Resolução CONSU/IFAC nº 170/2024, de 07 de março de 2024

Colaboradores: Adalberto Quintela

 

A PRESIDENTE SUBSTITUTA DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC), no uso de suas atribuições legais, que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, nomeada pela Portaria de Pessoal Ifac nº 1.244, de 29 de setembro de 2023, publicada no Diário Oficial da União – DOU nº 188, de 2 de outubro de 2023, seção 2, página 23, 

Considerando o deliberado na 50ª Reunião Ordinária do Conselho Superior, no dia 28 de fevereiro de 2024;

Considerando o que consta no inciso III, do artigo 15 e no artigo 38, da Resolução CONSU/IFAC nº 85, de 22 de julho de 2022, que aprova o Regimento Interno do Conselho Superior;

Considerando o Acordo de Cooperação Técnica nº 07/2022 firmado entre o Ifac e a Prefeitura de Santa Rosa do Purus;

Considerando o Processo nº 23244.008946/2023-51,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  Referendar a Resolução CONSU/IFAC nº 150, de 6 de dezembro de 2023, que trata da aprovação do Plano de Trabalho para execução do Projeto Ifac Itinerante: Oferta de Turma Especial do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no município de Santa Rosa do Purus, na forma do Anexo.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Rio Branco/AC, 07 de março de 2024. 

 

CARMEM PAOLA TORRES ALVAREZ

Presidente Substituta do Conselho Superior 

 

 

 

ANEXO À RESOLUÇÃO CONSU/IFAC Nº 170, DE 07 DE MARÇO DE 2024

 

PLANO DE TRABALHO

 

 

1– DADOS CADASTRAIS:

 

ORGÃO

Instituto Federal do Acre (Ifac)

CNPJ

10.918.674/0001-23

ENDEREÇO

via chico mendes, 3.084 - Areal - CEP 69.906-302, na cidade de Rio Branco – AC

REITORA DO IFAC

Rosana Cavalcante dos Santos

CPF

***.788.742-**

 

2– DESCRIÇÃO DO PROJETO

 

TÍTULO DO PROJETO

PERÍODO DE EXECUÇÃO

Projeto Ifac Itinerante: Oferta de Turma Especial do Curso SUPERIOR DE Tecnologia em Agroecologia

INÍCIO

TÉRMINO

Dezembro/2023

Maio/2026

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Oferta de turma especial do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, na forma presencial, no município de Santa Rosa do Purus - Acre.

 

 

3– DETALHAMENTO DO PROJETO

 

3.1.INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

 

                                O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, é unidade integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, sendo responsável pela execução de cursos técnicos e superiores, além da formação inicial e continuada de trabalhadores. O portfólio de cursos compreende diferentes níveis e modalidades de ensino, tendo o trabalho como princípio educativo. Entre suas atribuições prioritárias, descritas na lei de criação dos Institutos Federais, está a oferta de cursos de tecnologia, alinhados aos arranjos produtivos locais. A premissa confere aos estudantes a perspectiva de contribuírem para o desenvolvimento de suas cidades e regiões. Assim, o Projeto “IFAC Itinerante: educação profissional pública e gratuita às populações tradicionais do Estado do Acre” tem como proposta central possibilitar o acesso à Educação Profissional e Tecnológica para as populações residentes rurais, indígenas e ribeirinhas, por meio da oferta de cursos de tecnologia, devidamente alinhados aos arranjos produtivos locais e às políticas de desenvolvimento implementadas pelo Governo Estadual e Prefeituras. Trata-se, portanto, de um projeto com público-alvo específico, visando a garantir a capilaridade das ações do Governo Federal, no âmbito da Educação, Diversidade e Inclusão. Dada a complexidade de sua implementação em localidades de acesso restrito, a execução do projeto dar-se-á em etapas, de acordo com as especificidades do município. Nesta etapa, o Ifac Itinerante contempla o município do Santa Rosa do Purus, por meio da oferta do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, para a população indígena. O programa do curso prevê a realização de módulos presenciais e semipresenciais, tendo por base a metodologia da alternância, possibilitando aos participantes o estudo nos ambientes formais de aprendizagem (tempo escola), bem como em locais de suas comunidades (tempo comunidade).

O município de Santa Rosa do Purus é o menor município em número de habitantes do Estado do Acre. É também um dos municípios longínquos e de acesso restrito, sendo o transporte fluvial pelo Rio Purus (por meio de batelão) e aéreo (por meio de aeronave bimotor) os únicos meios de chegada ao local. Comumente, o meio mais utilizado é o fluvial, dado o custo elevado do transporte aéreo, realizado em voo fretado ou voo realizado uma vez por semana. Tal condição, contribui para a disponibilização de serviços na localidade, especialmente no que concerne à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a população residente no município de Santa Rosa do Purus, cerca de 6.021 habitantes, tem acesso à Educação Pública somente através do Ensino Fundamental e Médio, sendo necessário o deslocamento a outros municípios para ampliar sua escolaridade ou competências profissionais. O contexto torna-se ainda mais difícil se considerada a realidade vivenciada pelas populações rurais, ribeirinhas e indígenas pois, além da inexistência dos serviços próximos, a saída de suas comunidades implica drasticamente na continuidade de seus trabalhos, ocasionando também prejuízos familiares, além de contribuir para a estagnação do desenvolvimento do município, com a evasão de pessoas com melhor qualificação. Tal contexto justifica a demanda por um curso de graduação no município, de forma que jovens e adultos que concluíram o ensino médio possam seguir seus estudos, por meio do acesso a um curso de graduação.

O atendimento à demanda e solicitação realizada pelo prefeito do município de Santa Rosa do Purus através de reuniões e ofício nº 0139/2021/GP/PMSRP, conforme metas dispostas no PDI 2020-2024, somente serão concretizadas por meio dos apoios institucionais da Reitoria e Pró-reitorias, e dos órgãos públicos. O atendimento à região do Purus, não é uma concepção nova e sim uma necessidade para atendimento do nosso público-alvo naquela regional. O Ifac nasceu no intuito de atender o Estado do Acre na oferta de educação profissional e tecnológica. O atendimento de demandas em munícipios onde não há campus do Ifac é possível por meio de Acordo de Cooperação Técnica. Diante da necessidade apresentada pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus o Ifac decidiu atender a demanda, tendo condições de ofertar o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no município de Santa Rosa do Purus.

Ao ofertar o referido curso atendem-se metas estabelecidas no PDI, como também solidifica as proposições da lei de criação dos Institutos Federais, na qual se lê no seu art. 7º, alínea a: ofertar “cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia”. A parceria com Município ajuda a fortalecer a nossa capilaridade, como também ajuda a resolver um problema de formação de trabalhadores qualificados no município. Em relação ao planejamento estratégico do Ifac atendemos as perspectivas de:

  • SOCIEDADE com o objetivo de produzir e transferir conhecimentos, técnicas e habilidades embasadas em preceitos éticos e científicos, focados na formação de cidadãos com capacidade crítica para a promoção do desenvolvimento regional; Produzir conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, que possam resultar em avanços científicos, tecnológicos e sociais, atendendo às diversas demandas da região; Promover o desenvolvimento da pesquisa e inovação com a formação discente, fomentando a melhoria da capacidade de produção e disseminação de conhecimentos, favorecendo a inovação científica e tecnológica, de forma a contribuir com o crescimento econômico e social.

  • PROCESSOS com o objetivo de intensificar e ampliar o relacionamento existente com a comunidade acadêmica, com as instituições parceiras e com o mercado em geral. Ampliar as parcerias estratégicas do Instituto, mantendo um relacionamento integrado, harmônico e sincronizado com entidades e organismos que atuem em atividades afins; ser reconhecido como órgão contribuinte para o desenvolvimento social regional, solidificando o atendimento no alto acre.

3.2.OBJETIVOS

 

3.2.1.Objetivo geral

 

Oportunizar o acesso à educação profissional e tecnológica para a população do município de Santa Rosa do Purus-AC, por meio da oferta do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – Ifac, com subsídios da Secadi/MEC, via emenda parlamentar.

 

3.2.2.Objetivos específicos:

  • Formar 40 tecnólogos em Agroecologia no município de Santa Rosa do Purus

  • Realizar o monitoramento da permanência dos estudantes matriculados.

 

3.3.RESULTADOS ESPERADOS

 

  • Formação de 40 (quarenta) profissionais, em nível de Graduação, no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no município de Santa Rosa do Purus;

  • Promover o desenvolvimento do município e da regional, qualificando 40 profissionais em área do conhecimento alinhada ao arranjo produtivo local.

 

3.4.PARCERIAS EXTERNAS

 

Nome da Instituição

Sigla

Vai aportar recurso e/ou contrapartida?

Descrição da (co)participação

Ministério da Educação

MEC

(X) SIM ( ) NÃO

Aporte financeiro   para   a

realização das atividades.

Prefeitura de Santa Rosa do Purus

SEE

( ) SIM (X) NÃO

Organização dos espaços de aprendizagem e recepção dos estudantes, por meio da coordenação local que atua no projeto.

 

4– DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

  • Planejamento do Curso: a matriz curricular do curso, bem como o Projeto Pedagógico, é referente ao PPC do CST de Tecnologia em Agroecologia do Campus Cruzeiro do Sul, sendo adaptada a sua metodologia de execução, para a realidade do contexto de município de difícil acesso. As disciplinas estarão sob responsabilidade dos docentes vinculados aos campi do Ifac, que possuam formação nas áreas requeridas, e que estejam devidamente selecionados em processo seletivo.

  • Corpo Docente: Selecionado por processo seletivo interno. Professores do Ifac, com titulação mínima de Especialização Lato Sensu, vinculados ao Eixo Ambiente e Saúde e Recursos Naturais – para disciplinas específicas – podendo pertencer a quaisquer campi.

  •  Duração do Curso: 1.400 horas/aula, cumpridas na forma de módulos mensais, contemplando 5 semestres de duração (2 anos e meio), realizados em sistema de alternância (tempo escola – tempo comunidade), nos limites de 60% (840 horas presenciais/tempo escola) e 40% (560 horas à distância/tempo comunidade). Além do tempo regulamentar do curso, o projeto prevê um semestre adicional para consolidação.  O momento nos ambientes de aprendizagem também respeitará a cultura local das populações indígenas, desde a concepção da proposta pedagógica até sua execução e monitoramento, a fim de não prejudicar a vivência dos participantes em suas comunidades.

  • Programa de estudos: Em referência, o curso prevê a constituição de 24 disciplinas de 60 horas (podendo ser ajustada a carga horária de cada disciplina para redução do número de disciplinas), sendo algumas realizadas na forma presencial  outra à distância (tempo comunidade), de acordo com o cronograma do curso. Os estudos à distância deverão estar alinhados à rotina das comunidades indígenas, bem como às condições climáticas locais, a fim de não prejudicar a subsistência ou permanência dos participantes em suas comunidades. A fim de otimizar o programa de estudos e favorecer a inter e a transdisciplinaridade, as disciplinas do tempo comunidade poderão ser construídas na forma de projetos integrados, devendo receber acompanhamento do desenvolvimento e produção, de acordo com previsão do Projeto Pedagógico do Curso.

  • Premissas: Os ambientes de aprendizagem são disponibilizados pela Prefeitura de Santa Rosa do Purus. A bolsa prevista ao coordenador local destina-se ao profissional que acompanhará a organização dos espaços, auxiliando o professor no que for necessários e aos estudantes, com o repasse dos informes da Coordenação do Curso.

5– PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

A produção de material pedagógico será produzido pelos docentes das disciplinas e disponibilizado aos estudantes na forma de material apostilado.

 

6– MONITORAMENTO DA PERMANÊNCIA

Para monitoramento da permanência será realizado pela Coordenação Geral do Projeto, em conjunto com a Coordenação Geral do Curso e equipe do Campus Cruzeiro do Sul.

O monitoramento ocorrerá de forma contínua, paralela à execução das disciplinas.

 

7– PESQUISA E INOVAÇÃO

Dentro do contexto desse projeto, as atividades de pesquisa e inovação se darão por meio do desenvolvimento curricular, em articulação à extensão e ao ensino.

 

8– FORMATURA

 

Nº DE PARTICIPANTES

entre 100 A 150 Pessoas

PARTICIPANTES

IFAC, Prefeitura de Santa Rosa, autoridades, estudantes, comunidade

DATA

a definir

QUANTIDADE DE DIAS

01

METODOLOGIA

mesa de abertura com autoridades; cerimônia de colação de grau. Outorga de grau aos estudantes.

LOGÍSTICA

Disponibilização de espaço pela Prefeitura. Necessário passagens aéreas e diárias para a equipe da Reitoria e Campus Cruzeiro do Sul. Vestes talares aos formandos e docentes do IFAC que comporão a mesa.

AVALIAÇÃO

Emissão de Diploma

 

9 – PACTUAÇÃO DE VAGAS

 

Nome do Curso

Vagas

Início/Término

CST em Agroecologia

40

Dez 2023/Mai 2026

 

10– CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

Atividades/Ações

2023

2024

2025

2026

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Execução das disciplinas, conforme Planejamento do Curso

 

    x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

 

 

Cerimônia de Colação de Grau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

11– EQUIPE EXECUTORA

 

Equipe de Execução – Coordenação Central

Nome

Cargo/Vínculo

Local de Lotação

Função

Bartolomeu Lima da Costa

Docente IFAC

PROEN/PROITI

Coordenador Geral

JEFFERSON HENRIQUE TIAGO BARROS

Docente IFAC

PROEN/PROITI

Coordenador do Curso

Ednilson GOMES DA SIlva

TAE IFAC

PROEN/PROITI

Apoio Administrativo

Irla de Oliveira Vidal

TAE IFAC

REITORIA

Apoio Pedagógico

FRANCISCO ERONILDES DE OLIVEIRA BRAGA

Servidor Prefeitura

SME

Coordenador Local

Aderlândia Maria Leite Santiago de Soua

TAE IFAC

PROEN/DIPGR

Diretora DIPGR

Cássia Celeste Ramos de Albuquerque

TAE IFAC

PROEN/DIPGR

Apoio institucional

Rodrigo Marciente Teixeira da Silva

Docente IFAC

DIREN/CCS

Apoio Pedagógico/Campus

Equipe de Execução

Seleção por meio de edital

Docente

Campus

Professor(a)        Formador(a)        do

Componente Curricular

 

12– PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO

A previsão orçamentária para custeio do projeto está discriminada nas tabelas a seguir:

 

12.1.ESTIMATIVA DE DESPESAS ORÇAMENTO GERAL

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

1. Material de consumo - custeio

-

-

-

30.000,00

2. Serviços de reprografia

1846

Apostila

10,00

18.460,00

3. Passagens (ida/volta) – Santa Rosa do Purus

81

-

1.300,00

105.300,00

4. Passagens (ida/volta) – Cruzeiro do Sul

10

 

2.000,00

20.000,00

5. Diárias

170

-

300,90

51.153,00

6. Fretamento de aeronave

2

-

50.000,00

100.000,00

7. Combustível

1501

L

6,20

9.306,20

8. Custos da fundação

-

-

-

37.141,45

Total

371.360,65

 

ORÇAMENTO DISCRIMINADO

 

12.2.Material de consumo - custeio

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

1. Trena comprimento mínimo de 50 metros

01

M

100,00

100,00

2. Trena comprimento mínimo de 10 metros

02

M

50,00

100,00

3. Contador

05

-

200,00

1.000,00

4. Pá de corte, larga tipa reta com abas laterais com cabos

03

-

200,00

600,00

5. Pá larga tipo concha sem cabo

03

-

50,00

150,00

6. Machado com cabo

01

-

100,00

100,00

7. Protetor auricular tipo concha

02

-

200,00

400,00

8. Pares de botas de Borracha (cor branca, cano médio, leves e flexíveis, n° 44)

02

-

100,00

200,00

9. Capacetes de segurança com aba frontal

30

-

50,00

1.500,00

10. Facão (terçado)

10

-

80,00

800,00

11. Óculos de proteção

42

-

30,00

1.260,00

12. Arco de Serra para poda a Distância

01

-

300,00

300,00

13. Pares de luvas de vaqueta

30

-

80,00

2.400,00

14. Lâmina para arco de Serra manual (segueta)

05

-

100,00

500,00

15. Martelo de carpinteiro com unhas

02

-

200,00

400,00

16. Alavanca Sextavada

01

-

200,00

200,00

17. Boca de Lobo

05

-

250,00

1,250,00

18. Foice

05

-

120,00

600,00

19 Garrafa Térmica

02

-

100,00

200,00

20. Jogo de espátula e garfo de jardinagem

02

-

300,00

600,00

21. Rastelo metálico

05

-

50,00

250,00

22. Pulverizador manual

03

-

400,00

1.200,00

23. Picareta

01

-

150,00

150,00

24. Parafusadeira elétrica

01

-

500,00

500,00

25. Pulverizador Costal Portátil

03

-

400,00

1.200,00

26. Furadeira de impacto; potência mínima 600 W

01

-

500,00

500,00

27. Caixa plástica térmica

01

-

250,00

250,00

28. Rolo de corda de nylon com 100m, diâmetro real 10mm na cor branca

01

-

300,00

300,00

29. Rolo de corda de nylon com 100m, diâmetro real 20mm na cor branca

01

-

300,00

300,00

30. Formão de aço inoxidável

01

-

80,00

80,00

31. Galões de plástico com capacidade de 20 litros

03

L

40,00

120,00

32. Lona Plástica, tamanho 5X3 metros

05

M

150,00

750,00

33. Mangueira plástica preta

100

m

350,00

350,00

34. Pares de Perneiras de proteção de raspa de couro

10

-

100,00

1.000,00

35. Prego com bitola – 2 polegadas

01

KG

380,00

380,00

36. Prego com bitola – 3 polegadas

01

KG

380,00

380,00

37. Serrote com cabo fechado (cabo de madeira)

01

-

150,00

150,00

38. Ancinho metálico, 05 dentes com cabo de eucalipto 120 cm

05

-

60,00

300,00

39. Baldes plásticos, capacidade de 20 litros

05

-

50,00

250,00

40. Bombona plástica com capacidade de 50 litros

03

-

200,00

600,00

41. Bombona plástica com capacidade de 100 litros

05

-

350,00

1.750,00

42. Bombona plástica com capacidade de 200 litros

01

-

500,00

500,00

43. Pares de botas de borracha na cor branca nº 36

04

-

100,00

400,00

44. Cabo-Ferramenta para enxada

04

-

100,00

400,00

45. Pares de caneleira de proteção para roçadores

02

-

80,00

160,00

46. Canivete de enxertador com lâmina sem ponta

02

-

150,00

300,00

47. Colete refletivo para atividades na floresta

30

-

50,00

1.500,00

48. Enxada

10

-

80,00

800,00

49. Fita métrica- tipo de costureira

10

-

40,00

400,00

50. Tesourão de poda, cabo de madeira com 43 cm

01

-

150,00

150,00

51. Trado, material em aço, tipo concha

02

-

300,00

600,00

52. Lima Chata meia murça unidade

05

-

80,00

400,00

Subtotal estimado

23.296,00

53. Insumos agro (materiais orgânicos)

 

-

 

6.704,00

TOTAL

30.000,00

 

12.3.Serviço de reprografia

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

1. Cópias (apostila de 50 páginas por disciplina, alunos e professor

= 10,00 cada (ref: 0,20 cópia). Memória:

41 apostilas de 50 páginas por disciplina = 410,00 =>Estimativa de 46 disciplinas presenciais (46disciplinas x 41 apostilas = 1886

apostilas) + 18 apostilas extras Total = 1904

 

 

 

 

1846

 

 

 

 

Apostila

 

 

 

 

10,00

 

 

 

 

18.460,00

TOTAL

18.460,00

 

12.4. Passagens Rio Branco-Santa Rosa do Purus

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

Passagem aérea (Trecho: Rio Branco – Santa Rosa – Rio Branco) Referência:

Atividades acadêmicas: 81 passagens ida e volta (atividades acadêmicas presenciais)

+ Acompanhamento do curso: (coordenação do curso)

 

 

81

 

 

-

 

 

1.300,00

 

 

105.300,00

TOTAL

105.300,00

 

12.5.Diárias

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

Diária civil – atividades acadêmicas - Disciplinas presenciais = 170 diárias

Ref: diárias de nível superior, média geral (DECRETO Nº 5.992, DE 19/12/2006)

 

170

 

-

 

300,90

 

51.153,00

TOTAL

51.153,00

 

12.6.Fretamento de aeronave

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDA

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

Fretamento de aeronave – Rio Branco – Santa Rosa – Rio Branco (ida e volta).

Obs: a previsão de frete para acompanhamento do projeto poderá suprir o risco de eventual suspensão de vôos, que possa prejudicar o cronograma do curso de forma significativa.

 

 

2

 

 

-

50.000,00

100.000,00

TOTAL

 

100.000,00

 

 

12.7.Combustível

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR

UNITÁRIO

VALOR TOTAL

Trechos:

Rio Branco /Sena Madureira ou Xapuri/ Rio Branco.

Estimativa para o atendimento de até 46 disciplinas com professores oriundos de municípios (incluindo a abertura do curso) 46 viagens ida e volta.

Valor do litro de combustível cotado a R$ 6,20 (DIESEL) em NOVEMBRO de 2023.

 

 

 

1501

 

 

 

L

 

 

 

6,20

 

 

 

9.306,20

TOTAL

9.306,20

 

12.8. Custo com fundação de apoio

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

Custo de 10% do valor total com a fundação de apoio

 

-

 

-

 

-

 

37.141,45

TOTAL

37.141,45

 

12.9.Passagens Rio Branco-Santa Rosa do Purus

 

TIPO DE DESPESAS

QUANTIDADE

UNIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

Passagem aérea (Trecho: Cruzeiro do Sul - Rio Branco)

Referência:

Atividades acadêmicas dos professores do campus de Cruzeiro do Sul que estão participando do projeto: 10 passagens ida e volta (atividades acadêmicas presenciais). É necessário a vinda desse professor para que ele possa se dirigir ao município de Santa Rosa do Purus

10

 

2.000,00

20.000,00

TOTAL

20.000,00

 

13 CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

Desembolso entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC e Fundação de Apoio:

 

MÊS/ANO

VALOR

Dezembro/2023

371.360,65

TOTAL

371.360,65

 

14 PLANO DE APLICAÇÃO CONSOLIDADO

 

CÓDIGO DA NATUREZA DA DESPESA

VALOR

Emenda: 7002005 Ação: 20RL

 

371.360,65

TOTAL

371.360,65

 

 

 

Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço da data de 07/03/2024.