Resolução CONSU/IFAC nº 57/2017, de 18 de dezembro de 2017
|
Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Tradução e Interpretação de Libras, ofertado pelo Campus Rio Branco do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC. |
A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC), no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei n° 11.892/2008 e pelo Decreto, de 13.04.2016, publicada no Diário Oficial da União n° 1, seção 2, de 14/04/2016, considerando a deliberação do Conselho Superior ocorrida durante a 20° Reunião Extraordinária em 08/12/2017 e a Resolução n° 45, de 12 de agosto de 2016, que aprova o Regimento Interno do Conselho Superior,
CONSIDERANDO o Art. 8º da Portaria nº 76/2017, de 07 de fevereiro de 2017, que dispõe sobre a criação e funcionamento do Curso Técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras, constante no Eixo Tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social, conforme o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos.
RESOLVE:
Art. 1º - Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras, do Campus Rio Branco, com oferta anual no período vespertino, carga horária de 1.200 horas e duração de 04 semestres, a partir de 2017.
Art. 2º - Estabelecer que conste como anexo desta Resolução, a Matriz Curricular do Projeto Pedagógico do Curso Técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras.
Art. 3º - Esta resolução deve ser publicada no Boletim de Serviço e no portal do IFAC.
Art. 4º - Esta resolução entra em vigor na data de sua assinatura.
Rio Branco/AC, 18 de dezembro de 2017.
ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS
Presidente do Conselho Superior
ANEXO
Matriz Curricular do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Tradução e Interpretação de Libras
1° Semestre |
|||
Unidade Curricular |
Aulas semanais |
Carga Horária |
|
Hora-aula |
Hora-relógio |
||
Libras I |
8 aulas |
144 |
120h |
Cultura e Identidade surda I |
4 aulas |
72 |
60h |
Português Instrumental I |
4 aulas |
72 |
60h |
Educação Inclusiva |
4 aulas |
72 |
60h |
Introdução aos estudos da interpretação |
3 aulas |
54 |
45h |
Carga Horária |
23 aulas |
414 |
345h |
2° Semestre |
|||
Unidade Curricular |
Aulas semanais |
Carga Horária |
|
Hora-aula |
Hora-relógio |
||
Libras II |
8 aulas |
144 |
120h |
Cultura e Identidade surda II |
4 aulas |
72 |
60h |
Português Instrumental II |
4 aulas |
72 |
60h |
Ética Profissional |
3 aulas |
54 |
45h |
Desenvolvimento e Aprendizagem |
4 aulas |
72 |
60h |
Carga Horária |
23 aulas |
414 |
345h |
3° Semestre |
|||
Unidade Curricular |
Aulas semanais |
Carga Horária |
|
Hora-aula |
Hora-relógio |
||
Libras III |
4 aulas |
72 |
60h |
Planejamento Estratégico Curricular |
4 aulas |
72 |
60h |
Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho |
3 aulas |
54 |
45h |
Tradução e Interpretação Educacional I |
6 aulas |
108 |
90h |
Carga Horária |
17 aulas |
306 |
255h |
4° Semestre |
Unidade Curricular |
Aulas semanais |
Carga Horária |
|
Hora-aula |
Hora-relógio |
||
Interpretação Comunitária e em Eventos |
6 aulas |
108 |
90h |
Tradução e Interpretação Educacional II |
4 aulas |
72 |
60h |
Linguística Comparada entre Língua Portuguesa e Libras |
4 aulas |
72 |
60h |
Produção audiovisual |
3 aulas |
54 |
45h |
Carga Horária |
17 aulas |
306 |
255h |
RESUMO |
|
Total Hora-relógio |
1.200h |
Total Hora-aula |
1.440h |
Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço Ano VII, nº 73 - 20/12/2017.