Resolução nº 09/CONSU/IFAC, de 20 de janeiro de 2020
|
Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Magistério Intercultural Indígena na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, ofertado pelo Campus Tarauacá. |
O Presidente Substituto do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo artigo 12 da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, nomeado pela portaria nº 635 de 07 de maio de 2018, publicada no Diário Oficial da União nº 87 de 08 de maio de 2018, seção 2.
CONSIDERANDO deliberação tomada na 30ª Reunião Ordinária do Conselho Superior, no dia 13/12/2019;
CONSIDERANDO o que consta no inciso III, do artigo 9º e no artigo 39, da Resolução CONSU/IFAC n° 045, de 12/08/2016, que aprova o Regimento Interno do Conselho Superior;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 0094427.00009310/2019-20.
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Magistério Intercultural Indígena – EJA, ofertado pelo Campus Tarauacá, com oferta anual, no período diurno, carga horária de 2550 horas e duração de 3 anos.
Art. 2º Estabelecer que conste como anexo desta Resolução, a Matriz Curricular do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Magistério Intercultural Indígena – EJA.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Publique-se.
Rio Branco, 20 de janeiro de 2020.
UBIRACY DA SILVA DANTAS
Presidente Substituto do Conselho Superior
ANEXO I
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM MAGISTÉRIO INTERCULTURAL INDÍGENA - EJA
Tabela 1: Distribuição de carga horária dos componentes curriculares do primeiro ano do curso.
ANO |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA (h.r) |
CARGA HORÁRIA (h.a.) |
Tempo Escola (h.r.) |
Tempo Aldeia (h.r.) |
Carga horária por núcleo (h.r.) |
TOTAL ANUAL (h.r.) |
1° ANO |
Língua Portuguesa e Literatura 1 |
60 |
72 |
60 |
|
255 |
845 |
Matemática 1 |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Sociologia 1 - Sociedade Huni Kuĩ |
45 |
54 |
45 |
|
|||
História |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Geografia |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Língua Hãtxa Kuĩ 1 |
60 |
72 |
60 |
|
105 |
||
Tecelagem Huni Kuĩ |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Katxa - Festa dos legumes |
45 |
54 |
|
45 |
435 |
||
Txiri - Festa da pena do gavião |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Linguagens audiovisuais 1 |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Métodos e técnicas de alfabetização |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Ensino de Histórias do Povo Huni Kuĩ |
60 |
72 |
60 |
|
|||
História e Filosofia da Educação Brasileira |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Ensino dos Kene |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Pesquisa 1 |
30 |
36 |
|
30 |
|||
Seminário de socialização das pesquisas do tempo aldeia 1 |
45 |
54 |
45 |
|
|||
TOTAL |
|
|
630 |
165 |
795 |
||
PERCENTUAL (%) |
|
|
79,25 |
20,75 |
|
||
Estagio supervisionado 1 |
50 |
|
|
|
|
Disciplinas doNúcleo Básico Disciplinas do Núcleo Politécnico Disciplinas do Núcleo Tecnológico
Tabela 2: Distribuição de carga horária dos componentes curriculares do segundo ano do curso.
ANO |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA (h.r.) |
CARGA HORÁRIA (h.a.) |
Tempo Escola (h.r.) |
Tempo Aldeia (h.r.) |
Carga horária por núcleo (h.r.) |
TOTAL ANUAL (h.r.) |
2° ANO |
Língua Portuguesa e Literatura 2 |
60 |
72 |
60 |
|
180 |
830 |
Matemática 2 |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Sociologia 2 - Sociedades indígenas no Acre |
30 |
36 |
30 |
|
|||
Sociologia 3 - Sociedades de outros povos |
30 |
36 |
30 |
|
|||
Rau xarabu - Plantas medicinais |
60 |
72 |
60 |
|
255 |
||
Ni inũ yuinaka xarabu - Flora e fauna |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Língua Hãtxa Kuĩ 2 |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Cerâmica Huni Kuĩ |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Libras |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Organização e gestão escolar |
60 |
72 |
60 |
|
345 |
||
Linguagens audiovisuais 2 |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Ensino de Geografia do Povo Huni Kuĩ |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Nixipu Pima - Festa da iniciação |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Políticas de conhecimento Huni Kuĩ |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Pesquisa 2 |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Seminário de socialização das pesquisas do tempo aldeia 2 |
30 |
36 |
30 |
|
|||
TOTAL |
|
|
645 |
135 |
780 |
||
PERCENTUAL (%) |
|
|
82,69 |
17,31 |
|
||
Estagio supervisionado 2 |
50 |
|
|
|
|
Disciplinas doNúcleo Básico Disciplinas do Núcleo Politécnico Disciplinas do Núcleo Tecnológico
Tabela 3: Distribuição de carga horária dos componentes curriculares do terceiro ano do curso.
ANO |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA (h.r.) |
CARGA HORÁRIA (h.a.) |
Tempo Escola (h.r.) |
Tempo Aldeia (h.r.) |
Carga horária por núcleo (h.r.) |
TOTAL ANUAL (h.r.) |
3° ANO |
Língua Portuguesa e literatura 3 |
60 |
72 |
60 |
|
150 |
875 |
Língua Inglesa |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Língua espanhola |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Língua Hãtxa Kuĩ 3 |
60 |
72 |
60 |
|
255 |
||
Cestaria Huni Kuĩ |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Huni Kuĩ Nukũ mibã/ yunu xarabu - Sistemas Agroflorestais e ecologia |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Isin xarabu - Doenças e curas |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Yuxibu/yuxin xarabu - Forças vitais, espiritualidade e fenômenos do mundo Huni Kuĩ |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Bunawa - Festa da banana |
45 |
54 |
|
45 |
420 |
||
Hai Ika - Festa da pescaria |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Pia Atxia - Festa de pegar as armas |
45 |
54 |
|
45 |
|||
Ensino de língua Hãtxa Kuĩ |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Ensino de Língua Portuguesa |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Ensino de Matemática |
60 |
72 |
60 |
|
|||
Formação intercultural |
45 |
54 |
45 |
|
|||
Seminário de Socialização do Tempo Aldeia 3 |
60 |
72 |
60 |
|
|||
TOTAL |
|
|
645 |
180 |
825 |
||
PERCENTUAL (%) |
|
|
78,18 |
21,82 |
|
||
Estagio supervisionado 3 |
50 |
|
|
|
|
Disciplinas doNúcleo Básico Disciplinas do Núcleo Politécnico Disciplinas do Núcleo Tecnológico
Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço nº 02, de 22/01/2020.