histórico

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta de 38 institutos no país, mais de 400 unidades organizadas, oferecendo ensino gratuito do médio ao pós-doutorado. Compõem a estrutura de ações do Instituto: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre –IFAC - foi criado por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, possuindo natureza jurídica de Autarquia, detentor de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático pedagógica e disciplinar. À semelhança dos demais Institutos que compõem a Rede Federal de Ensino, o IFAC oferta cursos em diferentes níveis e modalidades, tendo como principal característica a verticalização do ensino. Nesse contexto, compõem seu portfólio de oferta: I. Educação Básica: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Regular e Proeja); II. Educação Profissional: subsequente ao Ensino Médio; III. Educação Superior: cursos de Graduação (Licenciatura, Bacharelado e Tecnológicos) e Pós-Graduação (Especialização Lato Sensu e Stricto Sensu).

    Dada esta condição, o IFAC operacionaliza diversos sistemas de monitoramento e avaliação da Educação: Sistec, e-MEC, Censup, Censo Escolar, Enade, entre outros, pelos quais é regulado no Ministério de Educação - MEC. Trata-se, portanto, de uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada em oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos em sua prática pedagógica.

    O Instituto Federal do Acre concebido para formar e qualificar profissionais no âmbito da educação tecnológica nos diferentes níveis e modalidades de ensino para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional, oferecendo mecanismos para a educação continuada.

    O Instituto Federal do Acre iniciou sua instalação em 2009 e através da Resolução nº 03, de 01 de setembro de 2009, o IFAC passou a contar com uma estrutura descentralizada: a Reitoria e os Campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Em meados de 2010, o IFAC inicia sua expansão com a instalação do Campus Avançado Xapuri, e ao final do mesmo ano, inaugurou sua nova sede em virtude de uma parceria com o governo do Estado do Acre, conforme a Lei nº 2.390 de 17 de dezembro de 2010. Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), o IFAC inicia em 2010 seus trabalhos oferecendo cursos de formação inicial e continuada (FIC) e de formação técnica de nível médio, a saber: Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática e Técnico em Cooperativismo. Não houve oferta de cursos de graduação e nem de pós-graduação neste ano.

    No ano de 2011 iniciou-se a oferta de curso superior, sendo eles: Superior de Tecnologia em Agroecologia, Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico em Informática. Com essa expansão, o IFAC passou a oferecer 25 (vinte e cinco) cursos distribuídos em 06 (seis) eixos tecnológicos, além dos programas especiais do governo federal, dentre eles Mulheres Mil, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec e Educação à Distância - EaD, bem como a Pós- graduação que tornaram possível o acesso e democratização de ensino para cerca de 3.000 discentes distribuídos nas unidades de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri.       Em 2013, se concretiza a última etapa da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica no Acre, com a autorização de funcionamento do Campus Tarauacá. Sendo assim, o IFAC passou a contar com unidades de ensino em todas as Regionais que compõem o Estado, sendo eles: Campus Rio Branco e Campus Rio Branco - Avançado Baixada do Sol (regional Baixo Acre), Campus Xapuri (regional Alto Acre), Campus Sena Madureira (regional Purus), Campus Tarauacá (regional Envira) e Campus Cruzeiro do Sul (regional Juruá).

    Com o intuito de expandir suas atividades atreladas às necessidades dos segmentos interno e externo, o Instituto tem articulado parcerias com outros municípios a fim de implantar novos núcleos no interior do estado com a oferta de cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância (EaD) e apoio aos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Pronatec. 

    Em 2016, o IFAC alcançou o número de 5.305 mil alunos matriculados/em curso, destes, 2.417 são alunos dos cursos de graduação. Atualmente, o IFAC tem 16 cursos de graduação: seis cursos de licenciatura, dois de bacharelado e oito superiores de tecnologia. Abaixo, a distribuição desses cursos nos quatro campi ofertantes desse nível de ensino:

    • Campus Rio Branco: Licenciatura em Ciências Biológicas - Conceito 3, aguardando Portaria de Reconhecimento; Licenciatura em Matemática – Resolução CONSU/IFAC nº 019/2017 que dispõe sobre a criação e funcionamento do curso; Superior de Tecnologia em Processos Escolares – Reconhecido pelo MEC, conceito 4; Superior de Tecnologia em Logística - Reconhecido pelo MEC, conceito 4; Bacharelado em Administração - Resolução CONSU/IFAC nº 049/2017 que dispõe sobre a criação e funcionamento do curso; e, Superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet -Reconhecido pelo MEC, conceito 4.
    • Campus Sena Madureira: Licenciatura em Física - Reconhecido pelo MEC, conceito 3; e, Bacharelado em Zootecnia - Conceito 4, aguardando Portaria de Reconhecimento.
    • Campus Xapuri: Licenciatura em Química - Reconhecido pelo MEC, conceito 3; Superior de Tecnologia em Agroecologia - Reconhecido pelo MEC, conceito 3; Superior de Tecnologia em Agroindústria - Reconhecido pelo MEC, conceito 3; Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Reconhecido pelo MEC, conceito 3.
    • Campus Cruzeiro do Sul: Licenciatura em Física Reconhecido pelo MEC, conceito 3; Licenciatura em Matemática - Reconhecido pelo MEC, conceito 3; Superior de Tecnologia em Agroecologia - Reconhecido pelo MEC, conceito 4; Superior de Tecnologia em Processos Escolares –Reconhecido pelo MEC, conceito 4.

     

    Mestrado e especialização

    Em 2017, o Instituto Federal do Acre passou a fazer parte das Instituições Associadas (IAs) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que oferta o curso mestrado profissional em Rede Nacional. Cada instituição constitui uma parcela da totalidade concebida com uma identidade comum, com vistas ao desenvolvimento de competências no Ensino da Educação Profissional e Tecnológica. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) é a IA que coordena o ProfEPT.

    Em 2018, aconteceu a primeira oferta do Mestrado Profissional em Rede pelo IFA no Campus Rio Branco, onde foram ofertadas 18 vagas, sendo nove para servidores públicos e as demais para a comunidade em geral. Além do mestrado, o IFAC também tem ofertado cursos de pós-graduação latu sensu.

     

    3.  JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DA AUTO AVALIAÇÃO

     

    3.1  Justificativa e Importância da Auto avaliação para a Instituição

    A instituição do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior SINAES consiste em um novo olhar sobre a condução das políticas públicas relacionadas à educação superior pública e privada no Brasil. Trata-se, na verdade, de uma política de Estado, em que a avaliação das Instituições de Ensino Superior - IES está ao centro do processo avaliativo. A adoção de instrumentos de avaliação que levem em conta a concepção global das IES, bem como, o respeito pela diversidade institucional. Tais características permitem levar em conta a realidade e a missão de cada IES.

    O importante é o reconhecimento e o compromisso das IES ao SINAES, proporcionando à universalização da educação superior de qualidade, prestigiando-se as especificidades das áreas de conhecimento, como também, as características das comunidades em que estão inseridas.

    Nesse cenário, o IFAC que é uma instituição de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, reconhece o SINAES como um processo que tem finalidade construtiva e formativa e que se presta a ser permanente. O SINAES reafirma o papel da avaliação institucional na consolidação do conceito de educação como um bem comum a que todo cidadão deve ter acesso.

     

    3.2  Objetivos da Auto avaliação

    A adoção de um processo de auto avaliação é uma ação que vai além do cumprimento de diretrizes para fins de regulação, pois implica também na evolução da compreensão contemporânea da sociedade preconizando o amadurecimento das instituições democráticas, e o (re) direcionamento de políticas institucionais visando a otimização dos recursos disponíveis, com vistas à efetividade dos serviços educacionais prestados. Em suma, o projeto contempla a avaliação dos seguintes itens:

    I. O IFAC como uma instituição, de caráter social em âmbito regional e nacional, contribuindo para o desenvolvimento nas mais diversas áreas de conhecimento e à qualificação de profissionais como formadores de opinião no estado do Acre;

    II. Atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão com vistas a atender a demanda regional e estadual de qualificação, inclusive em áreas de ponta, em conformidade com necessidades regionais e nacionais;

    III. A efetiva prática de atividades extensionistas, sobretudo no que diz respeito ao atendimento das demandas sociais da comunidade local;

    IV. A prática didática pedagógica e sua consonância com as modernas metodologias de ensino;

    V. O desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, através da pesquisa aplicada.

     

    4.  ESTRUTURA DA AVALIAÇÃO

    4.1  Auto avaliação Institucional

    O processo de auto avaliação institucional é um instrumento fundamental de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelas instituições que ofertam Ensino Superior, como também, possibilita a orientação das políticas institucionais para a melhoria dos resultados alcançados. Sob esse prisma, as informações levantadas a partir da auto avaliação institucional são indicadores prioritários para o aperfeiçoamento da gestão acadêmica e administrativa da Instituição, portanto, o processo deve garantir a fidelidade e legitimidade dos dados coletados junto à comunidade acadêmica. Assim, a auto avaliação tem como proposta fornecer uma visão holística da Instituição, considerando cinco eixos que abrangem as dez dimensões elencadas pelo SINAES, conforme figura 1:

    Figura 1 Dimensões avaliadas pelo SINAES

    A Comissão Própria de Auto avaliação - CPA coordenará e implementará as ações previstas no projeto de auto avaliação, segundo as diretrizes do SINAES, com vistas a subsidiar os processos de autorização e reconhecimento de cursos, bem como, recredenciamento da instituição. As atividades da CPA são regidas e regulamentadas por regimento próprio, elaborado pela Comissão e aprovada pelo Conselho Superior do IFAC – CONSU.

    Nesse sentido, o projeto do IFAC para triênio 2018-2020 compreende todas as etapas necessárias à consecução dos objetivos da auto avaliação institucional, sendo organizado pela CPA. Esta é composta por representantes dos três segmentos que formam a comunidade acadêmica do IFAC (discentes, docentes e técnico-administrativos), eleitos por seus pares em cada campus, dos quais também partiu a indicação da representação da comunidade externa.

    Conforme o roteiro de auto avaliação sugerido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, o processo importará na avaliação de 10 (dez) dimensões. Os atores competentes para realizarem a avaliação, bem como as épocas e as formas de aplicação dos instrumentos de coleta de dados estão descritas em cada item que segue. A periodicidade da aplicação dos questionários será a cada três anos, seguindo o mandato da CPA vigente e a rotina do processo de auto avaliação institucional, que contempla a emissão de Relatório Final no período de três anos.

     

    4.1   As Dez Dimensões do Programa de Auto avaliação da IFAC – Lei 10.861/2004

    1ª Dimensão: A Missão Institucional e o PDI

    a)   O que será avaliado?

    -Articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional no que diz respeito às atividades de ensino, pesquisa e extensão, gestão acadêmica e gestão administrativa;

    -Cumprimento das finalidades, dos objetivos e dos compromissos que a Instituição assumiu no seu PDI;

    -Existência de uma formulação explícita e clara dos objetivos e finalidades da Instituição;

    -Grau de conhecimento do PDI por parte de toda a comunidade acadêmica;

    -Perfil esperado dos egressos.

    -Utilização do PDI como referência para programas e projetos desenvolvidos pela Instituição.

    b)    Por quem?

    • -Toda a comunidade acadêmica.

     

    Instrumento de Coleta 1ª Dimensão

    A Missão Institucional e o PDI – 2014-2018

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    2ª Dimensão: A política de ensino para a graduação, a pesquisa, a extensão, a pós- graduação e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

     

    a)   O que será avaliado?

     

    Ensino:

    • -Concepção de currículo e organização didático-pedagógica de acordo com os fins da Instituição e das diretrizes curriculares;

      -Práticas pedagógicas, considerando a relação entre a transmissão de informações e a utilização de processos participativos de construção do conhecimento;

      -Pertinência dos currículos, tendo em vista os objetivos institucionais, as demandas sociais e as necessidades individuais;

      -Práticas institucionais que estimulam a melhoria do ensino, a formação docente, o apoio ao estudante, a interdisciplinaridade, as inovações didático-pedagógicas e o uso das novas tecnologias no ensino;

      -Discussão da relação dos currículos dos cursos e os programas das disciplinas com as Diretrizes Curriculares Nacionais;

      -Sistemática e periodicidade da revisão dos currículos dos cursos e dos programas das disciplinas;

      -Currículos e programas das disciplinas em sua correspondência com o perfil do egresso;

      -Existência de critérios orientadores da atualização curricular e dos programas das disciplinas;

      -Realização de encontros para discutir os currículos dos cursos e os programas das disciplinas.

    Pesquisa:

    • -Relevância social e científica da pesquisa em relação aos objetivos institucionais, tendo como referência as publicações científicas, organização de eventos científicos, realização de intercâmbios e cooperação com outras instituições nacionais e internacionais, formação de grupos de pesquisa, políticas de investigação de difusão dessas produções;

      -Existência de vínculos e contribuição da pesquisa para o desenvolvimento local/regional/nacional/internacional;

      -Políticas e práticas institucionais de pesquisa para a formação de pesquisadores, inclusive iniciação científica;

      -Existência de articulação da pesquisa com as demais atividades acadêmicas;

      -Divulgação da produção intelectual, artística e cultural do corpo discente, docente e técnico-administrativo;

      -Existência de critérios para o desenvolvimento da pesquisa, participação dos pesquisadores em eventos acadêmicos, publicação e divulgação dos trabalhos;

      -Coerência da produção científica da Instituição com a missão e com os investimentos e políticas propostas para o seu desenvolvimento, com as necessidades sociais e com as exigências da produção do conhecimento;

      -Existência na Instituição grupos de pesquisa cadastrados, atualizados e ativos;

      -Política de auxílio aos membros da Instituição em relação à apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais;

      -Políticas de auxílio na formação de novos pesquisadores na Instituição;

      -Desenvolvimento de atividades que permitam a inter-relação do ensino com a pesquisa;

      -Existência de mecanismos que registrem a produção e o desenvolvimento das atividades dos pesquisadores da Instituição.

    Extensão:

    • -Concepção de extensão e de intervenção social afirmada no PDI;

      -Articulação das atividades de extensão com o ensino e a pesquisa e com as necessidades e demandas do entorno social;

      -Participação dos discentes nas ações de extensão e intervenção social e o respectivo impacto em sua formação;

      -Preocupação da Instituição em desenvolver atividades de extensão que atendam a comunidade regional em termos sociais, culturais e outros;

      -Impacto das atividades de extensão na comunidade;

      -Atividades de extensão e sua integração com o ensino e a pesquisa;

      -Políticas institucionais para o desenvolvimento das atividades de extensão, bem como os incentivos institucionais ou de outras fontes.

    Pós-graduação:

    • -Políticas institucionais para a criação, expansão e manutenção da pós-graduação lato e stricto sensu;

      -Política de melhoria da qualidade da pós-graduação;

      -Integração entre graduação e pós-graduação;

      -Existência de um órgão institucional pela coordenação das atividades e da política de pós-graduação;

      -Relação dos cursos oferecidos com as atividades acadêmicas da Instituição e o seu impacto sobre elas;

      -Integração entre graduação e pós-graduação, bem como entre ensino, pesquisa e extensão;

      -Existência de grupos do trabalho, bolsas outorgadas, estímulos à pesquisa;

      -Convênios e acordos com outras instituições públicas e privadas, organizações profissionais e empresariais, associações, centros assistenciais.

     

    b)    Por quem?

    • -Dimensão de Ensino - avaliação pelo corpo discente e docente;

    -Dimensões de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação – avaliação pelos 03 segmentos.

     

    Instrumento de Coleta

    2ª Dimensão

    Ensino de Graduação

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    Instrumento de Coleta

    2ª Dimensão

    Pesquisa

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

     

    Instrumento de Coleta

    2ª Dimensão

    Extensão

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    Instrumento de Coleta

    2ª Dimensão

    Ensino de Pós-Graduação

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

     

    3ª Dimensão: A responsabilidade social da Instituição considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

     
    a) O que será avaliado?
    • -Existência de transferência de conhecimento e importância social das ações da Instituição e impactos das atividades científicas, técnicas e culturais para o desenvolvimento regional, nacional e internacional;

      -Natureza das relações com os setores público e produtivo, com as oportunidades de trabalho e com instituições sociais, culturais e educativas de todos os níveis;

      -Ocorrência de ações voltadas ao desenvolvimento da democracia, promoção da cidadania, de atenção aos excluídos, políticas de ações afirmativas.

      -Critérios adotados pela Instituição para ampliar o acesso, inclusivo para pessoas com deficiência;

      -Ações desenvolvidas pela Instituição no sentido da inclusão e assistência a grupos sociais discriminados e sub-representados no interior de cada segmento da comunidade acadêmica;

      -Existência de atividades institucionais em interação com o meio social;

      -Existência de atividades vinculadas com a sociedade civil;

      -Políticas institucionais de inclusão de discentes em situação econômica desfavorecida;

      -Inclusão de discentes com deficiência e desenvolvimento de estratégias para a participação destes nas aulas;

      -Política de contratação de pessoal docente e técnico administrativo com deficiência;

      -Relações estabelecidas pela Instituição com o setor público, com o setor produtivo e com as oportunidades de trabalho;

      -Existência de ações que visem à promoção da cidadania e de atenção a setores sociais desassistidos.

     

    b) Por quem?

    -Por toda a comunidade acadêmica.

     

     

    Instrumento de Coleta

    3ª Dimensão

    Responsabilidade Social

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    4ª Dimensão: A comunicação com a sociedade

     

    a) O que será avaliado?

    -Estratégias, recursos e qualidade da comunicação interna e externa;

    -Imagem pública da Instituição nos meios de comunicação social;

    -Meios de comunicação utilizados pela Instituição;

    -Efetividade da comunicação da Instituição e comprometimento com a sua missão;

    -Frequência da comunicação interna da Instituição e os canais de comunicação utilizados;

    -Existência de adequada comunicação entre os membros da Instituição;

    -Completude, clareza e atualização da informação entregue aos usuários da Instituição;

    -Mecanismos de comunicação e sistemas de informação eficazes para a coordenação das diferentes unidades;

    -Existência de estrutura de informação sobre a realidade institucional, as características do meio e os recursos para avaliar o cumprimento das metas e objetivos.

     

    b) Por quem?

    -Por toda a comunidade acadêmica.

     

     

    Instrumento de Coleta

    4ª Dimensão

    Comunicação com a Sociedade

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    5ª Dimensão: As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

     

    a) O que será avaliado?

    -Planos de carreira regulamentados para os corpos docente e técnico-administrativo, com critérios claros de admissão e de progressão;

    -Programas de qualificação profissional e de melhoria da qualidade de vida para os corpos docente e técnico-administrativo;

    -Clima institucional, relações interpessoais, estrutura de poder, graus de satisfação pessoal e profissional.

    -Relação entre a quantidade de discentes dos cursos e os recursos humanos existentes;

    -Suficiência quantitativa de pessoal docente e técnico-administrativo para responder aos objetivos e funções da Instituição;

    -Existência de mecanismos claros e conhecidos para a seleção, contratação, aperfeiçoamento e avaliação dos corpos docente e técnico-administrativo;

    -Relação entre experiência profissional, a formação didático-pedagógica dos docentes e a formação e experiência profissional do pessoal técnico-administrativo com o desenvolvimento da missão institucional;

    -Existência de instâncias que permitam conhecer o grau de satisfação do corpo docente com as condições de trabalho, os planos de estudos, os recursos e outros aspectos vinculados com sua função;

    -Existência de instâncias que permitam conhecer o grau de satisfação do corpo técnico-administrativo com as condições de trabalho, os recursos e outros aspectos vinculados com sua função;

    -Existência de instâncias que fomentem a qualificação dos corpos docente e técnico-administrativo, bem como os incentivos e outras formas de apoio para o desenvolvimento das suas funções.

     

    b) Por quem?

    -Pelo corpo Docente e Técnico-administrativo.

     

    Instrumento de Coleta

    5ª Dimensão

    As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    6ª Dimensão: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

     

    a) O que será avaliado?

    -Existência de plano de gestão: adequação da gestão ao cumprimento dos objetivos institucionais e coerência com a estrutura organizacional;

    -Funcionamento, composição e atribuição dos órgãos colegiados;

    -Gestão e tomadas de decisão institucionais em relação às finalidades educativas;

    -Modos de participação dos atores na gestão;

    -Investimento na comunicação e circulação da informação;

    -Existência na Instituição de procedimentos adequados e conhecidos para organizar e conduzir os processos de tomada de decisões;

    -Gestão orientada para resultados ou processos;

    -Existência de procedimentos adequados e conhecidos para organizar e conduzir os processos de tomada de decisões;

    -Existência na Instituição de instâncias de apoio, participação e consulta para tomar decisões e se o grau de centralização ou descentralização existente é adequado para a gestão da mesma;

    -Eficiência do sistema de arquivo e registro para dar conta das funções da Instituição;

    -Instruções normativas formuladas e conhecidas sobre os procedimentos institucionais;

    -Organograma institucional explicitando a hierarquia das funções e a dinâmica de funcionamento da Instituição.

     

    b) Por quem?

    -Por toda a comunidade acadêmica.

     

     

    Instrumento de Coleta

    6ª Dimensão

    Organização e Gestão

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

     

    7ª Dimensão: Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, laboratórios, recursos de informação, comunicação e serviços.

     

    a) O que será avaliado?

    -Adequação da infraestrutura em função das atividades de ensino, pesquisa e extensão;

    -Políticas institucionais de conservação, atualização, segurança e de estímulo à utilização dos meios em função dos fins;

    -Utilização da infraestrutura no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras;

    -Quantidade de laboratórios adequada para as necessidades da Instituição em relação aos cursos e ao número de discentes;

    -Suficiência do espaço para que os discentes desempenhem as atividades programadas;

    -Nível de funcionalidade dos laboratórios, bibliotecas, oficinas, espaços experimentais;

    -Estado de conservação dos laboratórios e biblioteca;

    -Adequação dos equipamentos dos laboratórios em quantidade e qualidade;

    -Características dos laboratórios e bibliotecas quanto à iluminação, refrigeração, acústica, ventilação, mobiliário e limpeza;

    -Adequação do espaço na biblioteca e salas de leitura às necessidades dos usuários;

    -Horários e calendário da biblioteca em relação às necessidades dos discentes nos turnos oferecidos pela instituição;

    -Quantidade e qualidade dos equipamentos da biblioteca;

    -Adequação dos materiais e do volume de consultas e empréstimos;

    -Disponibilidade dos materiais em relação à demanda;

    -Disponibilidade da bibliografia obrigatória ou recomendada em relação à demanda;

    -Grau de satisfação dos usuários com relação ao sistema de acesso aos materiais e à sua consulta;

    -Grau de satisfação dos discentes com os laboratórios e biblioteca da Instituição;

    -Instalações adequadas e adaptadas para a comunidade acadêmica com deficiência;

    -Locais de convívio disponíveis aos discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos;

    -Número e condições de laboratórios de informática;

    -Plano de segurança, proteção de riscos e proteção ambiental.

     

    b) Por quem?

    -Por toda a comunidade acadêmica.

     

     

    Instrumento de Coleta

    7ª Dimensão

    Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, laboratórios, recursos de informação, comunicação e serviços

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    8ª Dimensão: Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.

     

    a) O que será avaliado?

    • -CPA: atribuições e atuação;

      -Apropriação por parte da comunidade acadêmica do processo de auto avaliação institucional;

      -Existência de um planejamento das atividades de avaliação institucional na instituição;

      -Condições necessárias para uma avaliação efetiva no decorrer do processo de auto avaliação institucional;

      -Participação suficiente para assegurar a legitimidade, o comprometimento e a apropriação dos resultados da auto avaliação pela comunidade acadêmica.

     

    b) Por quem?

    -Por toda a comunidade acadêmica.

     

     

    Instrumento de Coleta

    8ª Dimensão

    Planejamento e avaliação institucional

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    9ª Dimensão: Políticas de atendimento a discentes e egressos:

    a) O que será avaliado?

    A avaliação desta dimensão abrangerá os seguintes campos:

     

    Discentes:

    -Políticas de acesso, seleção e permanência de discentes e sua relação com as políticas públicas e com o contexto social;

    -Políticas de participação dos discentes em atividades de ensino, iniciação científica, extensão, avaliação institucional, atividades de intercâmbio estudantil;

    -Mecanismos e sistemáticas de estudos e análise dos dados sobre ingressantes, evasão/abandono, tempos médios de conclusão, formaturas, relação professor/aluno e outros estudos tendo em vista a melhoria das atividades educativas;

    -Mecanismos de apoio acadêmico, compensação e orientação para os discentes que apresentam dificuldades acadêmicas e pessoais;

    -Aspectos positivos e negativos detectados no que diz respeito às políticas de atendimento ao estudante;

    -Instâncias que fornecem bolsas de ensino, pesquisa e extensão;

    -Instâncias que favorecem a participação dos discentes em eventos, programas de mobilidade e intercâmbio, suas normas e critérios para concessão;

    -Políticas claras de incentivo à participação dos discentes em projetos com os docentes;

    -Programas e as práticas de iniciação científica e de formação inicial de futuros pesquisadores;

    -Acompanhamento de egressos e de oportunidades de formação contínua.

     

    b) Por quem?

    -Por toda a comunidade acadêmica.

     

     

    Instrumento de Coleta

    9ª Dimensão

    Políticas de atendimento a discentes e egressos

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

    10ª Dimensão: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da Educação Superior.

     

    a) O que será avaliado?

    -Sustentabilidade financeira da Instituição e políticas de captação e alocação de recursos;

    -Políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão;

    -Existência de compatibilidade entre cursos oferecidos e os recursos disponíveis;

     

    b) Por quem?

    -Por toda a comunidade acadêmica.

     

     

    Instrumento de Coleta

    10ª Dimensão

    Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior

    Avalie com notas de 0 a 4 os seguintes aspectos:

     

    5. OPERACIONALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

    A CPA do IFAC, pretendendo seguir as diretrizes determinadas pelo SINAES, propõe-se, inicialmente, a praticar ações estratégicas para a eficaz condução do processo de auto avaliação institucional, a ser desenvolvida no formato 360° (participação de toda a comunidade acadêmica) no período de três anos, sendo organizados:

    2018 – Elaboração do projeto e aprovação no CONSU; Eleição dos membros da comunidade externa e representante de segmentos que faltam; Elaboração e aplicação dos instrumentos de auto avaliação;

    2019 – Postagem do Relatório Parcial n° 1, referente às ações de 2018. Divulgação dos resultados da auto avaliação e discussão junto à comunidade acadêmica, com vistas à identificação das causas dos problemas apontados e construção do Plano de Melhorias.

    2020 – Postagem do Relatório Parcial n° 2, referente às ações de 2019. Elaboração do Relatório Final da CPA. Elaboração e acompanhamento do Plano de Melhorias; Eleição dos representantes para o próximo triênio;

    Para 2018, temos o cronograma previsto no quadro 1:

     

    Quadro 1 – Cronograma das Atividades da CPA previstas para 2018

     

    O trabalho da CPA será desenvolvido a partir de etapas, compostas pelas seguintes ações:

     

    5.1 Primeira ação – Finalizar a composição da CPA e fortalecer  as comissões locais;

    Considerando a natureza do IFAC enquanto instituição pública de ensino alicerçada na gestão democrática, o processo de composição da CPA segue os princípios de impessoalidade e transparência, de forma a garantir representatividade por parte de todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica do IFAC, incluindo também a participação de membros da comunidade externa, como forma de ampliar o olhar acerca do trabalho desenvolvido pela instituição. Nesse sentido escolher os membros que ainda faltam para representação dos segmentos da comunidade interna e externa. Realizar capacitações e planejamento de ações locais de divulgação dos trabalhos e sobre as atribuições da CPA.

     

    5.2 Segunda ação - Revisão  do Projeto e dos Instrumentos de Coleta de Dados para a Autoavaliação em 2018.

    Os membros da CPA terão também a incumbência de discutir as estratégias e instrumentos para a realização da auto avaliação institucional, considerando o ano vigente e também os próximos dois anos, com vistas à confecção do Relatório Final da CPA. Nesta etapa, portanto, será elaborado o projeto de auto avaliação para o triênio 2018-2020 e os instrumentos de coleta de dados, de forma a estabelecer estratégias, instrumentos e prazos compatíveis com a realidade da instituição e as diretrizes do SINAES.

     

    5.3 Terceira ação –– Sensibilização e mobilização para Autoavaliação 2018

    O ensino Tecnológico e das Licenciaturas deve pensar acerca do papel de despertar a comunidade acadêmica para a importância da crítica e da reflexão acerca do seu próprio processo de formação e das práticas engendradas pela Instituição.

    A sensibilização é o processo mais importante da Auto avaliação, pois será através dela que os segmentos que compõem a IES conhecerão e entenderão o processo avaliativo, compreendendo os benefícios decorrentes e a importância da ampla participação da comunidade acadêmica, de forma a garantir a legitimidade e fidedignidade dos resultados obtidos.

    Nesse sentido, será elaborado plano de ação pelas comissões locais e registro das atividades a serem desenvolvidas, o qual contemplará: reunião com os lideres de turmas, divulgação no site, semana Jornada Pedagógica, nas acolhidas de alunos, Café com a CPA, visitas em salas de aula, criação de logo, jingle, panfletos, vídeo e publicação no site, espaço da CPA nos campi.

     

    5.4 Quarta ação - Coleta de dados

    A aplicação dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação institucional do IFAC será realizada de acordo com cronograma estabelecido pela CPA, contemplando as 10 dimensões de avaliação do SINAES, sendo três questionários distintos, específicos por segmento: discente, docente e técnicos administrativos. Os questionários serão disponibilizados eletronicamente, via SIGAA, para docentes e discentes e, para os TAES a avaliação será realizada por meio de formulário eletrônico numa plataforma específica. Em ambos os casos será garantido o sigilo da identificação, com vistas a favorecer a participação de toda comunidade e a tabulação dos dados.

               

    5.5 Quinta ação - Confecção de relatórios parciais anuais e final e postagem na plataforma EMEC

    No final de cada ano do Triênio 2018-2020, a Comissão Própria de Avaliação divulgará por meio de relatórios parciais e final as ações desenvolvidas. O primeiro relatório parcial será referente as ações desenvolvidas em 2018: elaboração do Plano de Trabalho para o Triênio 2018-2020; elaboração e aplicação dos questionários. O segundo relatório parcial apresentará as ações a serem desenvolvidas em 2019: tabulação e análise, socialização dos dados com a comunidade acadêmica e elaboração do plano de melhorias. Por fim, será elaborado o Relatório Final que apresentará a síntese das ações desenvolvidas no triênio, bem como o monitoramento e os resultados do primeiro plano de melhoria elaborado pela CPA.

     

    5.6 Sexta ação – Tabulação dos dados

    Em cada dimensão terá um número de questões que darão conta dos seus diversos aspectos. A cada questão serão atribuídas notas de 0 a 4 (sendo 0 para a resposta desconheço, 1 para insuficiente, 2 para regular, 3 para bom e 4 excelente). 

    Com os dados serão construídos gráficos estatísticos, com síntese das informações levantadas, facilitando assim a apresentação e socialização dos mesmos.

    O conceito DESCONHEÇO servirá para sinalizar a impossibilidade de avaliação devido à falta de informação sobre o aspecto avaliado. Este conceito, sempre que ocorrer, servirá de alerta e deverá desencadear ações corretivas que implementem a informação. Este conceito também aparecerá quando o aspecto avaliado não existir ou ainda não estiver implementado, devendo da mesma maneira promover ações corretivas.

    O conceito INSUFICIENTE servirá para apontar que a o aspecto avaliado não está em condições plenas possíveis.

    Os conceitos REGULAR, BOM e EXCELENTE indicará a medida de qualidade apresentada pelo aspecto avaliado. 

    5.7 Sétima ação – Discussão dos resultados, divulgação, balanço crítico e planejamento

    Nesta fase pretende-se discutir os resultados, confeccionar relatórios, divulgar as informações entre a comunidade interna, avaliar todo o processo e planejar ações futuras.

    Todos os resultados obtidos deverão ser amplamente divulgados à comunidade acadêmica que participou do processo avaliativo, num sistema de prestação de contas a fim de dar credibilidade ao processo para que o aluno, o professor, o técnico-administrativo e a sociedade não tenham a impressão que a auto avaliação seja uma mera ação para cumprir uma exigência regulatória do MEC. Para tanto, será elaborado um plano de ação pelas comissões locais, com registro das atividades executadas.

     

    5.8 Oitava ação – Acompanhamento da Implementação Das Ações e Propostas

    A CPA terá a incumbência de acompanhar a implementação das ações corretivas junto à gestão do IFAC, registrando o andamento das mesmas, com ampla divulgação à comunidade acadêmica. Esta é uma etapa primordial do processo de auto avaliação, haja vista que constitui o propósito de todas as ações até então desenvolvidas pela CPA, permitindo o redirecionamento institucional a partir de dados legítimos e confiáveis, obtidos junto à comunidade acadêmica. Para tanto, será elaborado um plano de ação pelas comissões locais, com registro das atividades executadas.

     

    6. GLOSSÁRIO

    PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional

    PPI – Projeto Pedagógico Institucional

    Corpo Discente – alunos regularmente matriculados nos cursos superiores do IFAC.

    Corpo Docente – professores efetivos que ministram aula nos cursos superiores do IFAC.

    Corpo Técnico-administrativo –servidores técnico-administrativos efetivos lotados no IFAC.

    CPA – Comissão Própria de Auto avaliação

    PPC– Projeto Pedagógico do Curso

    ODP- Organização Didática Pedagógica

     

    Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço Ano VIII, nº 57 - 24/08/2018.